O LM35 é um leitor de temperatura que pode ter diversas aplicações no ramo da eletrônica quando se trata de medir tensão e calor, veremos que a sua utilização é tão ampla que diversos dispositivos do cotidiano podem estar fazendo uso do LM35.
Sensor de Temperatura LM35 + Arduino UNOO Sensor de Temperatura LM35 não precisa de qualquer calibração externa para que possa fornecer com a máxima exatidão os valores de temperatura com variações de 0,25ºC ou até mesmo 0,75ºC dentro da faixa de temperatura de –55ºC à 150ºC, mostrando-se muito prático e eficiente.
E como saber a temperaturas de algum equipamento?
E se eu quiser fazer um sistema de resfriamento ativado quando a temperatura chegar a X graus? Ou talvez aquecer algo até determinada temperatura? Através da união do Sensor de Temperatura LM35 e o microcontrolador Arduino podemos realizar estes procedimentos.
Com esses exemplos já podemos notar que os projetos em que podemos aplicar o sensor de temperatura são realmente muitos, pensando nisso hoje vou lhe ensinar a fazer essas medições utilizando um Arduino e um sensor LM35 que como já citei podem ser usadas em muitos projetos diferentes.
Quais são as principais aplicações do LM35 no dia a dia?
Dentre as principais aplicações do Sensor LM35, podemos destacar a sua utilização em produtos como fontes de alimentação, gerenciamento de baterias, sistemas de ar-condicionado e appliances domésticos.
Portanto, o LM35 pode ser aplicado em qualquer dispositivo para medição de temperatura, seja ele microprocessado ou um circuito simples, ou seja, se você atua em eletrônica e precisa consertar um equipamento que venha com um sensor de temperatura, provavelmente irá se deparar com o LM35.
Mas o que é um sensor?
Sensores são equipamentos que conseguem reagir às mudanças de temperatura, distância, cor, som, velocidade, posicionamento, vibrações e etc. Dependendo do tipo do sensor é claro, essa reação as mudanças, acaba gerando um sinal elétrico que pode ser analógico ou digital, sinal o qual é enviado para o microcontrolador (que no nosso caso é o Arduino) e esse sistema interpreta e faz o que foi programado.
Qual a diferença entre o Sinal Analógico e o Digital?
Analógico: um sinal analógico é basicamente uma variação de tensão elétrica que fica entre 0 e 5 volts, ou seja, se utilizarmos um sensor de distância, este vai enviar 0v para distâncias iguais a 0 cm , 2.5 volts para distâncias de 25 cm , 2.8 volts se a distância for de 28cm e assim consecutivamente até os 5 volts.
Digital: já um sinal digital é sempre com 2 valores definidos, ligado ou desligado, ou seja em 5 volts ou em 0 volts , na programação estes estados também são representados por 1 ou 0 , true ou false e ainda HIGH ou LOW.
Um exemplo prático em que isso é usado é em um sensor de chamas por exemplo, se tiver chamas ele envia 5 volts , se não tiver chamas ele envia 0 volts.
Material necessário
No projeto de hoje usaremos somente 4 materiais diferentes sendo eles:
1 Placa Uno R3 + Cabo USB para Arduino;
1 Sensor de temperatura LM35 para Projetos;
3 Jumper Premium para Protoboard Macho-Macho 20 cm;
1 Protoboard 400 Pontos para Montagem de Projetos.
Esquema de ligação do LM35
O esquema de ligação é super simples, vamos alimentar os LM35 através dos pinos externos e ligar o pino central do LM35 com um jumper no pino A0, devendo ter cuidado apenas para não inverter os pinos de alimentação do sensor.
As conexões do LM35 com o Arduino são simples, o Pino 1 do LM35 é conectado com o +5 V do Arduino, o pino 2 vai conectado ao pino analógico A0 e o pino 3 do LM35 que é o negativo (terra) vai conectado ao GND do Arduino.
Código de Funcionamento LM35
Antes de analisarmos o código, vamos revisar um pouco o sistema de funcionamento do LM35 funciona, basicamente como já citado anteriormente, o LM35 é um sensor analógico que tem uma faixa de leitura de -55 a +150 Graus Celsius com uma precisão de aproximadamente ±0.5°C.
Enfim, esse sensor sendo analógico tem uma variação de 10 mV (0.010 Volts) por grau celsius, e tendo estas informações é possível desenvolvermos um calculo para saber a temperatura, como veremos no código abaixo.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 |
/******************************************************************************************************* ------------------------------------Autor : Gustavo R Stroschon--------------------------------------- ------------------------------------date : 09/04/2020------------------------------------------------ ------------------------------------função do programa: verificar a temperatura de um lm 35 *******************************************************************************************************/ #define pin_lm35 A0 //Pino o qual o sensor está conectado void setup() { Serial.begin(9600); // Inicia a comunicação com pinMode(pin_lm35, INPUT); // Define o sensor como uma entrada de sinal } void loop() { float valor_analog_lm35 = float(analogRead(pin_lm35)); // Obtém o valor analógico que varia de 0 a 1023 float tensao = (valor_analog_lm35 * 5) / 1023; // Vamos converter esse valor para tensão elétrica float temperatura = tensao / 0.010; // dividimos a tensão por 0.010 que representa os 10 mV Serial.print("A temperatura eh "); Serial.println(temperatura); // Mostra na serial a temperatura do sensor delay(1000); // aguarda 1 segundo } |
Conforme aquecemos ou resfriamos o sensor podemos ver a diferença de temperatura no monitor Serial
Conclusão
Se você precisa medir a temperatura de um sistema, circuito ou construir qualquer equipamento que vai fazer uso de um medidor de temperatura, essa é a melhor opção para você!
Não se esqueça que esse sensor tem um ótimo custo-benefício, então se você quer fazer um bom projeto em que seja necessário um sensor de temperatura, mas sem gastar muito, esse sensor é uma boa pedida.
Aprendemos mais sobre a diferença entre sensores analógicos e sensores digitais e como utilizar o sensor de temperatura LM35. Através do referente projeto poderá adaptá-lo nas mais diversas funções de coleta e verificação de dados, tanto como termostatos, até monitoramento de algum equipamento, enfim, sabemos que as áreas em que podemos aplicar um sensor de temperatura são muitas.
Deixe seu comentário falando oque achou do artigo de hoje, ou até mesmo sugerindo algum tema para os próximos artigos.