O mundo está em constante mudança e a cada dia observamos que novos produtos e novas ferramentas surgem no mercado e mudam todo o conceito que temos de tecnologia, um exemplo disto é a linha de Arduino que foi desenvolvida para inovar e facilitar ainda mais o conceito de robótica que tínhamos. Para quem não sabe por onde começar, o Kit Arduino Iniciante é uma ótima opção, como veremos a seguir.
Para quem é leigo no assunto e ainda não conhece o Arduino, esta pequena plaquinha de circuito impresso e sistema de prototipagem aberta é capaz de desenvolver os mais diversificados comandos para os mais diversificados componentes, módulos e shields.
Quem nunca se surpreendeu com o acionamento de uma lâmpada através do bater de palmas, com a abertura de cortinas ao amanhecer, com as janelas se fechado sempre que reconhecido um pingo de chuva ou até mesmo com a luz ascendendo ou apagando quando dia ou quando noite? Mas ninguém sabe que tudo isto pode ser mais simples do que se parece.
Todas as ações citadas anteriormente podem ser desenvolvidas e adaptadas através de um microcontrolador ou qualquer outro sistema de memória programável, com o código certo, um Arduino e o sensor específico você pode criar um novo mundo e com um novo mundo você cria ainda mais novas descobertas.
Como bem sabemos ninguém nasce sabendo e muito menos aprende sem um material de leitura e uma boa base prática em seu caminho rumo ao conhecimento, para melhor lhe auxiliar neste processo o Kit Arduino Iniciante acompanha um exclusivo manual com breves explicações, imagens ilustrativas das conexões e o código base para o funcionamento de cada projeto contido no mesmo.
O que é Arduino?
Para quem está começando e ainda tem dúvidas referente à qual o melhor Arduino para iniciar na caminhada da programação deve ter em mente que o UNO é atualmente a placa “padrão” no mercado e provavelmente a melhor escolha para quem está começando a trabalhar com esta linha placas controladora. Conta com uma gama de compatibilidade ainda maior que qualquer outro equipamento tanto no quesito acessório quanto no quesito de softwares prontos.
Através do Arduino UNO é possível desenvolver uma grande gama de objetos interativos e ambientes autônomos, bastando realizar a montagem física de seu projeto, conectar o Arduino junto ao computador e através de uma plataforma específica disponível para download no link abaixo realizar o processo de gravação do seu código.
https://www.arduino.cc/en/Main/Software
Agora que já escolhemos nosso microcontrolador e já sabemos quais os primeiros passos para uma programação de qualidade, vamos dar uma olhada no que compõem o kit e iniciante e após vamos por a “mão na massa”.
Kit Arduino Iniciante
Os acessórios formam o kit:
- 1 Caixa Organizadora;
- 20 Resistores de 1K 1/4W;
- 20 Resistores de 10K 1/4W;
- 20 Resistores de 100K 1/4W;
- 20 Resistores de 330R 1/4W;
- 1 Display 7 Segmentos;
- 5 Push Button (botão) 6×6;
- 3 Push Button (botão) 12×12;
- 1 Protoboard 400 pontos;
- 1 Resistor Dependente de Luz (LDR) 5mm;
- 5 LEDs Amarelos 5mm;
- 5 LEDs Verde 5mm;
- 5 LEDs Vermelho 5mm;
- 2 LEDs Brancos de alto brilho 5mm;
- 1 Buzzer Ativo;
- 2 Trimpots 10K;
- 1 Potenciômetro 10K;
- 20 Jumpers macho-macho 20cm.
Para iniciar o trabalho prático junto ao Arduino vamos aprender a desenvolver e produzir três projetos básicos onde inicialmente tornará possível à você aprender a piscar um LED através da porta digital 13 do Arduino e que com o transcorrer da aprendizagem irá dificultando pouco a pouco, mas nada que o impossibilite de continuar a desenvolver os projetos.
Se estiver pronto para embarcar nesta aventura, pegue agora mesmo tudo o que precisará para fazermos os projetos e vamos programar!
Projetos Arduino possíveis com o Kit Arduino Iniciante
Para darmos inicio aos projetos, você irá precisar de três coisas fundamentais e são elas:
No transcorrer do Guia para Iniciantes em Eletrônica e Arduino, temos projetos suficientes para por em prática componente por componente do nosso Kit sem deixar nada de lado. A partir dos projetos você vai entender a funcionalidade de cada equipamento e em cada código irá entender o que cada função significa.
1º Projeto Arduino: Piscando LED
Neste primeiro projeto vamos explorar as saídas digitais com sinais lógicos fixos e fazer um LED piscar em estado ON/OFF específico e previamente programado.
Neste primeiro caso vamos utilizar uma das características físicas do Arduino que muitas vezes acaba sendo despercebida e ignorada, estamos falando da porta digital 13 e do seu resistor integrado, diminuindo a tensão que circula pela porta e consecutivamente evitando que o LED queime.
Sempre que trabalhamos com LEDs temos que ter em mente uma característica universal para determinar qual dos pinos é positivo e qual dos pinos é negativo,todo LED possui um terminal (perna) maior que o outro, deste modo, o terminal maior sempre será positivo e o menor sempre será negativo.
Material necessário:
- 1Arduino UNO R3;
- 1 Cabo USB AB;
- 1 Led de qualquer cor.
Diagrama de ligação:
Após reunir todos os materiais necessários e posicionar o LED com o pino positivo junto a porta digital 13 do Arduino e o pino negativo à porta GND, basta abrir o programa Arduino que instalou em seu computador e copiar o código exemplo que estará disponível logo a baixo:
[crayon-6741d38e3b5fa320750484/]
Neste momento quem sabe muita gente pode estar com dificuldades para entender o que cada função é responsável de executar, ainda mais pelo fato de a língua padrão de programação ser o Inglês, mas com uma rápida interpretação cada variável pode parecer mais simples do que parece.
Em uma rápida interpretação, este código fará com que o LED entre em estado HIGH, estado o qual libera tensão para o pino e consecutivamente ascende o LED, espere 1 segundo (1000 milissegundo) e muda o estado do pino para LOW onde o envio de tensão é interrompido e o LED se apaga, espera mais 1 segundo e através da função loop reinicia o sistema de forma interrupta.
2º Projeto Arduino: Piscando LED com Resistor
Neste segundo projeto vamos fazer algo semelhante ao feito anteriormente, a única coisa que irá mudar será o diagrama de conexão e os materiais necessários para a montagem.
Diferente do projeto anterior, vamos fazer uso de uma porta digital sem resistor integrado. Diferente da porta 13 do Aruino, as demais saídas digitais possuem uma tensão equivalente a 5V, ou seja, se ligarmos um LED em uma tensão contínua e direta deste valor faremos com que o mesmo trabalhe com valores maiores que o suportado e consecutivamente faremos com o mesmo sofra graves danos até o ponto de queimar.
De modo geral os LEDs amarelo e verde trabalham com uma tensão variável de 2 a 2,2V e o LED vermelho com uma tensão de 1,8V, neste caso precisamos integrar em nosso projeto um resistor que fará com que a tensão diminua até valores suportáveis pelo equipamento.
Caso tenha dificuldades em reconhecer a resistência de cada resistor, o Kit Arduino Iniciante é enviado junto de um exclusivo disco de resistores que torna possível de forma rápida e prática saber através do sequencial de cores do seu resistor qual a resistência do mesmo.
Materiais necessários:
- 1 Arduino UNO R3 +Cabo USB;
- 1 Protoboard;
- 2 Jumper macho-macho;
- 1 Resistor de 330R;
- 1 LED de qualquer cor.
Diagrama de ligação:
Após reunir todos os materiais necessários e posicionar todos em seu devido lugar, basta abrir o programa Arduino que instalou em seu computador e copiar o código exemplo que estará disponível logo a baixo e é o mesmo que o anterior porém com uma porta digital diferente:
Código Fonte:
[crayon-6741d38e3b604786581086/]
Neste projeto como já dito anteriormente o esquema de funcionamento é o mesmo do projeto anterior a única coisa que muda é o pino digital utilizado que neste caso não possui um resistor integrado.
3º Projeto Arduino: Sinal de Trânsito
Agora que você já aprendeu um pouco sobre como funciona o sistema de ligação dos projetos e a função de cada variável (explicadas em cada código) que tal tentar fazer você mesmo um sinal de trânsito com LEDs vermelho, amarelo e verde?
Do mesmo modo que no exemplo anterior, porém agora com uma quantia maior de saídas, vamos utilizar três portas digitais e com o auxílio de resistores variar o tempo de HIGH e LOW (ON/OFF) de cada LED para simularmos um semáforo.
Para este sinal de trânsito temos uma sequencia fixa de tempo, o LED verde deve ficar aceso 4 segundo, o amarelo 2 segundos e o vermelho também 4 segundos. E aí, você vai encarar este desafio? Vamos lhe dar uma ajuda:
Material necessário:
- 1Arduino UNO R3 +Cabo USB;
- 1Protoboard;
- 4 Jumper macho-macho;
- 3 Resistor de 330R;
- 1 LED vermelho;
- 1 LED amarelo;
- 1 LED verde.
Diagrama de ligação:
Agora é com você, faça o seu próprio código, ponha o seu projetinho para funcionar e não se esqueça de que o seu limite é você mesmo quem faz.
Por mais que estejamos parando por aqui, pode ficar calmo que ainda existem diversos outros projetos possíveis através dos componentes que acompanham o Kit Arduino Iniciante e todos eles estão contidos em nosso exclusivo Guia de projetos que acompanha o Kit.
Assim como os projetos citados anteriormente, os projetos inclusos no guia do Arduino Iniciante possuem relação de materiais, esquema de ligação e código do projeto, veja alguns dos projetos presentes em nosso material:
4º Projeto: Controle intensidade do LED
5º Projeto: Produzindo som com Buzzer
6º Projeto: Campanha com Buzzer
7º Projeto: Display de contagem 7 segmentos
8º Projeto: Sensor LDR de luminosidade com nível de luz
Conclusão
Após realizar os 8 projetos contidos no guia, você estará pronto para montar e desmontar diversos outros projetos, através dos códigos fontes estará apto a adicionar uma quantia ainda maior de equipamentos em seu projeto seja ele robótico ou de automação.
Este é somente o primeiro passo para se tornar um futuro programador e projetista com Arduino, não há limites para quem deseja aprender e com os materiais certos tudo pode ser possível, até a próxima!