Muitos clientes estão enviado perguntas junto ao nosso setor de atendimento para saber como usar a cuba de ultrassom, pois bem, resolvemos escrever este breve artigo para esclarecer essas dúvidas.
A cuba ultrassônica, como também é conhecida, trata-se de um moderno e eficiente produto utilizado para limpeza e desoxidação de componentes / objetos, mostrando-se ideal para limpeza de placas de circuito impresso, bicos injetores e demais materiais metálicos, incluindo anéis, pulseiras, etc.
O procedimento de limpeza dá-se por meio de processo de cavitação, o que na prática significa que, por meio de vibrações ultrassônicas a cuba gera bilhões de micro-bolhas de ar que se chocam e rompem com muita força, removendo a sujeira e a oxidação da peça ou componente de maneira rápida e prática.
Atualmente no mercado existem muitos modelos diferentes, em geral, o que muda é a capacidade de solução que cada uma pode armazenar, sendo que o tamanho do componente que o profissional deseja limpar é quem vai definir o modelo ideal. Entre elas é possível destacar:
Em geral, todos os modelos contam com display onde é possível verificar o tempo de funcionamento, bem como observar a potência selecionada por meio dos botões presentes nos painéis de controle.
Diferentemente de outros modelos, existe uma Cuba ultrassônica com capacidade de 2 Litros (JP-010S) que possui função aquecimento, onde por meio de um seletor é possível definir a temperatura do líquido interno que estiver na cuba.
Para a utilização da Cuba ultrassônica é necessário a aplicação de algum tipo de solução líquida para a remoção das impurezas que estão nos componentes e objetos, muitos dizem que apenas a água pura é suficiente, mas normalmente não é eficaz.
A solução química de limpeza trata-se de um conjunto de ingredientes projetados para tornar a limpeza ultrassônica muito mais eficaz. Por exemplo, a redução da tensão superficial aumenta os níveis de cavitação, de modo que a solução contém um bom agente tensoativo.
A Usinainfo disponibiliza aos seus clientes dois tipos de soluções químicas para as cubas de ultrassom: o Max Cleaner e o M-Cleaner.
O Max Cleaner é uma solução química aplicada na limpeza de peças que vão passar ou já passaram por processos químicos, em geral, é utilizado para remoção de pastas de polimento abrasiva de peças, tais como: brincos, braceletes, colares, anéis, pulseiras, entre outros.
Mostrando-se principalmente aplicado para o uso em cubas de ultrassom, com o propósito de limpar e remover toda a sujeira ou oxidação de placas de circuito impresso (PCI), chip’s (BGA, SMD), entre outros, sem causar riscos ou manchas sobre a superfície destes.
Max Cleaner é uma composição química, não-inflamável, que já vem pronta para o uso, sem ser necessário diluir. Basta colocá-la dentro da cuba de ultrassom até cobrir totalmente a peça que se está limpando.
O M-CLeaner, por sua vez, trata-se de solução química concentrada para uso em Cubas de Ultrassom. É uma substância concentrada em 100ml, de uso profissional, que deve ser diluída em água para utilização junto à cuba ultrassônica, rendendo 1 litro de solução.
Ambas as soluções apresentam os mesmos resultados finais, com destaque para o M-Cleaner que possui menor custo para o cliente, apresentando valor de frete reduzido, já que apresenta-se em embalagem pequena e leve.
Preparar o M-Cleaner é simples, basta adicionar 900ml de água na cuba de ultrassom ou em outro recipiente se ela não possuir 1 litro e, fazer a mistura dos 100ml da solução química concentrada (M-Clenear). Se o profissional não for utilizar toda a solução de uma única vez pode optar por preparar apenas parte da solução, mantendo a proporção.
É muito importante observar que a Cuba de Ultrassom não deve ser preenchida com solução química até as bordas já que a agitação da solução por meio das bolhas pode causar o transbordamento da cuba, deve-se observar a capacidade volumétrica da cuba ou mesmo a indicação interna gravada pelo fabricante em forma de sinal.