A Placa Uno R3 compatível Arduino é uma plataforma open-source de computação física, baseada em uma linguagem de programação que possibilita desenvolver projetos maker diy e de automação residencial. Ele pode ser utilizado para desenvolver objetos interativos e ambientes autônomos, basta conectá-lo a um computador para que junto de uma plataforma para download grátis, o usuário possa controlar ações e interações do seu projeto.
Conhecido por ser uma placa compatível com Arduino de baixo custo, o Uno R3 permite fazer coisas realmente incríveis quando conectado a diversos tipos de acessórios, como, por exemplo, sensores, luzes, motores, entre outros. Foi depois de sua criação que o "Arduino" ficou conhecido ao redor do mundo.
O Arduino Uno Compatível é uma versão de baixo custo desenvolvida por outros fabricantes que apresenta exatamente as mesmas especificações da placa Arduino Original, já que o projeto trata-se de uma licença open-source, apresentando um custo bem inferior, o que auxilia na universalização da placa.
Arduino Uno Original x Compatível
O diferencial da Placa Uno R3 compatível Arduino para o Arduino Uno R3 Italiano é o fabricante, isso porque o modelo principal e pioneiro foi produzido e criado na Itália, onde ao longo dos anos acabou ganhando licenças que permitiram replicar o projeto com outros modelos e marcas, no entanto com muita semelhança física e técnica.
Por serem tão semelhantes, apresentam as mesmas funcionalidades na criação de projetos eletrônicos, possuindo total compatibilidade com bibliotecas e sensores, já que o cérebro por trás dos dois modelos é o mesmo. Além de terem as mesmas quantidades de portas e conexões.
Usar esta placa é muito fácil, você vai precisa de um cabo USB, um computador e o programa IDE Arduino para fazer a programação dos códigos, podendo acessar facilmente todos os pinos de saída e desenvolver variados projetos robóticos com Arduino de forma manual, bastando conectar os sensores.
A placa Arduino Uno serve para desenvolver projetos eletrônicos e robóticos com maior facilidade e grandes resultados, permitindo que crianças, jovens e adultos tenham acesso à tecnologia maker e possam criar os mais diversos protótipos.
Com todos os esquemas de hardware e código-fonte estão disponíveis gratuitamente sob licenças públicas no site arduino.cc, o resultado foi que o ele tornou-se o mais influente hardware open-source dos últimos tempos.
Hoje há uma grande linha de projetos criados com base nesse pequeno microcontrolador, entre eles, bafômetros, cubos de LED, sistemas de automação doméstica, sistemas de segurança, robôs, entre outros. E como toda esta difusão foram criados diversos grupos para estudo e discussão na internet, o que ajudou ainda mais na difusão dessas informações, tornando-o cérebro de projetos de muitos estudantes e profissionais.
O Arduino Uno é muito utilizado em projetos de automação residencial, onde por meio de aplicativos para smartphones é possível o controle de equipamentos eletrônicos, como, por exemplo, ar-condicionados, lâmpadas, fechaduras elétricas, portões eletrônicos, entre outros.
O pinout do Arduino Uno está dividido em muitas portas e com diversos modos de conexão, permitindo acesso total ao microcontrolador ATmega328 e todos seus 14 pinos de saídas digitais I/O Pin (dos quais 6 oferecem saída PWM), além de 6 pinos analógicos (3.3V Pin).
Conexões dos pinos Arduino Uno
O Arduino Uno apresenta como características o grande número de projetos em que é utilizado possuindo uma vasta documentação, além disso, tem um valor de custo excelente apresentando dezenas de recursos avançados em uma única placa, contando com o poderoso microcontrolador ATmega328.
As portas digitais são meios de acesso aos pinos do microcontrolador Arduino Uno, permitindo que sejam conectados os mais diversos módulos e sensores, funcionando a partir de valores bem definidos, zero e um, ou seja, seu status muda completamente quando há uma alteração de status, seus valores não variam continuamente no tempo. Possui ainda 14 portas digitais, sendo 6 PWM.
O Arduino Uno possui 6 portas analógicas, sendo estas acessada por meio de conexões nos pinos de saída, onde variam continuamente dentro de uma faixa de valores, ou seja, os valores “quebrados” podem ser verificados, sendo ideais para sensores que tem suas faixas de valores amplamente variáveis.
A voltagem do Arduino Uno é de 5V e sua tensão de entrada recomendada é de 7 a 9V DC, podendo ser alimentado por meio do plug P4 com uma fonte chaveada ou por meio do cabo USB com tensão de 5V.
As especificações do Arduino UNO ue mais chamaM a atenção dos usuários amadores e projetistas nesse modelo é a grande disponibilidade de códigos e bibliotecas na Internet, isso porque foi o modelo escolhido pela maior facilidade de conexão com as portas, além da possibilidade de substituição do microcontrolador responsável pela parte principal do seu funcionamento.
Para conexão possui 14 portas digitais ou GPIO (das quais 6 delas podem ser utilizadas como saídas PWM) e mais 6 portas analógicas com resolução de 10 bits. Conta ainda uma porta UART no padrão TTL de 5V, e outras duas portas para interrupção e suporte ao protocolo de comunicação SPI e I2C.
Características do Arduino Uno
Ainda disponível junto a placa encontramos um plug p4 para fornecimento de energia externa e um conector do tipo USB AB para conexão com um computador ou notebook, por exemplo, além de contar com acesso imediato a todos seus pinos com o uso de jumpers do tipo macho.
Esses recursos permitem ao projetista um conjunto de ferramentas de hardware e de software para o desenvolvimento de soluções eletrônicas, a fim de resolver ou contornar as limitações dos equipamentos existentes no mercado.
O microcontrolador no Arduino Uno é o ATmega328, ele é o cérebro por trás de todas essas funções e modos de execução, responsável pelas incríveis possibilidades e pela grande diversidade de portas e modos de conexão desse pequeno eletrônico.
Ele é o verdadeiro elemento responsável pelas portas digitais e analogicas do Arduino, atuanado de forma a gravar os códigos e executá-los exatamente no momento definido pelo operador anteriormente via programação.
Para se ter uma ideia da valiosidade deste microcontrolador, é possível criar junto com ele e alguns componentes versões caseiras do “Arduino Standalone” sem maiores dificuldades, permitindo a utilização a compilação dos códigos de modo muito semelhante, além de apresentar compatibilidade total de bibliotecas.
CARACTERÍSTICAS:
- Placa Uno R3 compatível Arduino;
- Sistema microcontrolado;
- Ideal para iniciantes junto a sistemas microcontroladores;
- Maior facilidade de uso;
- Ótimo relação de custo x benefício;
- Compatível com todo os sensores e bibliotecas do Arduino Uno Italiano;
- Mesma pinagem do Arduino Uno Italiano;
- Acompanha cabo USB AB p/ Uno;
- Garantia Legal de 90 dias (contra defeitos de fabricação);
- Acompanha cabo USB.
ESPECIFICAÇÕES:
- Modelo: Placa UNO R3 compatível Arduino;
- Microcontrolador: ATmega328p;
- Tensão de funcionamento: 5V;
- Tensão de entrada (recomendada): 7-9V;
- Limite de tensão: 6 a 20 Volts;
- Saídas digitais I/O Pin: 14 (dos quais 6 oferecem saída PWM);
- Saídas analógicas 3.3V Pin: 6;
- Corrente DC por saída digital I/O Pin: 40mA;
- Corrente DC por saída analógica Pin: 50mA;
- Flash memory: 32Kb (ATmega328p) dos quais 0,5KB são utilizados pelo carregador de inicialização;
- SRAM: 2Kb (ATmega328p);
- EEPROM: 1Kb (ATmega328p);
- Clock Speed: 16MHz;
- Dimensões (CxLxA): 68x53x10mm;
- Peso: 55g. (com cabo)
VÍDEO DO PRODUTO:
Comentários
Grata.
Equipe Usinainfo
Bom dia Isabella, sim, entre em contato por email com contato@usinainfo.com.br . Att. Equipe Usinainfo.
Bem embalado.
Site bastante eficiênte.
recebi em perfeito estado ate antes da data muito Obrigado
Produto veio com um plástico, mas não veio com uma proteção maior, tipo um plástico bolha. Um outro produto que veio junto chegou com um pino amassado, mas funcionando.
Faça login para comentar