A Fonte Ajustável para Protoboard 3.3V e 5V é um dispositivo desenvolvido para criar projetos diretamente na proto com maior facilidade. Possibilita tensões reguladas de saída de 3.3V ou 5V (configurável por jumper). Para maior comodidade, possui como diferencial um interruptor liga/desliga, que retira a necessidade de desligar os cabos durante a operação, contando ainda com um LED indicador de funcionamento.
O dispositivo pode receber na entrada tensões de 6.5V a 12V, por meio da entrada para plug P4 ou diretamente na entrada USB. Sua corrente máxima de operação é de 700 mA.
A entrada USB também pode usada como saída para alimentar circuitos, uma vez que oferece em seus terminais 5V, permitindo ao projetista alimentar diferentes acessórios, inclusive o Arduino.
A seguir, faremos um teste prático com Fonte para Protoboard, de modo a demonstrar seu funcionamento.
Vídeo Teste da Fonte Ajustável para Protoboard
Produtos Utilizados
- Fonte Ajustável para Protoboard 3.3V e 5V com interruptor
- Fonte de alimentação
- Protoboard 830 pontos
Forma de Ligação da Fonte
O modo de utilização do fonte é muito simples, já que possibilita encaixe direto sobre a protoboard, contando com um plug P4 para conexão com fonte de alimentação externa, além de também permitir que o usuário possa optar por utilizar a porta USB, podendo utilizar fontes com tensão de 6,5 a 12VDC. Vale relembrar que ele possui um regulador de tensão, fornecendo valor de de saída ajustável de 3.3v ou 5v.
Conclusão
Após a demonstração, percebe-se que esta Fonte apresenta grande utilidade, com resultados plenamente satisfatórios, tem uma saída de tensão bem confiável, e dispensa a necessidade de solda. Uma coisa que achei muito legal na Fonte Ajustável foi justamente a presença do interruptor, dispensando a necessidade de desligamento dos cabos de alimentação. Outra coisa muito interessante é que esta placa possibilita alimentação da Protoboard com duas tensões diferentes, ou ainda com apenas um regulador ativado, desativando o outro. Excelente produto, vale o investimento!
Autor: Leonardo Dalla Porta