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Carrinho Arduino com Controle Infravermelho

Projeto Carrinho Arduino com Controle Infravermelho

Projeto Carrinho Arduino com Controle Infravermelho

O Carrinho Arduino com Controle Infravermelho é um experimento desenvolvido especialmente para makers que adoram incrementar e aplicar os mais diversos tipos de projetos eletrônicos, trabalhando com diferentes tipos de motores, drives, sensores e formas de controle dos robôs.

Ele é ideal para aplicações em feiras de escolas e universidades, permitindo que os alunos interajam mais facilmente e relacionem as teorias que aprendem com práticas sobre eletrônica e tecnologia, além da integração de diferentes sistemas de comunicação.

Com o uso do sistema de comunicação por infravermelho, o controle remoto vai enviar códigos para o microcontrolador Arduino, que conforme estiver programado reconhecerá cada código enviado de acordo com o botão selecionado, executando o comando para que foi programado (para frente, para trás, direita, esquerda).

Chassi Sugerido para Carrinho Arduino com Controle Infravermelho

O Projeto Carrinho Arduino com Controle Infravermelho tem como objetivo controlar um carrinho através de um controle sem fios juntamente com um Chassi 2WD, uma Ponte H L298N e um Arduino Uno. O controle deverá ter um alcance de aproximadamente 10 metros em linha reta, sem obstáculos, pois o receptor precisa ter visão do controle emissor, já que trabalha com pulsos infravermelhos (radiação de luz não visível para olho humano), os quais se “perdem” ao “colidir” com algum obstáculo.

 

Produtos Utilizados no Projeto Carrinho Arduino com Controle Infravermelho

 

Padrões de Comunicação Infravermelho

O Controle Remoto Infravermelho trabalha com protocolo NEC. O protocolo NEC é um protocolo usado pela maioria dos controles remotos infravermelhos, ele funciona com uma sequencia determinada de pulsos, esses pulsos são decodificados pelo Arduino, o qual nos retorna um valor em binário. Os Pulsos são organizados da seguinte forma:

Padrão de Comunicação Infravermelho

 

Ele apresenta um pulso principal aguarda 4,5MS em seguida envia o endereço do controle, após o endereço invertido, ou seja, se no primeiro endereço for “101”, no endereço invertido será “010”. Após ele envia o comando, ou seja, o botão apertado, e por ultimo ele manda o mesmo comando, mas invertido.

 

Montagem do Projeto Carrinho Arduino Infravermelho

A montagem é simples, mas precisa de muita atenção para que todas as conexões sejam feitas correatamente, Primeiro conectaremos os fios da seguinte forma: o terminal positivo do Buzzer será ligado ao pino 8 do Arduino, o terminal negativo do Buzzer será conectado ao GND, o pino de dados (S) será conectado ao pino 11 o terminal do meio é o positivo no 5v do Arduino e o terminal nomeado de “-“ no GND.

O terminal negativo da bateria deve estar conectado ao GND do Arduino e com o terminal negativo das pilhas, o terminal positivo das pilhas é conectado ao Drive de ponte H, o conector positivo da bateria será conectado ao pino “Vin” do Arduino, os motores estão diretamente ligados nas saídas do Drive Ponte H. Os pinos de dados do Drive Ponte H são ligados respectivamente Drive – Arduino: IN1 – 4; IN2 – 5; IN3 – 2; IN4 – 3.

Esquemático Carrinho Arduino com Controle Infravermelho com todas as ligações necessárias

 

Funcionamento do Código de Programação

O Código por sua vez tem função de ler o código que esta sendo recebido pelo controle, converte-lo, e fazer comparação com as funções de (Ir para frente, para trás, para o lado, para o outro…) e executa-las conforme o código recebido.

O Arduino compara os valores recebidos com os comandos hexadecimais pré-definidos para cada tecla do controle, os códigos para cada botão são os seguintes:
[crayon-6750182e305e2517257169/]
Download do IRremote

Download do Código de Programação
[crayon-6750182e305eb767816669/]


Conclusão

O desempenho do Carrinho Arduino com Controle Infravermelho ficou ótimo, podendo haver melhorias nas baterias, como no exemplo foi utilizado pilhas AA e uma bateria 9V. Você pode colocar baterias maiores e assim aumentar a velocidade e sua força.

Vale lembrar que se conectarmos a alimentação das pilhas no pino “Vin” diretamente (6v), quando os motores acionarem o Arduino acaba “se perdendo” dentro do seu código, isso acontece pois os motores utilizam uma corrente maior, acarretando assim a queda da tensão da alimentação do Arduino, onde o dispositivo perde sua “lucidez”. Para corrigir o problema, utilizamos uma bateria de 9V.

O Esquema apresentado foi feito com o uso de uma protoboard para facilitar as ligações e apenas fixá-la com todos os demais acessórios diretamente no chassi, no entanto, a conexão pode ser livremente alterada para fixação direta no chassi dos módulos, sem a necessidade de intermediadores, apenas preste atenção para fazer as ligações corretamente.

Autor: Leonardo Dalla Porta

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