Quem nunca desejou automatizar a sua residência seja para aumentar a sua segurança ou para surpreender seus familiares e amigos quando forem te visitar? Um dos métodos mais simplificados para realizar tal projeto é a utilização de tags RFID, as quais irão substituir suas chaves e podem ser encontradas em formato de chaveiros, cartões e pulseiras. No “Projeto Arduino Controle de Acesso RFID” vamos detalhar passo a passo.
Bastante pensado em projetos de automação residencial com Arduino, o esquema para controle de acesso RFID oportuniza a você e a todos os seus familiares ainda maior segurança já que possibilita a abertura de portas de maneira rápida e simples, onde basta passar o cartão em frente ao leitor RFID para liberar a fechadura.
O sistema de comunicação para transferência de dados do sistema RFID utiliza ondas de rádio, nas quais cada tag emite uma sequência de números como um código exclusivo para cada chaveiro, cartão ou qual for o acessório como, por exemplo, o código do cartão {118, 157, 177, 171, 241} o qual veremos mais a frente em nosso projeto.
Devido a sua comunicação por sistema de rádio, vale lembrar que os equipamentos utilizados junto ao módulo RFID RC522 possuem uma frequência específica de trabalho que é de 13,56Mhz e suporta cartões do tipo Mifare1 S50, Mifare1 S70 Mifare Ultralight, Mifare Pro e Mifare DESFire.
Teste Prático do Projeto Arduino Controle de Acesso RFID
Desenvolvido com o intuito de proporcionar um sistema de controle de acesso mais seguro e de fácil utilização, o Controle de Acesso RFID conta com um exclusivo sistema eletrônico capaz de monitorar as tags aproximadas do módulo RFID e liberar somente aqueles as quais já estiverem determinadas e autorizadas no código raiz de seu projeto, visando melhorar a visibilidade dos sistemas de leitura, incluímos ao projeto com Display 16×2 que indica quando o cartão é lido.
Sendo capaz de realizar a leitura de todo acessório de frequência igual a 13,56Mhz, neste projeto utilizamos um chaveiro e um cartão para cadastrar em nosso sistema, pode observar que quando alguém não autorizado tenta entrar com seu cartão não cadastrado o sistema não libera nossa Fechadura Elétrica.
Porém, quando um cartão autorizado é aproximado ao sistema RFID o mesmo libera a corrente de energia do relé e acaba por acionando a Fechadura Elétrica, que por mais que seja um equipamento de corrente contínua, necessita de uma relé já que sua alimentação é dada através de 12V e 800mA.
Produtos Utilizados no Projeto
- 1 Arduino UNO + Cabo USB AB;
- 1 Kit RC522 Leitor RFID;
- 1 Módulo Relé 1 Canal;
- 1 Display LCD 16×2;
- 1 Potenciômetro;
- 1 Fechadura Elétrica 12V;
- 1 Fonte de Alimentação 12V 1A.
Montagem Física (Hardware)
Para o perfeito funcionamento do seu Projeto Arduino Controle de Acesso RFID basta seguir de forma rigorosa a pinagem descrita na imagem abaixo, lembrando que alguns cuidados devem ser tomados levando em consideração que diversas são as conexões utilizadas neste projeto.
Funcionamento do Programa (Software)
Download do código de funcionamento: DOWNLOAD AQUI.
Download da biblioteca RFID: DOWNLOAD AQUI.
O funcionamento do programa é extremamente simples, por mais que trabalhe com bibliotecas específicas, todas elas estarão disponíveis para download logo abaixo junto ao código exemplo que para sua perfeita utilização basta colocar as quatro pastas com as bibliotecas na Pasta libraries do seu Arduino.
Após aplicadas as bibliotecas e com o código aberto, vamos partir para o primeiro passo que é a identificação de nossas tags, a pergunta mais frequente nesta situação é como eu vou fazer para conseguir o valor da minha TAG para incluir no meu projeto? Mas isto é simples, veja:
Em nosso código, temos uma variável “int serNum[5];” que é responsável por realizar a leitura de cada tag e através de nosso código, imprimi-la em nosso monitor serial, seja código de acesso aceito ou não, ao aproximarmos o cartão do nosso leitor o que acontece é o seguinte, observe:
Agora que você já tem a informação do código o qual seu cartão é cadastrado, basta alterar o código existente em seu projeto junto a IDE do Arduino na parte responsável por declarar os códigos liberados para o acesso e compilá-lo novamente, após realizado isto a sua mensagem passará a ser a seguinte:
Caso deseje adicionar mais de um cartão ao seu projeto, pode o fazer sem problema, porém deve lembrar que os códigos devem seguir sempre o mesmo padrão já existente e que um código deve ser separado de outro inicialmente por uma vírgula e após, um espaço dado pela tecla enter, observe como ficaria:
[crayon-673f1da37ec1a623212195/]
Agora que já adicionamos os códigos de cada tag que será liberada a entrar em seu ambiente privado e estamos com o nosso projeto pronto, basta instalá-lo em sua casa ou em seu quarto e mostrar para todo mundo que não é só o Homem de Ferro que possui exclusivas tecnologias de ponta, impressione amigos e familiares com este incrível projeto de automação residencial com Arduino.
Conclusão
Devido a baixa complexidade no desenvolvimento do Projeto Arduino Controle de Acesso RFID você pode integra-lo em gavetas, portas e portões, bastando adapta-lo ao caso concreto. As fechaduras podem ser facilmente substituídas, bem como os demais módulos apresentados, permitindo infinitas possibilidade de aplicação.
Conheça toda Linha de Produtos Arduino na UsinaInfo.