Site icon Blog Usinainfo

O melhor software para testes RS232 e RS485 – USR-TCP232-Test

Certamente você já precisou se comunicar com módulos e sensores sejam eles RS232, RS485 ou USB, por isso trazemos este artigo abordando o uso de um dos melhores software para testes RS232 e RS485 o poderoso USR-TCP232-Test, aonde vai permitir você se comunicar com uma gama enorme de equipamentos.

Vamos utilizar este poderoso software o USR-TCP232, que consideramos o melhor software para testes RS232 e RS485, utilizando da sua maneira mais simples para entendermos seu funcionamento.

Para que serve o software para testes RS232 e RS485?

Este software permite comunicarmos com nossos sensores, módulos entre outros equipamentos, sendo eles reconhecidos como uma porta COM no Windows, sendo elas portas seriais.

Assim conseguimos realizar testes e configurar nossos módulos, sem a necessidade de um microcontrolador ou programação com códigos mais complicados. Além disso, elimina erros de programação ou conexões por exemplo em um Arduino, facilitando a criação de um projeto ou encontrando erros.

Então você pode realizar o download aqui do software para prosseguirmos com sua utilização.

Veja abaixo o exemplo de hoje, a comunicação com um pequeno sensor de temperatura NTC 10K RS485 utilizando um conversor USB para RS485, aonde iremos realizar a conexão, enviar os dados e interpretarmos.


Esquema de uso do software para testes RS232 e RS485 USR-TCP232-Test

Como realizar as conexões

Entender como conectar é simples, basta ter um conversor ligado ao computador e deste conversor ligamos ao nosso sensor. Lembrando de alimentar ele também, é possível ainda utilizar um conversor RS485 que haja alimentação do USB disponível, simplificando o processo.


Esquema de conexão Módulo Sensor NTC 10K RS485 com Conversor RS485 para USB

Com todas as conexões devidamente realizadas, podemos partir para o uso do nosso software.

Como usar o software USR-TCP232-Test

Para usarmos e configurarmos este software, é bastante simples. Começamos com o nosso sensor, verificando seu padrão de comunicação, aonde o principal é seu baud rate, pois a maioria adota o padrão 8N1, descrito logo abaixo.


Interface software USR-TCP232-Test

1 – Número Porta COM
2 – Baud rate / velocidade de comunicação (bps)
3 – Data Paity / Bit de Paridade
4 – Data bits / Quantidade de bit de dados
5 – Stop Bit / Bit de parada
6 – Iniciar conexão

7 – Quebrar linha a cada resposta
8 – Receber em formato Hexadecimal (00 – FF)

9 – Enviar em formato Hexadecimal (00 – FF)
10 – Enviar em loop / ciclo infinito
11 – Intervalo do loop / ciclo

12 – Texto / Dados para serem enviados
13 – Enviar
14 – Respostas recebidas do sensor / módulo

Há dois padrões de conexão comuns, sendo eles:

Caso seu sensor, módulo ou equipamento sejam diferentes, basta realizar as configurações no software conforme sua necessidade. Por padrão ele vem configurado no padrão 8N1 com 9600bps.

Sendo assim, todas as conexões padrões 8N1 podemos apenas selecionar a porta e conectarmos. Ou ainda ajustar a velocidade conforme necessário. Sendo bastante prática a configuração e conexão.

Trocas de mensagens RS485

Para realizarmos as mensagens, verificamos como nosso sensor realiza a comunicação, sendo comumente utilizada para dispositivos serial ou RS232 a comunicação utilizando formato ASCII, sendo texto puro, mas se for o seu caso, desmarque a opção número 8. No caso dos módulos RS485 geralmente são hexadecimais, mantendo a opção número 8 marcada.

No entanto, para enviarmos os dados geralmente o processo se repete, para RS232 opção número 9 desmarcada e para RS485 geralmente número 9 marcada. Sendo nosso sensor RS485 de temperatura recebe e nos envia dados em hexadecimal.

Agora basta digitarmos no campo número 12 o dado a ser enviado, no nosso caso, iremos enviar uma pergunta para nosso sensor, perguntando qual é temperatura atual que ele está medindo, com o seguinte texto na caixa número 12:
01 03 00 00 00 05 85 C9

Clicamos em “Send”, campo número 13 e enviamos. Podemos perceber que os campo “Send”, mais abaixo aumentou seu número, indicando que enviamos ao conversor.


Interface USR-TCP2320-Test recebendo dados RS485 e convertendo

No campo número 14 recebemos nossa resposta em hexadecimal, como marcamos e como nosso sensor responde. Agora basta interpretarmos, converter o hexadecimal para temperatura, conforme seu datasheet.

01 03 0A 01 31 00 00 00 01 00 03 00 00 E1 22

Sendo assim, seus bytes nas posições  4 e 5, a temperatura, 01 e 31, convertemos para decimal obtemos 305, convertendo para temperatura temos 30,5°C, conforme seu datasheet.

Conclusão

Sobretudo com essas pequenas configurações já conseguimos utilizar boa parte dos sensores, módulos e equipamentos de maneira rápida e fácil. Se mostrando bastante eficaz e fácil utilização do software.

Portanto essas características são as que faz considerarmos o melhor software para testes RS232 e RS485, aonde fazemos uso intenso desse software e nos atende em todos os nossos usos, assim, esperamos que com essas dicas você utilize e goste tanto quanto a gente.

Certamente explorando este software mais afundo, iremos encontrar inúmeras opções e configurações que podemos utilizar, como realizar ciclo no envio de dados, adicionar cálculo de checagem de dados, criação de servidores TCP para envio e recebimento de dados entre outros.
Caso deseje saber mais sobre servidores TCP veja este pequeno passo a passo da desenvolvedora em seu tutorial USR-TCP3232-T2 Basic Function Test.

Deseja mais conteúdo sobre este software? Deixe nos comentários!

Sair da versão mobile