O melhor software para testes RS232 e RS485 – USR-TCP232-Test

Conheça este poderoso e simples software!

Certamente você já precisou se comunicar com módulos e sensores sejam eles RS232, RS485 ou USB, por isso trazemos este artigo abordando o uso de um dos melhores software para testes RS232 e RS485 o poderoso USR-TCP232-Test, aonde vai permitir você se comunicar com uma gama enorme de equipamentos.

Vamos utilizar este poderoso software o USR-TCP232, que consideramos o melhor software para testes RS232 e RS485, utilizando da sua maneira mais simples para entendermos seu funcionamento.

Para que serve o software para testes RS232 e RS485?

Este software permite comunicarmos com nossos sensores, módulos entre outros equipamentos, sendo eles reconhecidos como uma porta COM no Windows, sendo elas portas seriais.

Assim conseguimos realizar testes e configurar nossos módulos, sem a necessidade de um microcontrolador ou programação com códigos mais complicados. Além disso, elimina erros de programação ou conexões por exemplo em um Arduino, facilitando a criação de um projeto ou encontrando erros.

Então você pode realizar o download aqui do software para prosseguirmos com sua utilização.

Veja abaixo o exemplo de hoje, a comunicação com um pequeno sensor de temperatura NTC 10K RS485 utilizando um conversor USB para RS485, aonde iremos realizar a conexão, enviar os dados e interpretarmos.

Esquema de uso do software para testes RS232 e RS485 USR-TCP232-Test
Esquema de uso do software para testes RS232 e RS485 USR-TCP232-Test

Como realizar as conexões

Entender como conectar é simples, basta ter um conversor ligado ao computador e deste conversor ligamos ao nosso sensor. Lembrando de alimentar ele também, é possível ainda utilizar um conversor RS485 que haja alimentação do USB disponível, simplificando o processo.


Esquema de conexão Módulo Sensor NTC 10K RS485 com Conversor RS485 para USB

Com todas as conexões devidamente realizadas, podemos partir para o uso do nosso software.

Como usar o software USR-TCP232-Test

Para usarmos e configurarmos este software, é bastante simples. Começamos com o nosso sensor, verificando seu padrão de comunicação, aonde o principal é seu baud rate, pois a maioria adota o padrão 8N1, descrito logo abaixo.


Interface software USR-TCP232-Test

1 – Número Porta COM
2 – Baud rate / velocidade de comunicação (bps)
3 – Data Paity / Bit de Paridade
4 – Data bits / Quantidade de bit de dados
5 – Stop Bit / Bit de parada
6 – Iniciar conexão

7 – Quebrar linha a cada resposta
8 – Receber em formato Hexadecimal (00 – FF)

9 – Enviar em formato Hexadecimal (00 – FF)
10 – Enviar em loop / ciclo infinito
11 – Intervalo do loop / ciclo

12 – Texto / Dados para serem enviados
13 – Enviar
14 – Respostas recebidas do sensor / módulo

Há dois padrões de conexão comuns, sendo eles:

  • 8N1: 8 bits de dados, sem paridade (No Parity / None) e 1 bit de parada (Mais comum).
  • 7E1: 7 bits de dados, paridade par (Even), 1 bit de parada.

Caso seu sensor, módulo ou equipamento sejam diferentes, basta realizar as configurações no software conforme sua necessidade. Por padrão ele vem configurado no padrão 8N1 com 9600bps.

  • Selecionamos nossa porta criada pelo nosso conversor ou outro equipamento no item 1.
  • Definimos a velocidade de comunicação no item 2, neste exemplo também usaremos 9600 conforme o sensor utiliza.
  • No item 3 também temos nenhum bit de paridade (NONE).
  • No item 4 utilizamos a quantidade padrão de bits, sendo eles 8 bit = 1 byte.
  • No item 5 temos 1 bit de parada.
  • E por fim, no item 6 clicamos para realizarmos a conexão com nosso sensor.

Sendo assim, todas as conexões padrões 8N1 podemos apenas selecionar a porta e conectarmos. Ou ainda ajustar a velocidade conforme necessário. Sendo bastante prática a configuração e conexão.

Trocas de mensagens RS485

Para realizarmos as mensagens, verificamos como nosso sensor realiza a comunicação, sendo comumente utilizada para dispositivos serial ou RS232 a comunicação utilizando formato ASCII, sendo texto puro, mas se for o seu caso, desmarque a opção número 8. No caso dos módulos RS485 geralmente são hexadecimais, mantendo a opção número 8 marcada.

No entanto, para enviarmos os dados geralmente o processo se repete, para RS232 opção número 9 desmarcada e para RS485 geralmente número 9 marcada. Sendo nosso sensor RS485 de temperatura recebe e nos envia dados em hexadecimal.

Agora basta digitarmos no campo número 12 o dado a ser enviado, no nosso caso, iremos enviar uma pergunta para nosso sensor, perguntando qual é temperatura atual que ele está medindo, com o seguinte texto na caixa número 12:
01 03 00 00 00 05 85 C9

Clicamos em “Send”, campo número 13 e enviamos. Podemos perceber que os campo “Send”, mais abaixo aumentou seu número, indicando que enviamos ao conversor.


Interface USR-TCP2320-Test recebendo dados RS485 e convertendo

No campo número 14 recebemos nossa resposta em hexadecimal, como marcamos e como nosso sensor responde. Agora basta interpretarmos, converter o hexadecimal para temperatura, conforme seu datasheet.

01 03 0A 01 31 00 00 00 01 00 03 00 00 E1 22

Sendo assim, seus bytes nas posições  4 e 5, a temperatura, 01 e 31, convertemos para decimal obtemos 305, convertendo para temperatura temos 30,5°C, conforme seu datasheet.

Conclusão

Sobretudo com essas pequenas configurações já conseguimos utilizar boa parte dos sensores, módulos e equipamentos de maneira rápida e fácil. Se mostrando bastante eficaz e fácil utilização do software.

Portanto essas características são as que faz considerarmos o melhor software para testes RS232 e RS485, aonde fazemos uso intenso desse software e nos atende em todos os nossos usos, assim, esperamos que com essas dicas você utilize e goste tanto quanto a gente.

Certamente explorando este software mais afundo, iremos encontrar inúmeras opções e configurações que podemos utilizar, como realizar ciclo no envio de dados, adicionar cálculo de checagem de dados, criação de servidores TCP para envio e recebimento de dados entre outros.
Caso deseje saber mais sobre servidores TCP veja este pequeno passo a passo da desenvolvedora em seu tutorial USR-TCP3232-T2 Basic Function Test.

Deseja mais conteúdo sobre este software? Deixe nos comentários!

Categorias
Tutoriais

Sou programador e estudante de eletrônica, busco explorar como as coisas funcionam 💡
Sem Comentários

Deixe seu Comentário

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados