O Leitor Biométrico Arduino é um produto que pode agregar além de funcionalidade e praticidade, bastante qualidade aos mais diversificados projetos. Utilizando em instalações residenciais, comerciais e industriais, este pequeno equipamento possui uma facilidade extremamente grande de se encaixar em diversas situações.
Quem nunca saiu de casa e se esqueceu das chaves e depois teve que ficar para o lado de fora até que alguém chegasse, ou que tenha pensado em um modo seguro e profissional de controlar o tráfego de pessoas em sua empresa? Visando lhe proporcionar um projeto simples e prático para lhe sanar esta dificuldade, o Blog Usinainfo lhe trás o projeto de controle de acesso com leitor biométrico.
O Sensor de Digitais é um sensor biométrico desenvolvido para auxiliar hobistas e projetistas no desenvolvimento de projetos de automação residencial, por exemplo, tornando possível a leitura das impressões digitais dos dedos através de um chip DSP de alta potência e precisão, o que torna a utilização deste produto ainda mais prática e simplificada.
Quando utilizado em projetos dos mais diversificados, o Leitor Biométrico possui a capacidade de armazenar uma diversidade consideravelmente grande de digitais dentro da sua memória flash onboard, gravando aproximadamente 120 impressões digitais.
Através do seu fácil sistema de utilização e sua compatibilidade extremamente grande com diversos tipos de microcontroladores, o Sensor de Digitais pode ser utilizado para sistematizar diversos projetos estudantis, inclusive projetos de uso profissional para controle de acesso de empresas e residências, por exemplo.
Constituído por seis fios, o Leitor Biométrico utiliza somente quatro destes para realizar o seu funcionamento, no qual temos um fio que corresponde ao GND, VCC, TX e RX, observe a relação de cores:
– Preto: GND;
– Branco: RX;
– Verde: TX;
– Vermelho: VCC.
Para auxiliar em seu projeto, recomendamos a soldagem de pinos juntos aos fios do seu conector que tendem a diminuir eventuais problemas no desenrolar de seu projeto e agregar maior qualidade e profissionalidade ao mesmo.
Teste Prático Leitor Biométrico Arduino
Para realizar este projeto precisamos seguir dois passos simples nos quais um será responsável por realizar a leitura e a armazenagem dos dados e o outro pela leitura e a verificação da digital, a qual irá apresentar uma porcentagem específica de compatibilidade para cada análise.
Antes de darmos início à programação do Leitor Biométrico, entre no link abaixo e realize o Download da biblioteca necessária para o desenvolvimento do referente projeto.
Depois de realizado o download, descompacte a pasta “Sensor Biométrico” na pasta exemplos do Arduino e a pasta “Sensor Biométrico Library-master” na pasta Library do Arduino.
1° Passo do Projeto
Neste primeiro momento vamos realizar a conexão do nosso equipamento junto ao Arduino para realizar a leitura e o cadastramento das digitais, processo o qual será melhor detalhado no transcorrer do projeto em um passo-a-passo ilustrativo e de fácil compreensão.
OBS: O pino Amarela e Azul contido no cabo do produto não será utilizado em nosso projeto.
Produtos Utilizados no Teste
1 Arduino UNO R3 + Cabo USB AB;
1 Leitor Biométrico para Arduino;
1 Barra de pinos macho 1×40 (utilizado 4 unidades).
Montagem Física (Hardware)
Para fazer a ligação correspondente basta observar com atenção o esquema abaixo e reproduzir em seu projeto a pinagem utilizada.
Funcionamento do Programa (Software)
Para este primeiro exemplo, vamos utilizar o código contido na pasta exemplos do Arduino e localizado em “C:\Program Files (x86) > Arduino > examples > Adafruit_Fingerprint” e selecionar a pasta “enroll” ou diretamente através da IDE do Arduino, como pode observar abaixo:
Funcionamento do Leitor Biométrico Arduino
Após compilar o código abra o Monitor Serial de sua IDE através do ícone localizado no canto superior direito da tela. Ao abrir a janela, o sistema irá realizar o reconhecimento do leitor biométrico e avisará em sua tela estiver tudo certo para prosseguir:
Caso o sistema denuncie algum problema como o não reconhecimento do leitor biométrico, recomendamos que verifique as suas conexões devido à possibilidade de algum dos cabos estar mal conectados e que acabam impedindo a comunicação entre o seu Arduino e o seu Leitor Biométrico.
Como solicitado, o próximo passo é fazer a denominação da digital a ser salva, a qual deve ser feita identificando o valor que deve variar de 1 a 120 seguido com um # (jogo da velha), dê enter e realize o cadastramento da digital.
Siga as instruções exibidas na tela e pronto! Sua digital já está cadastrada.
2° Passo do Projeto
Neste segundo momento vamos realizar a conexão do nosso equipamento junto ao Arduino para realizar a leitura das digitais já salvas em nosso Equipamento, processo o qual será melhor detalhado no transcorrer do projeto em um passo-a-passo ilustrativo e de fácil compreensão.
OBS: O pino Amarela e Azul contido no cabo do produto não será utilizado em nosso projeto.
Produtos Utilizados no Teste
1 x Arduino UNO R3 + Cabo USB AB;
1 x Leitor Biométrico para Arduino;
1 x LED Vermelho;
1 x LED Verde;
1 x Protoboard;
Montagem do projeto com Leitor Biométrico Arduino (Hardware)
Para fazer a ligação correspondente basta observar com atenção o esquema abaixo e reproduzir em seu projeto a pinagem utilizada.
Funcionamento do Código (Software)
Para este segundo exemplo, vamos utilizar o código contido na pasta exemplos do Arduino e localizado em “C:\Program Files (x86) > Arduino > examples > Adafruit_Fingerprint” e selecionar a pasta “fingerprint” ou diretamente através da IDE do Arduino, como pode observar abaixo:
FUNCIONAMENTO DO LEITOR BIOMÉTRICO ARDUINO
Após compilar o código abra o Monitor Serial de sua IDE através do ícone localizado no canto superior direito da tela. Ao abrir a janela, o sistema irá realizar o reconhecimento do leitor biométrico e avisará em sua tela estiver tudo certo para prosseguir:
Caso o sistema denuncie algum problema como o não reconhecimento do leitor biométrico, recomendamos que verifique as suas conexões devido à possibilidade de algum dos cabos estar mal conectados e que acabam impedindo a comunicação entre o seu Arduino e o seu Leitor Biométrico.
Como solicitado, o próximo passo é fazer o reconhecimento da digital salva anteriormente, a qual deve ser feita com o mesmo dedo utilizado anteriormente, ou seja, se utilizar outro dedo para fazer a verificação, o Sensor não irá reconhecer.
Após ter analisado a sua digital, o Sensor irá realizar o reconhecimento e se positivo, indicar o grau de precisão adquirido no momento da análise, fazendo com que o LED Vermelho se apague e ascenda o LED Verde, observe:
Conclusão
– O Sensor de Leitura Biométrica é um produto de grande funcionalidade que pode ser aplicado nos mais diversificados projetos e visando lhe auxiliar nas mais diversificadas ocasiões, porque se preocupar com o controle de acesso de sua empresa se você tem este pequeno e prático sensor, capaz de identificar uma quantidade relativamente grande de funcionários? Porque se preocupar com chaves quando você tem uma na ponta do seu dedo?
Conheça toda linha Arduino e Acessórios no nosso site.
Olá, gostei do projeto, vim através do Leandro Fellipe do Youtuber, gostei da loja. Minha duvida é se esse projeto de leitor digital, funciona para abrir fechadura elétrica de portas?
Boa Tarde ! Você pode utilizar este sistema de reconhecimento para os mais diversificados projetos, incluindo um sistema de controle de acesso com fechadura elétrica. Basta adicionar uma rele ao referente projeto e fazer as devidas alterações no código ou até mesmo substituir um dos LEDs por uma rele que será responsável pela fechadura.
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Att Equipe Usinainfo
Bom dia, tudo bem? Estou interessado na compra deste modulo, no entanto estou com receio em um aspecto! Teria como baixar o conteúdo armazenado na memoria flash do modulo e clonar em outro? Ou até mesmo ao invés de armazenar na memoria flash, armazenar em uma base de dados MySQL, assim teria apenas de realizar a comparação do código já convertido em points com a próxima leitura, independentemente de onde estive-se a sub-estação, isso claro tendo um Shild RJ-45 ou Wi-Fi integrado em comunicação com meu servidor.
Boa Tarde, neste caso o mais indicado seria a utilização de uma memória EEPROM ou até mesmo de um cartão SD para armazenagem de dados, porém todos estes detalhes de armazenagem e reconhecimento devem ser especificados e alterados no momento em que for desenvolver o código padrão de seu sistema de reconhecimento.
Att Equipe Usinainfo
Boa tarde. Primeiramente quero parabenizá-los pelo projeto. Me despertou o interesse por aprender a programar o Arduíno. Gostaria de saber o que tenho que fazer para adquirir esse projeto específico com leitor biométrico para dar início ao aprendizado? Obrigado.
Boa Tarde! Muito obrigado pelas palavras, todos os produtos utilizados para este projeto estão citados e já com link nos setores acima nomeados como “PRODUTOS UTILIZADOS NO TESTE:”, os quais incluem 1 Arduino, 1 Leitor Biométrico, LEDs, Protoboard e Jumpers.
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Att Equipe Usinainfo
Boa tarde
é possível ver o código referente a biometria lida ou o leitor faz isto dentro do hardware. Pergunto porque penso em gravar estes dados da biometria em banco MySQL para futura comparação.
Bom dia!
Este projeto em si possui somente a capacidade de verificação interna de dados,
porém existem modelos que através de softwares específicos conseguem realizar a
leitura direto da tela do computador e possuem também diversas outras possibilidades de uso.
Att Equipe Usinainfo
Queria saber como limpar a memória do sensor biométrico pelo código?
Boa tarde Diego!
Infelizmente até o momento não desenvolvemos esta função, porém caso queira excluir uma digital é possível gravar outra por cima da cadastrada anteriormente.
o meu finger é o mesmo modelo do apresentado acima, mas esta dando um erro desconhecido no cadastramento qual o possível erro?
ele parece funcionar normalmente mas da esse erro e estou usando a biblioteca que baixei daqui do site!
Boa tarde Ramon, qual o erro que esta aparecendo para você?
Boa tarde
Tenho uma catraca no meu comércio
Modelo Henry
Tem algo que de para adaptar c arduino
É fazer monitoramento pelo pc
Teria q ter 300 leituras digitais.
Obrigado
bom, ele pede para por o dedo no leito duas vezes. Na segunda vez ele captura a imagem e na sequencia da ERRO DESCONHECIDO, justamente quando seria para guardar o cadastro!
Caso possível, posso mandar print por email so passar pf
grato
Bom dia, o que pode estar ocorrendo é a má instalação dos fios junto a protoboard, por exemplo, encontrei este problema também e então decidi soldar os cabos em uma barra de pinos para melhorar o contato.
conseguiu????
ok, tentarei isso obrigado!
gostaria de comprar todos os componente! poderia me ensinar por acesso remoto como fazer
Amigos meu sensor os cabos sao todos cinza nao sao coloridos sabem me dizer quem é quem nesse caso??
Bom dia Thiago!
Infelizmente não podemos garantir a identificação de cada fio, o que pode fazer é tentar verificar junto á placa se existe alguma inscrição que auxilie na identificação.
Att Equipe UsinaInfo
COMO POSSO TER ACESSO AO CÓDIGO, PARA SABER COMO FUNCIONA NUM PROJETO DE CONTROLE DE BIBLIOTECA EM UMA LINGUAGEM ESPECIFICA.
Boa tarde, o código pode ser baixado através do link disponível junto ao Artigo, procure por “LINK PARA DOWNLOAD” e através deste conseguirá realizar o download do mesmo. A linguagem deste código, por estarmos trabalhando com o Arduino é em C++.
Att Equipe UsinaInfo
COMO É O CÓDIGO? COMO POSSO USAR NUM PROJETO ESCOLAR DE CONTROLE DE BIBLIOTECA?
Através do código disponibilizado você poderá adaptá-lo e aplica-lo dependendo do seu projeto, basta realizar as alterações necessárias.
Olá, eu fiz o procedimento, mas na hora em que o leitor vai ler meu dedo, da erro desconhecido, preciso de ajuda urgente por favor!!
Bom dia Rodrigo!
Infelizmente não nos deparamos com tal defeito durante o processo de desenvolvimento do referente projeto, porém recomendamos que verifique as conexões para descartar qualquer problema de mal contato, limpe a superfície do sensor biométrico e lembramos que o dedo deve estar em condições favoráveis para leitura. Att Equipe UsinaInfo
conseguiu o resultado com o erro desconhecido… estou com o mesmo problema.
olá,
Primeiramente parabén pelo artigo, é de grande ajuda. Mas estou com um problema no meu circuito, ao carregar o enroll para a minha placa, o programa carrega-o normalmente mas n abre a segunda tela, como no video, para cadastrar as digitais. sabe me dizer pq? e como resolver?
desde de ja
obg
Boa tarde!
A tela pode ser aberta na parte superior direita do software Arduino, o Monitor Serial necessita que o equipamento esteja conectado e com a devida porta COM selecionada correspondente ao equipamento utilizado.
Tentei fazer só deu erro e nao existe a pasta adafruit no software
Boa tarde!
A pasta deve ser incluída junto ao software copiando a pasta disponível para download junto à pasta examples contido na pasta Arduino em C:\Program Files (x86).
rodrigo.. use a versão 1.0.6 copilador que vai da certo..
Olá boa noite, parabéns pelo material, consegui realizar todos os procedimentos conforme o que foi orientado. Foi de grande valia.
Mas estou me deparando com um pequeno contratempo.Se puder me orientar fico muito grato.
Quando tentei utilizar o Arduíno Mega, o programa não funcionou, ele não identifica o leitor.
Ja tentei outros pinos e não funcionou.
Sei que o micro controlador do mega é diferente do Uno. Existe uma biblioteca especifica para o Arduino Mega2560?
Antecipadamente agradeço a atenção
Bom dia Alexandre!
Cada modelo Arduino possui alguns pinos específicos para utilização específicas, o Arduino UNO, por exemplo, possui as portas digitais 2 e 3 que desempenham a função de entrada de sinal para interrupção externa nomeadas de INT0 e INT1, representadas no Arduino Mega pelas portas 2, 3, 18, 19, 20, 21, porém os pinos INT0 e INT1 respectivamente representam os pinos 21 e 20, verifique esta possibilidade e acreditamos que possa resolver o problema no seu projeto. Vale lembrar que sempre que alterada a posição do pino junto ao Arduino, deve ser alterado também junto ao código.
Bom dia, Sou Professora e preciso de um sensor de biometria. Gostaria de saber se vocês tem disponível e se vocês enviarão rápido com nota fiscal?
Olá Luciene, sim todos os produtos possuem nota fiscal e garantia.
A entrega vai depender da modalidade de envio escolhida.
Para saber mais sobre o produto, acesse: https://www.usinainfo.com.br/outros-modulos-arduino/leitor-biometrico-para-arduino-2816.html
Parabens pelo projeto!Tenho uma duvida,o leitor fica piscando constantemente como no video?
Olá! Durante o processo de leitura de digital do referente projeto, o leitor biométrico pisca de modo intermitente para realizar a verificação da presença de uma digital para leitura.
Olá!! Adorei este projeto!
Vocês poderiam disponibilizar a programação? Ou mandar por e-mail?
Olá Tiemi, tudo bem?
Todos os códigos utilizados para o desenvolvimento do referente projeto estão disponíveis junto ao nosso artigo do blog em “LINK PARA DOWNLOAD”.
Ola. E se eu quiser registrar tipo 10 mil digitais de funcionários? Como funcionaria? Consigo gravar em uma memória/modulo externo do arduino?
Olá Leonardo!
A informação disponibilizada pelo fabricante é que o Leitor Biométrico possui uma capacidade onboard de 150 cadastros, infelizmente não realizamos um projeto com estas dimensões de cadastramento até o momento, caso realizar o projeto, não se esqueça de compartilhar sua experiência com seus colegas Makers.
Bom dia,
Vcs vendem esse leitor biométrico para catracas? Qual valor?
Olá Roberta!
Este equipamento pode ser utilizados em catracas e em projetos de liberação de acesso, vai depender da adaptação que irá utilizar.
Caso deseja trocar este equipamento de uma catraca desenvolvida por empresas para o controle de acesso, vale lembrar que deve ser
verificada a compatibilidade com o produto final.
boa tarde! O arduino reconhece mais de um leitor de digital?
Olá Cleiton!
O recomendado é a utilização de somente um Leitor Biométrico por Arduino, respeitando sempre as portas utilizadas no projeto.
boa tarde carissimos estou muito feliz por vos conhecer gostei das dicas e espero que voces continuem assim
estao de parabens.
ola boa tarde carissimos gostaria de aprender a montar GPS
Bom dia Gerson!
Vamos trabalhar nisto, em breve estaremos trabalhando com um projeto utilizando GPS em nosso site, fique no aguardo para as próximas novidades.
Olá, gostaria de saber se tem como identificar o usuário que colocou a digital no Scanner, pois, só consegui observar que “ALGUÉM” está cadastrado.
Olá!
Ele verifica a digital a e classifica de acordo com o número cadastrado sempre que reconhecida a referente digital.
O que eu estou querendo saber é se este sensor informa para o Arduino quem foi que colocou a digital, no caso, como ele pede apenas o ID, queria saber se ele informa qual ID foi identificado (a relação com o respectivo usuário eu posso processar junto à minha lógica de programação e manusear de acordo com meu interesse (IoT, PHP, etc).
OBS: A página está mudando de artigo quando estamos editando uma mensagem.
CONSIGO ENVIAR AS INFORMAÇÕES COLETADAS PELO LEITOR ATRAVÉS DE UM MÓDULO BLUETOOTH?
Existem aplicativos de reconhecimento visual da digital através de imagem, mas este acredito que não tenha suporte direto para comunicações bluetooth, por exemplo, porém o reconhecimento, acesso e demais informações podem ser encaminhadas sem problema, com as devidas adaptações junto ao código.
Não sei quanto a vocês, mais, apesar de ter usado a versão 1.0.6 e ainda soldado as pontas dos pinos do leitor, a SEGUNDA PARTE de leitura e busca pela ID na memória do sensor não funcionou. O led do sensor até se apaga, porém, não aparece nenhuma mensagem de erro e consequentemente, apenas o LED vermelho fica aceso, alguém poderia me ajudar?
Realizamos recentemente todos os testes para confirmarmos o funcionamento e a verificação das bibliotecas, seguindo todos os passos e a versão anterior do software Arduino conseguimos realizar todas as funções. Verifique as conexões e o código se não foram alterados. Caso possível testar em outro Arduino UNO, também pode estar ocorrendo algum problema na comunicação.
Depois de realizado o download, descompacte a pasta “Sensor Biométrico” na pasta exemplos do Arduino e a pasta “Sensor Biométrico Library-master” na pasta Library do Arduino. (OCORRE UM ERRO NESTA ETAPA QUANDO EXECUTO A IDE. TALVEZ SEJA ISSO, PQ, SE NÃO ME ANGANO, A IDE PEDE PARA RETIRAR ESPAÇOS E/OU ACENTOS)
*”Sensor Biométrico”
*“Sensor Biométrico Library-master”
Bom dia.
Parabéns pelo projeto!
Gostaria de saber se no lugar do arduíno UNO eu poderia usar o arduíno MEGA? Se sim como ficaria a montagem? E gostaria de saber se no mesmo arduíno eu posso fazer duas programações diferentes, ex.: uma para o leitor de digital e uma para um leitor RFID todos os dois com o objetivo de abrir uma trava elétrica?
Olá Heloísa! Você pode utilizar o Arduino Mega no lugar do Arduino UNO sem problema, quanto à ligação, vale lembrar que como está planejando utilizar dois equipamentos de leitura vale ficar de olho nos pinos de comunicação de cada modelo. Quanto ao código, não tem como carregar dois códigos no Arduino, é necessário e possível utilizar dois códigos para fazer um só, ao carregar dois códigos, o segundo automaticamente elimina o anterior.
Boa tarde!
Compramos com vocês pelo site o leitor biométrico DY50, seguimos o passo a passo, mas ao rodar o código ele falha provavelmente nas seguintes linhas:
p = finger.createModel();
if (p == FINGERPRINT_OK) {
Serial.println(“Digital Combinada”);
}
else if (p == FINGERPRINT_PACKETRECIEVEERR) {
Serial.println(“Erro ao se Comunicar”);
return p;
}
else if (p == FINGERPRINT_ENROLLMISMATCH) {
Serial.println(“Digital nao corresponde”);
return p;
}
else {
Serial.println(“Erro Desconhecido”);
return p;
}
Ele não armazena a digital e aparece a mensagem de “Erro Desconhecido”
Poderiam nos ajudar?
Bom dia!
Recentemente mais clientes tiveram este problema, para resolver, o recomendado é utilizar a versão 1.0.6 do Arduino que irá funcionar normalmente.
Depois de realizado o download, descompacte ….. a pasta “Sensor Biométrico Library-master” na pasta Library do Arduino:
_______________________________________________
ERRO: Ignorando nome incorreto para biblioteca.
A biblioteca “Sensor Biométrico Library-master” não pode ser usada. Os nomes de biblioteca devem conter apenas letras básicas e números.
(Apenas ASCII, sem espaços. Não pode começar com um número)
Olá Adriano!
Você copiou a pasta Sensor Biométrico Library-máster na pasta libraries do Arduino em C:\ ?
Até o momento não encontramos problemas como este nos códigos Arduino.
Olá, bom dia! Parabéns pelo projeto! Vocês dizem utilizar 4 fios de um modelo de leitor com 6. Eu possuo um modelo com 8 fios, vocês podem me orientar a respeito de ligações, programação e bibliotecas para realizar o mesmo projeto?
Olá Lucas! Infelizmente não podemos garantir a usabilidade do referente produto sem os devidos teste, porém normalmente equipamentos como este utilizam 4 pinos, dois para alimentação e dois para comunicação, porém basta saber quais.
Bom dia, Consigo enviar essas informações pra um outro software de banco de dados?
Que no caso seria aonde eu vou cadastrar diferentes usuários, pois preciso fazer esse projeto pra um condomínio
Olá Caio! Até o momento não desenvolvemos nenhum projeto como este, porém existe a possibilidade de enviar os dados para um cartão SD, será necessário somente as devidas alterações no código e a inclusão dos demais equipamentos para funcionamento. Vale lembrar que a compatibilidade com Softwares prontos irá depender de acordo com cada caso.
Olá, segui o tutorial e obtive sucesso. Adicionei um leitor lcd para imprimir na tela. Porém ao tentar cadastrar da erro de comunicação o que devo fazer ?
Olá!
Acreditamos que para resolver o problema basta utilizar a versão 1.0.6 da IDE Arduino. Deste modo a gravação poderá funcionar normalmente.
Boa tarde, estou com um problema e talvez vocês possam me ajudar a solucionar, tenho um projeto no arduino mega utilizando o leitor biométrico, funcionando, cadastrando e tudo mais, mas a minha questão é, como faço para acessar os templates salvos? Gostaria de tentar ver a “imagem” que está salva na memória do dispositivo. Aguardo seu retorno! Desde já, obrigado!
Bom dia!
Infelizmente não desenvolvemos nenhum projeto com as referentes características, teoricamente os dados são salvos na parte interior do sensor, porém a obtenção destes dados provavelmente necessita de um software específico.
Olá, Tutorial muito bom PARABÉNS! Mim ajudou bastante, estou usando com um display 16×2 gostaria de mostrar uma mensagem de “acesso negado” quando a pessoa não estiver cadastrado, vcs podem mim ajudar?
Olá!
O procedimento que deseja pode ser desenvolvido acrescentando as variáveis necessárias próximo as linhas que também acendem o LED vermelho, ou seja, indicam um acesso negado só que de outra forma.
Boa noite, estou tendo o mesmo problema que o Adriano Matos,A biblioteca “Sensor Biométrico Library-master” não pode ser usada. Os nomes de biblioteca devem conter apenas letras básicas e números.(Apenas ASCII, sem espaços. Não pode começar com um número), alguém poderia me ajudar?
Bom dia Gustavo!
Para solucionar o problema citado, recomendamos que altere o nome da pasta com erro para Adafruit_Fingerprint, uma solução alternativa que irá corresponder com todos os requisitos necessários.
qual a verção do arduido que vosseis recomemdao?
Bom dia Lian! A versão do software recomendado para o desenvolvimento do referente projeto é a versão 1.0.6
estou enfrentando um problema com meu sensor DY-05
Imagem Capturada
Imagem convertida
Retire o dedo
ID 1
Coloque o mesmo dedo novamente
……………..Imagem Capturada
Imagem Convertida
Criando cadastro para #1
Erro Desconhecido
Pronto para Cadastrar Dados! Indique o ID# o qual deve ser salvo
podem me ajudar
meu Arduino uno está rodando a versão 1.8.2
Olá Carlos, o recomendado é a utilização da versão 1.0.6, com isto seu projeto irá funcionar normalmente.
Show de bola, muito bem explicado e objetivo! Parabéns.
Você saberia dizer quantos ID# dá pra salvar no Leitor Biométrico?
Segundo nosso fornecedor, este equipamento possui a capacidade de gravar até 120 impressões digitais.
Nosso sensor no Arduino última versão 1.8 funciona o sensor mas não reconhece digital, daí colocamos na versão 1.6 como sensor já está reconhecido ele reconhece a digital
Alguém pode nos orientar.
O sensor fica direto ligado será que tem problema em esquenta muito
Obrigado
Olá Rodrigo!
A princípio o problema de permanência de alimentação não interfere ao ponto de aquecer e causar algum tipo de dano no sistema de leitura.
Existe uma incompatibilidade apenas entre as novas versões do Arduino e a leitura e armazenagem de dados, o recomendado é a utilização do programa Arduino de versão 1.0.6
Boa tarde, segui o passo a passo corretamente, consegui encontrar o leitor biométrico, porém ao tentar capturar a digital ocorre erro ao se comunicar, teria alguma ideia do que poderia ser?
Bom dia! Não sei ao certo o erro que está acontecendo em seu projeto, porém verificou em comentários anteriores que recomendamos uma versão específica do software Arduino para utilização neste produto? Acredito que isto irá solucionar o seu problema.
como faço para introduzir esse sistema, para substituir a chave do carro, pra ligar o carro com a biometria
Olá…Infelizmente não temos maiores informações sobre a referente aplicação, porém o recomendado é procurar uma oficina especializada em projetos eletrônicos para lhe auxiliar.
Comprei o Leitor biometrico , fiz as ligações exatamente como no tutorial, mas nao funcionou:
Procurando Leitor Biometrico …
Leitor Biometrico nao encontrado
Não sai disso, eu nao sei mais o que fazer..
Olá Alex!
Neste caso, o código não consegue encontrar o seu equipamento, você soldou os pinos para evitar mal contato e verificou a ligação dos fios se está correta?
Estas informações são fundamentais para o desenvolvimento de um projeto de qualidade.
Boa noite !
Comprei todos os itens, porem o meu leitor veio com fios todos vermelhos. Como ´que faço essa conexão ?
O modelo é o mesmo do site de vocês, DY50, porem não consigo resolver os esquemas das conexões.
Vocês poderiam me ajudar ? Preciso entregar esse trabalho na faculdade, e como achei o de vocês bem bacana, peguei para fazer. Mas não estou conseguindo descobrir as conexões, pois o fio do de vocês é colorido, e aqui veio tudo vermelho.
Se tiverem um tutorial mais detalhado, inclusive na questão de solva, ficarei extremamente agradecido.
Olá, realmente este último lote veio com a cor dos fios diferente, porém se entrar em nosso site, junto à descrição do produto disponibilizamos um esquema demonstrativo com o nome de cada um dos fios necessários para o desenvolvimento do referente projeto, seguindo a ordem dos mesmos conforme a imagem não terá problema no desenvolvimento do seu projeto. Infelizmente este é o único tutorial que temos, mas acreditamos ser o suficiente para o desenvolvimento do sistema de cadastramento, quanto a questão da soldagem, estamos trabalhando em um novo projeto de conteúdos na área de utilização e manutenção de ferramentas que em breve estará disponível em nosso blog, fique de olho.
Boa noite, possuo duas duvidas acerca desse projeto.
1- Posso utiliza-lo comercialmente (fazer para venda)?
2- a programação permite comparar os códigos depois de cadastradas as digitais ou é necessário fazer essa parte?
Bom dia Luiz!
A comercialização do referente produto vai do desenvolvedor e do comprador, não havendo problemas na comercialização do mesmo.
Quanto a leitura e comparação das digitais salvas, com este projeto não é possível, seria necessário uma melhoria e utilização de um software externo para tal procedimento.
Como faço pra apagar as digitaias que já foram salvas? Alguma sugestão?
Bom dia Caio!
Para facilitar o procedimento e não necessitar de maiores alterações no projeto existente, o mais simples e recomendado neste caso é gravar outra digital em cima da existente, que irá apagar a anterior e fazer com que permaneça apenas a segunda digital registrada.
ola boa noite !!!
Estou com problema
O programa não consegue gravar a digital, ele le a primeira vez e quando coloco o dedo novamente ele retorna com erro Desconhecido
====
Imagem Capturada
Imagem convertida
Retire o dedo
ID 1
Coloque o mesmo dedo novamente
……….Imagem Capturada
Imagem Convertida
Criando cadastro para #1
Erro Desconhecido
Pronto para Cadastrar Dados! Indique o ID# o qual deve ser salvo
poderia me ajudar pfv!!
Desde já agradeço e parabéns pelo trabalho
Att
Antonio
Olá Antonio!
Qual a versão do Software Arduino você está utilizando?
Vale ressaltar que para este projeto recomendamos a Versão 1.0.6
consigo fazer este projeto no arduino nano?
Olá Erickson!
Sim, pode realizar este mesmo projeto através de um Arduino Nano, vale ressaltar somente que precisa utilizar os pinos INT0 e INT1, independentemente do modelo Arduino utilizado.
Segui passo a passo do tutorial, estou utilizando o arduino na versão 1.0.6 e ainda sim estou com problemas, o arduino chega a reconhecer o sensor leitor biométrico e pede para cadastrar a ID# porém na consegue ler o dedo. Eu já tinha testado ele em outro momento e funcionou perfeitamente. Por favor me ajudem.
Olá Sandor!
A utilização do sensor biométrico utiliza-se de dois códigos, um para gravar e outro para leitura, verificou se está utilizando o código correto? Verificou a versão se realmente permanece a 1.0.6 ou se o sistema não realizou uma atualização? Tente limpar a superfície secar o dedo, o suor também pode interferir na leitura. Caso nenhuma das dicas sejam válidas, tente refazer todo o passo a passo novamente desde o início, para verificar o que está ocorrendo.
Boa tarde, preciso de ajuda, sempre que compilo o arduino 1.8.7 me da essa msn
Biblioteca indexada em C: \ Users \ Lab007 \ Documentos \ Arduino \ libraries \ Adafruit_Fingerprint.h: nenhum arquivo de cabeçalho (.h) encontrado em C: \ Users \ Lab007 \ Documents \ Arduino \ libraries \ Adafruit_Fingerprint.h
o que faço?
Olá Roberto!
Em um primeiro momento, recomendamos a utilização da versão 1.0.6 do Software Arduino, versão compatível com biblioteca e demais funcionalidades do leitor biométrico, se utilizando esta versão e seguindo todos os passos de inclusão de bibliotecas acreditamos que este erro deixe de acontecer.
Boa tarde Amigão,
Gostaria de saber, se é possível, coletar esses dados biométricos e através do Módulo GSM enviar esses dados para uma central de armazenamento?? ou só daria para armazena-los em um Modulo SD, e como poderia acessa-los, caso necessite?
Muito obrigado!!!
Olá Jean!
Existem softwares que auxiliam na captura de imagem para armazenamento, infelizmente não trabalhamos com nenhum para darmos maiores detalhes porém é um projeto possível de desenvolver-se.
Ola pessoal!!!, gostaria de uma ajuda/orientação para o seguinte produto: leitor biométrico para Arduino/Raspberry onde a digital do leitor vai ser consulta em uma base de dados.!
Grato pelo apoio.
Bom dia Francisco!
Neste projeto esta função não é possível, porém existem métodos de desenvolver o referente processo sem problema, basta desenvolver o referente projeto compatível. Neste nosso projeto os dados ficam armazenados internamente e são acessados sem uma visualização visual.
boa tarde!!
gostaria de saber se é possivel conectar um ponto eletrônico que gere a informação de quanto tempo um funcionario usa um protetor auricular tipo concha?
Olá Larissa!
Não vejo uma utilização direta deste produto para o que deseja, porém caso deseje explorar mais a sua ideia podemos lhe auxiliar com a verificação de viabilidade.
Ola.
Parabéns pelo trabalho.
Estou quereno desenvolver um sistema e biometria para acessar banco de dados específico para cada usuário.
Você tem alguma dica de como fazer isso?
Grande abraço
Leandro Costa
Olá Leandro, tudo bem?
Infelizmente não desenvolvemos um projeto semelhante ao desejado, existem diversas variáveis neste caso que devem ser levadas em consideração, porém vale lembrar que o produto possui um limite de 200 digitais para cadastro.
Bom dia equipe Usinainfo,
Bom tem um projeto na escola que os alunos desejam controlar a saída para o almoço externo da escola, porque nem todos são liberados pelos pais, então precisam sinalizar através de biometria a sua liberação.
Neste caso tem por volta de 700 alunos, tem como armazenar todas as digitais dos alunos em alguma forma de usar um banco de dados ou mesmo memoria, já que acharam no máximo 200 digitais nos sensores.
Boa Tarde Vicente!
Infelizmente não exploramos esta possibilidade até o momento e não podemos garantir a total funcionalidade de algum método externo de armazenamento.
Esse leitor através do Arduino nodemcu enviar para o firebase?
Boa tarde Leonardo!
O processo pode ser diferente a depender da finalidade desejada, porém acredito que dependendo do código utilizado, informações como reconhecimento de digital identificada pode ser transmitido, porém total certeza somente desenvolvendo o projeto como um todo.
Olá, gostaria de saber se tenho como fazer esse sistema integrar com um software que vamos implementar na faculdade, ou se tem algum outro produto específico que realize essa tarefa.
Boa tarde Eduardo!
Infelizmente não podemos garantir a compatibilidade deste equipamentos com demais equipamentos e softwares, somente perante teste para confirmação.
Olá tem como fazer esse mesmo projeto só que com o controle bluetooth ou via SMARTPHONE ?
Olá!
Este projeto não é indicado para utilização via equipamentos de comunicação sem fio, bluetooth, o melhor para seu funcionamento, precisão e qualidade é através da ligação de cabos.
Olá,
Estou com um problema no meu leitor, ele sempre volta a mensagem: Leitor Biometrico nao encontrado
Ja baixei a versão correta(1.0.6), e importei o exemplo e a biblioteca normalmente.
Qual a forma pra verificar se ele realmente está ligado corretamente?
Boa tarde Augusto!
O primeiro sinal de funcionamento que podemos verificar refere-se a sua alimentação, o sensor biométrico possui um LED que ascende-se sempre para verificação, este LED encontra-se aceso? Maiores informações quanto aos pinos e suas conexões você pode encontrar na descrição do produto em:
https://www.usinainfo.com.br/outros-modulos-arduino/leitor-biometrico-para-arduino-jm101-cabo-5352.html
Olá, em primeiro lugar parabéns pelo belo projeto,e parabéns também pela forma como você o explica. Eu gostaria de aplicá-lo em meu pequeno ambiente de trabalho. Lá são 10 portas, mas ficam 05 em cada andar.
Me restam algumas dúvidas:
1) Quantos leitores biométricos cada placa arduíno consegue controlar?
2) Qual a distância máxima pode ter os fios que conectam o sensor biométrico à placa arduíno?
3) É possível centralizar a realização do cadastro das digitais em apenas um ponto (na recepção) as outras fechaduras acessarem esse cadastro de forma distribuída (em rede)?
Desde já agradeço pelo excelente material que você disponibiliza.
Olá Duany!
Muito obrigado, ficamos felizes em saber que gostou de nosso projeto.
É possível fazer uma central de cadastramento e acessar remotamente os dados via nuvem, porém é um projeto bem mais complexo que este desenvolvido em nosso blog.
Em projetos como este, preferencialmente optamos utilizar o pinos INT0 e INT1, pinos que garantem a preferencia de atualização dos dados perante os demais equipamentos incluídos no projeto, o Arduino possui apenas um conjunto de pinos com esta característica porém as demais portas digitais também podem ser utilizadas.
A distância entre sensor e Arduino deve ser a mínima possível tendo em vista que longas distâncias, conexões e demais características podem influenciar na transmissão de dados.
olá. tenho algumas duvidas, após fazer a primeira etapa de cadastrar as biometria, e depois carregar o fingerprint se toda vez que quiser cadastrar uma nova teria que carregar novamente o enroll.
Boa Tarde Daniel!
Sim, cada procedimento de cadastramento necessita do código enroll cadastrado em seu microcontrolador e posteriormente, o carregamento do fingerprint novamente.
boa noite!
o link para download do software não esta funcionando.
obrigado.
Boa tarde Orlando, estamos trabalhando para reparar a incompatibilidade com o navegador.
Pelo que verificamos, você pode abrir o link normalmente no Internet Explorer ou Microsoft EDGE.
Boa noite!
O link para download da biblioteca não está funcionando.
Obrigado
Boa tarde Juni, estamos trabalhando para reparar a incompatibilidade com o navegador. Pelo que verificamos, você pode abrir o link normalmente no Internet Explorer ou Microsoft EDGE.
Boa tarde, tudo executa certinho, mas na hora de cadastrar exibe a mensagem :
Imagem Capturada
Imagem convertida
Retire o dedo
ID 2
Coloque o mesmo dedo novamente
……………………………………………
Imagem Convertida
Criando cadastro para #2
Erro Desconhecido
Pronto para Cadastrar Dados! Indique o ID# o qual deve ser salvo
O que poderia estar ocasionando este erro ?
Olá João, tudo bem?
A versão do Software Arduino que está utilizando é a versão 1.0.6?
Existe uma maneira de o backlight do sensor acender só no momento da captura. Pergunto isso pq ele acesso o tempo todo chama muita atenção no portão da minha casa. Obrigado!
Boa Tarde Enio! É possível realizar este procedimento, porém terá que acrescentar no código tal função e atribuir um pino digital para a alimentação do backlight.
Boa tarde!
Estou ligando diretamente no Arduino através de jumpers nas portas, 3v3- gnd-2-3,está ocorrendo o seguinte erro:
Imagem Capturada
Imagem convertida
Retire o dedo
ID 1
Coloque o mesmo dedo novamente
……………..Imagem Capturada
Imagem Convertida
Criando cadastro para #1
Erro Desconhecido
Pronto para Cadastrar Dados! Indique o ID# o qual deve ser salvo,
A versão do IDE Arduino é 1810.
Grato,
Boa Tarde , Queria agradecer pelo vídeo. gostaria de saber duas coisas: primeira as digitais gravadas são armazenadas no arduino? Segunda se o arduino consegue gerar um consigo como se fosse de um ibuton. eu tenho um equipamento que faz leitura do ibuton mas gostaria de colocar o sensor biométrico. obrigado e um abraço a todos.
Boa Dia Milton! As digitas são arquivadas na memória flash onboard do Leitor Biométrico. A resposta do Arduino para a Leitura do sensor biométrico pode ser configurada da maneira que desejar, acredito que via software consiga realizar o que deseja.
boa tarde!
Consegui cadastrar as digitais com o sketch carregado no editor online no site do arduino cc, assim como o leitor leu as digitais, tanto online como na IDE do computador.
Grato,
Bom dia Nazareno! Excelente dica, uma alternativa útil para quem não quer instalar uma versão anterior do software.
Comprei o sensor, já chequei as ligações esta tudo certo, mas ele não é reconhecido, já troquei de Arduino também, alguma dica?
Bom Dia Elisandra! Os LEDs do sensor biométrico ascendem quando alimentado? Normalmente existem problemas de utilização deste devido a uma incombatibilidade com o software Arduino, a versão compatível seria a 1.0.6 e recentemente tivemos um feedback de que através do editor WEB também é possível desenvolver este projeto.
Matheus, bom dia
Montei o projeto e na interface serial informa:
.
.
Imagem Capturada
Imagem convertida
Retire o dedo
ID 2
Coloque o mesmo dedo novamente
……Imagem Capturada
Imagem Convertida
Criando cadastro para #2
Erro Desconhecido
Pronto para Cadastrar Dados! Indique o ID# o qual deve ser salvo
Não sei o que seria esta mensagem “Erro Desconhecido’
Bom Dia Sergio! A versão do Arduino que está utilizando é a 1.0.6? Este projeto em especial possui esta restrição de funcionamento, o cadastro de digitais deve ser realizado através desta versão em especial.
Boa noite! Parabéns pela página, perfeitamente explicativa!
Estou com um problema que me traz receio de comprar este dispositivo. Preciso de um sistema que seja capaz de armazenar 1000 impressões digitais. Peço perdão se há algum comentário similar.
Seria possível aumentar a capacidade de armazenamento, ou armazenar fora do sensor, como em um cartão SD no Arduíno, por exemplo?
Muito obrigado pela atenção!
Boa Tarde Tamer! A princípio é possível realizar este procedimento, porém é necessita de um projeto diferenciado e um conhecimento um pouco mais aprofundado. Infelizmente até o momento não desenvolvemos nenhum projeto com tais funções.
É possível enviar os dados das digitais para o Excel por exemplo através da Serial?
Como devemos proceder neste caso?
Bom Dia Cláudio! Existem métodos de verificação diferenciados que utilizam softwares em computadores e demais dispositivos, porém infelizmente nunca trabalhei com nenhum deles até o momento.
Boa noite, tudo bem?
Estou usando o arduino MEGA e, depois de seguir todos os passos, o sensor liga, porem aparece que não foi encontrado nenhum sensor, sabe como podemos arrumar?
Olá Vinicius! Quando desenvolvi este projeto, algo semelhante aconteceu devido à falta de contato do fio com o terminal, por isto, tive que soldar o fio em uma barra de pinos para melhorar o contato e a comunicação, resolveu para mim. Caso já tenha realizado este passo, o pino INT0 e INT1 do Mega são respectivamente os pinos 21 e 20, tente alterar a ligação e o código para ficarem compatíveis com esta informação.
Respondendo a pergunta do Sr. Enio Vasconcellos de Oliveira, é possível desligar a luz de fundo (backlight) do sensor DY50 chamando o método “finger.LEDcontrol(false)”, sendo que “finger” é o nome do objeto. Porém, será preciso controlar a leitura via código, pois o método getImage liga o backlight novamente.