É comum encontrarmos o esp32 em projetos de automação que envolvam o controle de dispositivos em 110 ou 220 volts. Para tanto, usam-se os conhecidos relés. Nesse projeto ESP32 NodeMCU iremos conectar a placa um a um relé que acionará ou desligará uma lâmpada LED. Com base no código que você verá nesse tutorial, será possível desenvolver aplicações para o controle de uma quantidade maior de dispositivos.
Materiais ESP32 Projeto com Relé
Usaremos os seguintes materiais nesse tutorial Esp32 Relé:
- 1 NodeMCU ESP32
- 1 Módulo Relé 5V 10A 1 Canal com Optoacoplador
- 1 Protoboard
- Jumpers
- 1 Lâmpada e um soquete
Ao mexer com os fios da lâmpada para ligar o relé, tenha certeza que os mesmos estão desconectados da energia.
Esquemático
A conexão na ESP32 relé é bem simples. A porta GPIO que utilizaremos é a 23, que fica ao lado da porta GND. Para alimentar o relé, será usado 5V. Tenha atenção com as conexões dos fios da lâmpada: só é necessário cortar um deles ao meio e ligar esses dois fios no relé, conforme a figura abaixo. O outro fio, ilustrado de cor vermelha, permanece intacto no sistema. Dessa maneira, o que irá acontecer será uma interrupção na ligação dos fios, dentro do relé, que apagará a luz. Em seguida, ao ligar o relé, ele volta a juntar esses fios para permitir a passagem de corrente, consequentemente ligando a luz.
Código
Primeiramente, iremos declarar uma variável chamada “rele” para armazenar o valor da porta GPIO conectada ao relé. Caso o leitor queira mudar o pino, basta alterar o valor dessa variável e o código continuará funcionando sem mais alterações. Veja o código completo abaixo:
[crayon-678b9dd223f4f648958374/]
No void setup, temos apenas a declaração do modo de funcionamento do pino, que nesse caso é de saída: OUTPUT.
Em seguida, no void loop, teremos o acionamento (linha 8) e desligamento (linha 10), intercalados por tempos de ociosidade (delays) nas linhas 9 e 11. Esse exemplo ESP32 Relé é bem simplista, porém é essencial compreendê-lo para então montar projetos mais complexos. Muitas vezes, essa complexidade virá da junção de diversos componentes em um código só, visto que o controle de uma lâmpada com relé é trivial.
Conclusão
Esperamos que o leitor tenha compreendido o funcionamento desse tutorial do ESP32 com Relé. Sempre é bom tentar integrar pequenos exemplos como esse junto a outros projetos mais robustos. Acerca disso, um ótimo exemplo, perfeito para o uso de relés, é a automação residencial. Pode-se integrar sensores que detectem a presença de pessoas e que liguem a lâmpada automaticamente. Além disso, pode-se usar o relé para acionar e desligar outros eletrodomésticos, como geladeiras, microondas, ventiladores, etc. Por fim, as possibilidades são muito abrangentes e de diferentes níveis de dificuldade. Desafie-se!
Conheça toda Linha ESP32 e Acessórios no site da UsinaInfo.