A Fonte para Protoboard Ajustável é um dispositivo altamente tecnológico, desenvolvido para ser utilizado na construção de diversos projetos eletrônicos. Sua instalação é muito simples, basta acoplar na Protoboard e estará pronta para uso, sem a necessidade de adicionar reguladores, capacitores ou outros dispositivos auxiliares.
Ela possibilita duas tensões de saída reguladas de 3.3V ou 5V (configurável por seletor), possui ainda um botão liga/desliga, além de um LED indicador de funcionamento. A Fonte pode receber como entrada tensões entre 6.5V e 12V DC ou ainda pode ser alimentada via cabo USB. Em operação, sua corrente máxima é de 700mA.
A entrada USB também pode usada como saída para alimentar circuitos, uma vez que oferece em seus terminais 5V, permitindo ao projetista alimentar diferentes acessórios, inclusive o Arduino.
A Fonte Ajustável é extremamente útil para uso em conjunto com Arduino, PIC, ATMEL, 8051 e outros microcontroladores, facilitando e muito o trabalho do projetista.
Teste Prático da Fonte para Protoboard Ajustável
Produtos Utilizados
– Módulo Fonte Ajustável para Protoboard
– LEDs
– Jumpers
Montagem Fonte para Protoboard Ajustável
Utilizar a fonte é um procedimento muito simples, basta que o projetista conecte-a diretamente na protoboard de acordo com o tamanho necessário para o projeto e na sequencia alimentar com tensão continua. Importante lembrar que junto a placa existe um seletor para tensão de saída, onde é possível optar por 5V ou 3.3V DC.
Conclusão
Após a análise da placa junto ao teste que realizamos, percebe-se que esta apresenta resultados satisfatórios, oferecendo tensão de saída bem confiável e estável, podendo ser utilizada para alimentar os mais diversos módulos. Destaco ainda a praticidade de utilização, não necessitando de qualquer tipo solda, além de ocupar mínimo espaço na Protoboard. O dispositivo é de grande utilidade, oferecendo excelente relação custo x benefício.
Autor: Leonardo Dalla Porta