Já pensou em conseguir reproduzir com seu Arduino um som nostálgico para levar as pessoas de volta a infância? É o que vamos fazer hoje nesse incrível experimento “Projeto Arduino Nano Tocando o Tema do Super Mário com Buzzer”.
O projeto original foi criado voltado para a placa Nano, mas nada impede que você utilize o Uno R3, o Mega2560 ou qualquer outro microcontrolador Arduino que esteja a sua disposição. A única observação a ser feita é quanto aos pinos que vai utilizar e a necessidade de fazer alguma alteração no código de programação.
O desenvolvimento é bem simples, apenas vai precisar além de placa, de uma protoboard para que possa reaproveitar todos os componentes, de um buzzer passivo (o ativo não vai atender pois não varia a oscilação de acordo com as frequências emitidas), de um resistor e um jumper. Logo abaixo todos os itens serão devidamente indicados. Ah se você optar pelo Uno, a protoboard não será necessária.
Vídeo do Projeto Arduino Nano Tocando o Tema do Super Mário com Buzzer
Itens Necessários para Montagem do Projeto
- Arduino Uno ou Arduino Nano
- Buzzer Passivo
- Resistor 1 k ohm (qualquer resistor entre 333 ohm a 1 k pode ser usado neste projeto)
- Protoboard 830 pontos
- Jumpers
Esquema de Ligação do Projeto Arduino Nano Tocando o Tema do Super Mário
Se você tem um Arduino Uno (que a maioria das pessoas tem), ligue os componentes, com a ajuda da imagem abaixo. Se você tem um Arduino Nano, procure a imagem em “Usando um Arduino Nano”.
Primeiramente conecte o positivo do buzzer ao pino digital 3 , e o negativo em um resistor de 1k ohm . Conecte o outro lado do resistor de 1 k ohm ao pino terra(GND) do Arduino. Lembre-se de ligar o alarme da maneira correta, o buzzer tem pinos positivos e negativos!
Então, basicamente, o buzzer, 1 k ohm e Arduino deve ser ligados assim: Pino Digital Arduino 3 -> Buzzer -> 1 k ohm resisotor -> Arduino terra (GND) pino.
Você pode fazer sem o resistor de 1 k ohm! Se você conectar sem o resistor, o sinal sonoro será muito mais alto, e a qualidade do som pode se degradar. Mas você também pode diminuir a resistência para obter o som um pouco mais alto, e manter a qualidade do som.
Uma outra ideia é o uso de um potenciômetro, em vez de uma resistência, para agir como um controlador de volume! Para este tutorial vamos estar usando um resistor de 1 k ohm.
Esquemático com Arduino Uno
Abaixo está uma ilustração de como se conectar o buzzer e resistência a um Arduino Uno.
Esquemático com Arduino Nano
Abaixo está uma ilustração de como se conectar o buzzer e resistência a um Arduino Nano.
Código de Programação
Ó código de programação não tão simples em razão da grande quantidade de tons apresentados no projeto, contudo, seguindo os devidos passos tudo dará certo.
Código completo você encontra abaixo:
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/* Arduino Mario Bros Tunes With Piezo Buzzer and PWM Connect the positive side of the Buzzer to pin 3, then the negative side to a 1k ohm resistor. Connect the other side of the 1 k ohm resistor to ground(GND) pin on the Arduino. by: Dipto Pratyaksa last updated: 31/3/13 */ /************************************************* * Public Constants *************************************************/ #define NOTE_B0 31 #define NOTE_C1 33 #define NOTE_CS1 35 #define NOTE_D1 37 #define NOTE_DS1 39 #define NOTE_E1 41 #define NOTE_F1 44 #define NOTE_FS1 46 #define NOTE_G1 49 #define NOTE_GS1 52 #define NOTE_A1 55 #define NOTE_AS1 58 #define NOTE_B1 62 #define NOTE_C2 65 #define NOTE_CS2 69 #define NOTE_D2 73 #define NOTE_DS2 78 #define NOTE_E2 82 #define NOTE_F2 87 #define NOTE_FS2 93 #define NOTE_G2 98 #define NOTE_GS2 104 #define NOTE_A2 110 #define NOTE_AS2 117 #define NOTE_B2 123 #define NOTE_C3 131 #define NOTE_CS3 139 #define NOTE_D3 147 #define NOTE_DS3 156 #define NOTE_E3 165 #define NOTE_F3 175 #define NOTE_FS3 185 #define NOTE_G3 196 #define NOTE_GS3 208 #define NOTE_A3 220 #define NOTE_AS3 233 #define NOTE_B3 247 #define NOTE_C4 262 #define NOTE_CS4 277 #define NOTE_D4 294 #define NOTE_DS4 311 #define NOTE_E4 330 #define NOTE_F4 349 #define NOTE_FS4 370 #define NOTE_G4 392 #define NOTE_GS4 415 #define NOTE_A4 440 #define NOTE_AS4 466 #define NOTE_B4 494 #define NOTE_C5 523 #define NOTE_CS5 554 #define NOTE_D5 587 #define NOTE_DS5 622 #define NOTE_E5 659 #define NOTE_F5 698 #define NOTE_FS5 740 #define NOTE_G5 784 #define NOTE_GS5 831 #define NOTE_A5 880 #define NOTE_AS5 932 #define NOTE_B5 988 #define NOTE_C6 1047 #define NOTE_CS6 1109 #define NOTE_D6 1175 #define NOTE_DS6 1245 #define NOTE_E6 1319 #define NOTE_F6 1397 #define NOTE_FS6 1480 #define NOTE_G6 1568 #define NOTE_GS6 1661 #define NOTE_A6 1760 #define NOTE_AS6 1865 #define NOTE_B6 1976 #define NOTE_C7 2093 #define NOTE_CS7 2217 #define NOTE_D7 2349 #define NOTE_DS7 2489 #define NOTE_E7 2637 #define NOTE_F7 2794 #define NOTE_FS7 2960 #define NOTE_G7 3136 #define NOTE_GS7 3322 #define NOTE_A7 3520 #define NOTE_AS7 3729 #define NOTE_B7 3951 #define NOTE_C8 4186 #define NOTE_CS8 4435 #define NOTE_D8 4699 #define NOTE_DS8 4978 #define melodyPin 3 //Mario main theme melody int melody[] = { NOTE_E7, NOTE_E7, 0, NOTE_E7, 0, NOTE_C7, NOTE_E7, 0, NOTE_G7, 0, 0, 0, NOTE_G6, 0, 0, 0, NOTE_C7, 0, 0, NOTE_G6, 0, 0, NOTE_E6, 0, 0, NOTE_A6, 0, NOTE_B6, 0, NOTE_AS6, NOTE_A6, 0, NOTE_G6, NOTE_E7, NOTE_G7, NOTE_A7, 0, NOTE_F7, NOTE_G7, 0, NOTE_E7, 0, NOTE_C7, NOTE_D7, NOTE_B6, 0, 0, NOTE_C7, 0, 0, NOTE_G6, 0, 0, NOTE_E6, 0, 0, NOTE_A6, 0, NOTE_B6, 0, NOTE_AS6, NOTE_A6, 0, NOTE_G6, NOTE_E7, NOTE_G7, NOTE_A7, 0, NOTE_F7, NOTE_G7, 0, NOTE_E7, 0, NOTE_C7, NOTE_D7, NOTE_B6, 0, 0 }; //Mario main them tempo int tempo[] = { 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 9, 9, 9, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 9, 9, 9, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 12, }; //Underworld melody int underworld_melody[] = { NOTE_C4, NOTE_C5, NOTE_A3, NOTE_A4, NOTE_AS3, NOTE_AS4, 0, 0, NOTE_C4, NOTE_C5, NOTE_A3, NOTE_A4, NOTE_AS3, NOTE_AS4, 0, 0, NOTE_F3, NOTE_F4, NOTE_D3, NOTE_D4, NOTE_DS3, NOTE_DS4, 0, 0, NOTE_F3, NOTE_F4, NOTE_D3, NOTE_D4, NOTE_DS3, NOTE_DS4, 0, 0, NOTE_DS4, NOTE_CS4, NOTE_D4, NOTE_CS4, NOTE_DS4, NOTE_DS4, NOTE_GS3, NOTE_G3, NOTE_CS4, NOTE_C4, NOTE_FS4, NOTE_F4, NOTE_E3, NOTE_AS4, NOTE_A4, NOTE_GS4, NOTE_DS4, NOTE_B3, NOTE_AS3, NOTE_A3, NOTE_GS3, 0, 0, 0 }; //Underwolrd tempo int underworld_tempo[] = { 12, 12, 12, 12, 12, 12, 6, 3, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 6, 3, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 6, 3, 12, 12, 12, 12, 12, 12, 6, 6, 18, 18, 18, 6, 6, 6, 6, 6, 6, 18, 18, 18, 18, 18, 18, 10, 10, 10, 10, 10, 10, 3, 3, 3 }; void setup(void) { pinMode(3, OUTPUT);//buzzer pinMode(13, OUTPUT);//led indicator when singing a note } void loop() { //sing the tunes sing(1); sing(1); sing(2); } int song = 0; void sing(int s) { // iterate over the notes of the melody: song = s; if (song == 2) { Serial.println(" 'Underworld Theme'"); int size = sizeof(underworld_melody) / sizeof(int); for (int thisNote = 0; thisNote < size; thisNote++) { // to calculate the note duration, take one second // divided by the note type. //e.g. quarter note = 1000 / 4, eighth note = 1000/8, etc. int noteDuration = 1000 / underworld_tempo[thisNote]; buzz(melodyPin, underworld_melody[thisNote], noteDuration); // to distinguish the notes, set a minimum time between them. // the note's duration + 30% seems to work well: int pauseBetweenNotes = noteDuration * 1.30; delay(pauseBetweenNotes); // stop the tone playing: buzz(melodyPin, 0, noteDuration); } } else { Serial.println(" 'Mario Theme'"); int size = sizeof(melody) / sizeof(int); for (int thisNote = 0; thisNote < size; thisNote++) { // to calculate the note duration, take one second // divided by the note type. //e.g. quarter note = 1000 / 4, eighth note = 1000/8, etc. int noteDuration = 1000 / tempo[thisNote]; buzz(melodyPin, melody[thisNote], noteDuration); // to distinguish the notes, set a minimum time between them. // the note's duration + 30% seems to work well: int pauseBetweenNotes = noteDuration * 1.30; delay(pauseBetweenNotes); // stop the tone playing: buzz(melodyPin, 0, noteDuration); } } } void buzz(int targetPin, long frequency, long length) { digitalWrite(13, HIGH); long delayValue = 1000000 / frequency / 2; // calculate the delay value between transitions //// 1 second's worth of microseconds, divided by the frequency, then split in half since //// there are two phases to each cycle long numCycles = frequency * length / 1000; // calculate the number of cycles for proper timing //// multiply frequency, which is really cycles per second, by the number of seconds to //// get the total number of cycles to produce for (long i = 0; i < numCycles; i++) { // for the calculated length of time... digitalWrite(targetPin, HIGH); // write the buzzer pin high to push out the diaphram delayMicroseconds(delayValue); // wait for the calculated delay value digitalWrite(targetPin, LOW); // write the buzzer pin low to pull back the diaphram delayMicroseconds(delayValue); // wait again or the calculated delay value } digitalWrite(13, LOW); } |
Projeto Original de Prince de Princetronics.com
Conclusão
Diversos são os sons que podemos produzir através de um Arduino, a única coisa que nos limita é o emissor de som que iremos utilizar e os modos de armazenamento e reprodução, esta é somente uma ideia do que pode ser feito, outras músicas podem ser tocadas desta maneira e se preferir pode adicionar um mini alto falante e aumentar o som de sua reprodução, tem mais alguma ideia do que podemos fazer?
Deixe seu comentários, compartilhe suas ideias.
há outros exemplos de projetos envolvendo arduino nano?
Olá Lucas, estamos tentando melhorar e desenvolver novos projetos com Arduino Nano, até o momento temos o projeto do seguinte link: http://www.usinainfo.com.br/blog/projetos-com-arduino-nano-como-ligar-lampada-com-arduino/ mas pedimos que fique de olho que em breve novos projetos serão incluídos ao blog utilizando-se Arduino Nano.
Você explica em algum lugar como foi feita a programação ?
Olá Guilherme!
Este é um artigo traduzido que não foi desenvolvido em nossa empresa, todas as informações são do site de origem e estão disponíveis neste artigo, algumas informações referente ao código podem ser encontradas através de comentários junto ao mesmo.