O Projeto Arduino de Irrigação Automática nos mostra que sempre existe algo escondido que nos arranca um sorriso e nos deixa impressionado. Conhecimento nunca é de mais e desbravar nossas capacidades com Arduino se torna cada vez mais prazeroso.
Encontramos diversos projetos que possibilitam piscar LEDs, exibir informações em displays, verificar dados referentes a líquidos e gases, porém não nos auxiliam na aplicação em projetos para o nosso cotidiano. Pensando nisto, desenvolvemos o Projeto Arduino de Irrigação Automática para plantas, um projeto de aplicação que verifica informações do solo e determina o momento ideal para irrigação.
Este Projeto Arduino de Irrigação Automática via Arduino possibilita cuidar da sua planta de forma autônoma, eliminando qualquer risco de falta ou excesso de água e proporcionando saúde e beleza para sua planta. Melhor do que saber quando sua planta precisa de água é saber que não precisa se preocupar, pois ela estará sempre com a quantia certa de água, sempre bem cuidada.
Considerado uma excelente opção para quem esta iniciando no mundo Maker, o Projeto Arduino de Irrigação Automática é um projeto com baixo custo e total funcionalidade. Podendo ser facilmente ampliado e utilizado como base para projetos ainda maiores, através do Sensor de Umidade do Solo podemos adaptar e reinventar, uma habilidade fundamental para quem está iniciando e querendo aprender.
Equipamentos Utilizados no Projeto Arduino de Irrigação:
– 1 Arduino Uno R3 + Cabo USB;
– 1 Sensor de Umidade de Solo para Arduino;
– 1 Mini Bomba de Água (d’água) para Arduino RS-385;
– 1 Módulo Relé 5V 10A 1 Canal com Optoacoplador;
– 1 Fonte de Alimentação Chaveada 12VDC 1A;
– 1 Fonte de Alimentação para Arduino 9VDC 1A;
– 1 Adaptador Fêmea com Bornes para plug P4 (2,1×5,5mm);
– ½ Metro de Fio Paralelo 0,5mm;
– 1,5 Metros de Mangueira para Aquário;
– Jumpers.
Aplicação e Funcionamento
O Projeto Arduino de Irrigação Automática foi desenvolvido com o intuito de ser um projeto focado em sua funcionalidade e acabamento. Um projeto feito para agradar tanto hobbistas quanto projetistas que desejam um nível de acabamento superior aos seus projetos.
Dentre os equipamentos que vamos utilizar no Projeto Arduino de Irrigação Automática podemos destacar dois que não utilizamos com tanta frequência em nossos projetos: o Módulo Sensor de Umidade do Solo e a Mini Bomba de Água RS-385. Dois produtos importantes e fundamentais para o desenvolvimento deste projeto.
Módulo Sensor de Umidade do Solo + Sonda
Este equipamento, comumente vendido em forma de Kit conta com duas partes, uma sonda de análise do solo e um módulo para leitura de dados baseado no Chip LM393. Juntos, estes equipamentos são capazes de verificar e informar ao microcontrolador utilizado, a umidade do solo, proporcionando via código as mais diversificadas ações ao mesmo.
Diferenciando-se de muitos sensores, este equipamento possui a capacidade de oferecer saída tanto digital quanto analógica, contendo um pino D0 digital e um A0 analógico. No pino D0 obtemos uma variação digital de 0 ou 1, ou seja, umidade presente ou não, enquanto que no pino A0 conseguimos um monitoramento mais preciso com maior variação.
Junto da placa temos alguns componentes que nos auxiliam durante a sua utilização, são eles: um um LED de indicação de alimentação e outro de alerta para sinal digital, outro componente é o trimpot, equipamento que possibilita o ajuste da sensibilidade.
O princípio de funcionamento deste equipamento baseia-se em suas hastes (sondas) que apresentam uma variação em sua resistência elétrica na presença de líquidos e elementos condutivos variando de acordo com suas capacidade de condução. Teoricamente, esta resistência quando chega a 0 (zero) e estabelece um contato direto entre as hastes, gera um curto (resistência = 0).
A utilização deste equipamento é bastante simplificada e flexível, se adaptando em diversos projetos como este que desenvolvemos, possibilitando sua melhor funcionalidade. Para o Projeto Arduino de Irrigação Automática vamos utilizar uma leitura analógica que indicará o momento em que a umidade estiver em um nível mediano e impossibilitando a falta ou o excesso de água.
Mini Bomba de Água RS-385
A Mini Bomba de Água terá um papel bastante importante no Projeto Arduino de Irrigação Automática, será responsável por deslocar a água do reservatório de espera até a planta sempre que necessário. Para acionar a Bomba de Água e garantir o seu funcionamento apenas quando necessário utilizaremos um módulo relé, responsável por ligar e desligar o nosso equipamento, veja:
Devido à falta de controle de fluxo, a Mini Bomba de Água te seu acionamento controlado via delay (tempo), o qual determina a quantia de água deslocada. Outra característica deste modelo é o alto fluxo de deslocamento de água, o que implica em um baixo intervalo de acionamento para fornecer água suficiente à planta.
Mesmo com uma fonte de alimentação variável de 9 a 15V, o recomendado para funcionamento da Mini Bomba é de 12V, tensões diferentes influenciam diretamente na quantia de água deslocada. A Mini Bomba de Água RS-385 é um equipamento de grande eficiência bastante empregado em sistemas de irrigação e automação residencial.
Esquema de Ligação do Projeto Arduino de Irrigação
Com um esquema de ligação bastante simplificado, o Projeto Arduino de Irrigação Automática se destaca em sua funcionalidade, proporcionando uma aplicação direta ao cotidiano e possibilitando melhorias e adaptações para a sua automação residencial.
Como base para a interpretação dos dados e posterior ação, utilizamos um Arduino Uno, uma placa microcontroladora bastante conhecida e de fácil manuseio que possibilita diversos projetos. No Projeto Arduino de Irrigação Automática em especial utilizamos o Arduino atribuído a um Sensor de Umidade, um Módulo Relé e uma Mini Bomba d’água, juntos estes equipamentos proporcionam a leitura e a resposta necessária para atingirmos nosso objetivo.
Diferenciando-se dos demais projetos que encontramos na internet, o presente esquema de ligação utiliza-se de um pino digital como alimentação 5V e exclui a necessidade uma protoboard. Este procedimento possibilita ao Projeto Arduino de Irrigação Automática utilizar-se de um pino digital em nível alto em vez dos tradicionais pinos de alimentação, um procedimento que torna o projeto mais simples e exclui a necessidade de uma protoboard.
O Sensor de Umidade utilizado no Projeto Arduino de Irrigação Automática possui pinos de saída tanto digital quanto analógico, porém optamos pela utilização do sinal analógico. Esta escolha nos oportuniza uma faixa maior de verificação com valores mais precisos e uma melhor configuração via software.
O módulo relé será responsável por acionar a Mini Bomba de Água, um procedimento relativamente simples, porém vale observar que a alimentação nominal é da mesma é de 12V. Desta maneira, é necessária a inclusão de uma fonte de alimentação compatível para fornecer sua capacidade básica de funcionamento.
DICA IMPORTANTE: Para evitar cortar o conector P4 da fonte de alimentação e possibilitar maior organização ao Projeto Arduino de Irrigação Automática, recomendamos a utilização de um Adaptador Fêmea com Bornes para Plug P4. Este produto você encontra acima em nossa lista de Equipamentos Utilizados.
Código de Funcionamento do Projeto Arduino de Irrigação
O código de funcionamento do Projeto Arduino de Irrigação Automática é bastante simples, porém possui algumas propriedades vistas pela primeira vez em nossos projetos, uma delas é a declaração do pino digital em HIGH para alimentação.
Para facilitar ainda mais, o Projeto Arduino de Irrigação Automática não necessita de biblioteca e todas as suas variáveis são utilizadas de maneira direta através de relações numéricas, como a relação de porcentagem utilizada. O código está totalmente comentado e em condições de esclarecer qualquer dúvida quanto às suas variáveis, veja:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 |
// Código de Funcionamento para Sistema de Monitoramento e Irrigação com Arduino #define pinoAnalog A0 // Define o pino A0 como "pinoAnalog" #define pinoRele 8 // Define o pino 8 como "pinoRele" #define pino5V 7 // Define o pino 7 como "pino5V" int ValAnalogIn; // Introduz o valor analógico ao código void setup() { Serial.begin(9600); // Declara o BaundRate em 9600 Serial.println("www.usinainfo.com.br"); // Imprime a frase no monitor serial pinMode(pinoRele, OUTPUT); // Declara o pinoRele como Saída pinMode(pino5V, OUTPUT); // Declara o pino5V como Saída digitalWrite(pino5V, HIGH); // Põem o pino5V em estado Alto = 5V } void loop() { ValAnalogIn = analogRead(pinoAnalog); // Relaciona o valor analógico com o recebido do sensor int Porcento = map(ValAnalogIn, 1023, 0, 0, 100); // Relaciona o valor analógico à porcentagem Serial.print(Porcento); // Imprime o valor em Porcento no monitor Serial Serial.println("%"); // Imprime o símbolo junto ao valor encontrado if (Porcento <= 45) { // Se a porcentagem for menor ou igual à Serial.println("Irrigando a planta ..."); // Imprime a frase no monitor serial digitalWrite(pinoRele, HIGH); // Altera o estado do pinoRele para nível Alto } else { // Se não ... Serial.println("Planta Irrigada ..."); // Imprime a frase no monitor serial digitalWrite(pinoRele, LOW); // Altera o estado do pinoRele para nível Baixo } delay (1000); // Estabelece o tempo de 1s para reinicializar a leitura } |
Durante o projeto observamos que a percentagem de acionamento não poderia tomar como padrão os 100% teoricamente estipulados devidos ao fato de que a resistência entre as hastes possuem algumas características próprias. Dentre elas podemos destacar as propriedades condutivas da água que não geram um curto e sofrem interferência da terra neste processo.
Levando em consideração estas observações analisamos a resistividade do solo e através de testes determinamos que a percentagem ideal ficaria em torno de 45 a 50%, uma umidade significativa. Observamos também, que a umidade máxima em percentagem é de aproximadamente 65% em nosso projeto e para melhor funcionamento recomendamos a análise de resistividade da água através das hastes do sensor de umidade.
Com isto, temos um projeto extremamente simples, de fácil compreensão, desenvolvimento e adaptação, basta por a mão na massa e executá-lo da maneira que melhor preferir.
Conclusão
Desenvolver um Projeto Arduino de Irrigação Automática é uma atividade simples e dá fácil compreensão para quem está iniciando, o que terna este projeto um excelente material de aprendizado. Além disto, pode ser desenvolvido e melhorado por quem já tem maior experiência na área e deseja um sistema de automação residencial completo.
Com as devidas adaptações o Projeto Arduino de Irrigação Automática desenvolvido neste artigo pode ser utilizado em hortas inteiras, em gramados enormes e em todo tipo de plantação interna e externa.
Dentre as alterações possíveis, podemos destacar a troca da mini bomba d’água por uma válvula solenoide, a inclusão de mais sensores de umidade e um módulo relé com mais canais para contrle. Cada melhoria será desenvolvida tendo em vista o tamanho do projeto que almeja realizar ou o nível do projeto que deseja alcançar.
Outra opção para quem deseja adaptações mais sofisticadas e um trabalho com mais qualidade é conferir a nossa categoria Irrigação por Gotejamento (https://www.usinainfo.com.br/irrigacao-por-gotejamento-614) uma linha completa de produtos por gotejamento.
Além da linha Arduino que foi utilizada como base para o desenvolvimento do Projeto Arduino de Irrigação Automática, pode-se optar por produtos como o ESP32, ESP8266, Raspberry e demais equipamentos microcontroladores. O número de possibilidades não possui limite, a única coisa que limita seu projeto é você mesmo!
Não se esqueça de deixar o seu comentário logo abaixo compartilhando as suas experiências e dificuldade, dando sugestões e auxiliando quem também deseja fazer o mesmo que você!
Nota de correção: O módulo do sensor poderia ter sido alimentado direto com 5V, não teria a necessidade de usar um pino digital 7. Como esse sensor, quando usado por muito tempo acaba oxidando seus pinos, e para aumentar sua vida útil, o ideal seria alimentar ele com 5V somente quando for fazer a leitura da umidade. O código não foi implementado com essa função, mas o ideal seria desligar a alimentação do sensor (pino7) e ligar somente no momento da leitura, fazendo as leituras somente de hora e hora, por exemplo.
Olpa Mateus,
Eu comprei uma mini bomba JT100 para arduino 2.5 a 6V DC e estou com dúvida em como liga-la com o módulo relé. Eu tenho que ter uma fonte 6V ligada nele?
Grato,
Jorge Monteiro
O esquema de ligação vai ser semelhante ao demonstrado junto ao artigo, quanto a alimentação, qualquer fonte de alimentação que esteja entre a faixa de tensão pode ser utilizada.
Uma fonte de 6V daria a mini bomba a sua capacidade máxima, fontes de menor tensão reduzem equivalentemente a vazão e demais especificações de vazão do produto.
ola matheus poderia tira uma duvida como faço pra fazer a bomba desliga quando o solo estever umido.
Boa Tarde Sidraque!
As principais funções de configuração estão todas elencadas no projeto, caso a bomba não esteja acionando, é possível verificar o percentual de umidade da água para alterá-lo ou caso o sensor esteja muito distante do local de despejo da água, é possível inserir um delay para que controle o fornecimento de água adequado.
Eu revir o projeto varias vez mais aonde eu reconector a outra ponta do cabos paralelos? As fontes que o Sr compartilhor são quase a mesma coisa
Bom dia! Infelizmente não compreendi exatamente a sua dúvida, porém caso refere-se à fonte de alimentação da mini bomba d’água, o pino negativo desta vai diretamente no módulo relé enquanto que o pino positivo é soldado no positivo da mini bomba e o negativo desta vai também para o módulo relé. Porém caso refere-se à alimentação do Arduino, esta foi realizada através de uma fonte de alimentação 9V 1A.
QUANTO CUSTA ESTE KIT.
Bom Dia ABIMAEL! Infelizmente a Usinainfo não possui este kit pronto para comercialização, é necessário realizar a compra individual dos equipamentos através dos links descritos no artigo.
Ola Matheus, você pode detalhar o nomes das entradas onde são feita as ligaçoes no modulo rele?
Bom Dia Gustavo! O fio preto está conectado na COM do módulo e o fio vermelho na porta NO (Normalmente Aberta).
Opa amigo o fio paralelo pode ser maior que 0,5mm?
Boa tarde Gustavo!
Pode ser, durante que a carga seja adequada ao fio e ao Relé.
Matheus, eu também estou tentando usar uma bomba dágua de 5v… assim posso ligar ela direto no modulo Rele sem necessidade de fonte adicional?
Bom Dia Gustavo! O módulo relé é isolado das conexões com o Arduino, desta maneira é necessário sim incluir uma fonte de 5V assim como no desenho, até pelo fato de que a corrente da bomba de água provavelmente é maior que a fornecida pelo próprio Arduino.
Boa noite!
Estou em dúvida em onde você utilizou o ½ Metro de Fio Paralelo 0,5mm ?
Obrigada!
Ana Emília.
Bom Dia Ana Emília! O fio paralelo é utilizado para realizar a alimentação da mini bomba e consequentemente, a ligação da mesma no módulo relé.
Bom dia. O sensor de umidade do solo tem como base resistividade (condutividade elétrica) ou capacitância ou outro princípio?
Estou interessado em desenvolver projetos em automação de pequenos projetos de irrigação.
Um abraço
Airton Luiz Bortoluzzi
Sombrio – SC
Bom Dia Airton! O princípio de funcionamento do sensor de umidade do solo baseia-se no princípio de funcionamento da condutividade elétrica.
Boa tarde Matheus,
Achei muito bacana o projeto, mas eu gostaria de implementa-lo a um fonte 220v, seria possível? Basta trocar apenas o módulo relé para a tensão desejada?
Bom Dia Erick! Caso deseje alterar a Mini bomba de água por uma válvula ou outro item 220 é possível, atente-se apenas ao esquema de ligação e aos cuidados que envolvem a utilização de redes elétricas. A instalação de uma lâmpada, por exemplo, pode ser visualizada através da seguinte imagem: https://www.usinainfo.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/08/esquema-de-ligacao-arduino-nano-controle-rele.fw_.png
Quantos jumpers são necessários para o projeto?
Boa Tarde Cristian! Além dos dois jumper Fêmea Fêmea que normalmente são comercializados junto ao Sensor de Umidade do solo, foram utilizados 6 jumpers Macho Fêmea para a conexão do Arduino com o Módulo relé e o Módulo do Sensor de Umidade.
Olá, porque não posso ligar tudo na mesma fonte?
Boa Tarde Edney! A utilização individualizada de ambos os dispositivos fez-se para impedir qualquer sobrecarga, a tensão recomendada para se utilizar na fonte que traga a eficiência satisfatória é de 12V, porém o Arduino ao trabalhar constantemente com 12V pode sobreaquecer por trabalhar em seu limite, por isto optou-se pela utilização de outra fonte de 9V, tensão ideal.
Olá, se quiser colocar um display qual aconselha e como o ligo? Obrigado
Boa Tarde Vitor! O Display mais utilizadoe mais fácil de se instalar é o tradicional Display 16×2 que pode ser acompanhado de um adaptador I2C ou não, maiores detalhes sobre estas diferenças você encontra no seguinte link: https://www.usinainfo.com.br/blog/projeto-arduino-com-display-lcd-e-adaptador-i2c/
Olá. Alguma sugestão caso eu queira usar apenas uma bomba e molhar mais de uma planta e somente conforme a necessidade de cada uma? (Com um sensor em cada planta mas apenas uma bomba).
Boa Tarde Maurício! Infelizmente não consigo pensar um método exato para executar esta sua ideia. Teria que desenvolver talvez uma esteira que possibilitasse que o reservatório de água de deslocasse até a planta desejada, no momento é um dos melhores métodos que consigo pensar.
Tudo bom Matheus? Gostaria de tirar dúvidas. Eu pretendo colocar um módulo bluetooth hc-06, para que eu possa fazer um controle em um app. Caso eu utilize o módulo eu precisarei usar uma protoboard? Precisarei usar algum resistor ou tomar algum cuidado para nenhuma peça ser danificada? Outra dúvida que tenho é como e onde são utilizadas as fontes. Abraços
Bom Dia Eduardo! A questão da protoboard, se utilizar jumpers macho fêmea através do Arduino, por exemplo, ela não é necessária para a utilização do módulo Bluetooth. Normalmente para a utilização continuada dos sensores recomenda-se a utilização de divisores resistivos.Sobre as fontes, não consegui identificar à qual projeto se refere, porém caso refere-se ao projeto de irrigação, a fonte 12V 1A é o modelo recomendado para a utilização da Mini Bomba através do módulo relé enquanto que a fonte 9V 1A é recomendada para a Alimentação do Arduino.
Boa tarde!
Quero saber se esse sistema funciona com gotejamento em uma horta de uns 5 canteiros, tudo sendo ligado na rede de 220v, ou se precisa de alguma peça a mais. Também quero saber se esse sistema tem como fazer funcionar com energia solar. abraços
Boa Tarde Leandro! São diversos fatores envolvidos no desenvolvimento de um projeto, infelizmente não tenho como te dar certeza da simples substituição, as vezes será preciso incluir algum outro componente ou módulo que não consigo ter em mente neste momento e que só perceberia durante a execução. Quanto a inclusão de um sistema de energia solar, normalmente este está associado a um dispositivo de alimentação externa, como uma bateria recarregável, para poder dar suporte ao trabalho, mas vale verificar que são diversos modelos de painel e um planejamento é necessário para determinar qual o melhor modelo para o seu projeto.
Bom dia!
O fio verde que está conectado no pino lógico do arduino está conectado em que entrada do Relé?
E outra coisa, o preto esta conectado no COM e o vermelho no NO, certo?
Obrigado!!!
Bom Dia João! O pino verde está conectado na entrada de sinal do relé e a sequencia de conexão dos fios vermelho e preto no relé é esta mesma.
Bom dia!
Em que parte, esse adaptador fêmea será utilizado?
Bom Dia Matheus! Para evitar cortar o conector P4 da fonte de alimentação e possibilitar maior organização ao Projeto, recomendamos a utilização o adaptador para ligação da mini bomba, ele não aparece na imagem mas está conectado na fonte da mesma.
bom dia, me perdoe a pergunta, mas seria possível adicionar um display a esse projeto? se sim, oque seria mais apropriado para o mesmo?.
estou utilizando esse projeto em meu curso, e minha professora que indicou o mesmo gostaria que eu incrementasse o projeto com um display lcd, mas estou em duvida quanto ao que o display mostraria e porque, espero não estar incomodando, e agradeço sua paciência
Olá Daniel! É possível sim incluir um display, você pode incluir um display 16×2 com textos como “Irrigando!”, “Planta Irrigada!” e até mesmo incluir outros dispositivos como um RTC para informar o horário.
Ola Matheus! É possível repetir o mesmo esquema (relé, sensor de umidade da terra) várias vezes no mesmo arduino? Eu tenho diversas plantas e gostaria de um sistema q pudesse abrir a agua para cada uma delas individualmente (afinal cada uma tem uma necessidade diferente). Obrigado!
Olá Rafael! É possível sim, basta incluir os elementos extras em diferentes portas digitais e analógicas e controlar a leitura e o acionamento de maneira individual. Lembrando que além da alteração no esquema de ligação, será necessário também uma alteração no código de funcionamento do seu projeto.
Oi boa noite tudo funciona perfeitamente quando esta ligado no computador mais quando eu ligo so pelo cabo jack do arduino mega o rele fica sempre ligado mesmo estando bem umido o solo ,fiz exatamento como voce fez o projeto, pode me ajudar?
Olá Maicom! Qual fonte de alimentação está utilizando para alimentar o Arduino Mega?
Ola, se eu quisesse utilizar outra ferramenta sem ser a bomba de agua o que me aconcelha???
Olá Diogo! Vai depender bastante da finalidade do projeto, é possível incluir um sinal luminoso como lâmpada, ou um sinal sonoro como alarmes …
Boa tarde Matheus.
É possível acionar uma bomba de maior potência? Algo como 1,5 CV? Monofásica e/ou trifásica?
Olá Vanderlei! O controle do dispositivo de irrigação é feito através do módulo relé, então estes precisam estar de acordo com as especificações do módulo, verifique estas informações no site da Usinainfo e se estiverem dentro dos limites descritos, pode aplicar sem problema com a devida alimentação necessária para os motores.
Qauis bibliotecas devo baixar?
Olá Gabriella! Nenhuma biblioteca é necessária para o desenvolvimento deste projeto.
Boa tarde Matheus, tudo bem?
Estou fazendo um projeto bem parecido com este de irrigação automática. Estou utilizando arduino, sensor de umidade, um LCD, um relé, uma bomba 5V e uma fonte ajustável para protoboard (Bem parecido com este projeto aqui. http://blogmasterwalkershop.com.br/arduino/arduino-detector-de-nivel-de-liquido-sem-contato-com-o-sensor-xkc-y25-pnp)
Acontece que estou tendo algum tipo de interferência que acaba travando tudo. Inclusive acho que queimei meu LCD…rs
Enfim, acontece o seguinte: Quando a umidade está abaixo de 60%, uma saída do Arduino é acionada que está ligada no relé, que fecha o contato para ligar a bomba. Quando a umidade está acima de 70% a saída vai pra “LOW”, abrindo o contato da bomba.
Quando faço os testes com a bomba desconectada do relé, funciona normalmente.
O problema ocorre quando a bomba é ligada. O LCD começa a mostrar caracteres estranhos, parando de funcionar e o sistema tbm para de funcionar. Trava do jeito que está. A bomba fica ligada eternamente.
Andei pesquisando na internet soluções para isso, mas ainda não tive confiança do que pode resolver. Diodos, capacitores, transistores….ainda fico confuso sobre o que fazer.
Olá Gustavo! Pelo fator de estar ocorrendo apenas quando ligada a bomba, verifique alguma possível interferência da fonte de alimentação, é possível que a mini bomba precise de uma corrente muito elevada para o acionamento que acaba resetando o Arduino e dando estes problemas. Por experiência própria, eu recomendo sempre uma fonte externa e não vinculada ao micrcontrolador para alimentar motores, válvulas e bombas de água e ar.
Qual simulador foi utilizado no trabalho??
Olá Hebert! Não utilizei nenhum simulador, o esquema de ligação foi desenvolvido através de um software de edição de imagem e o código foi carregado diretamente através da IDE Arduino.
Olá, Matheus! Em relação a mangueira, qual seria a espessura necessária para este tipo de bomba?
Olá Jeferson! O diâmetro de entrada e saída par mangueira é de aproximadamente 7,6mm. Recomendo os caninhos de aquário compatíveis, assim como os utilizados no projeto.
Esse projeto da para fazer em outro tipo de módulo sem ser arduíno?
Olá André! É possível fazer também com outros micocontroladores, porém vale observar possíveis adaptações e alterações, sendo neste caso, este um modelo exemplo para seguir.
Como eu poderia tentar fazer para deixar tudo com apenas uma alimentação?
Olá Gabriel! É complicado uma vez que os dois produtos trabalham com tensões diferentes, porém se é imprescindível a unificação das fontes, recomendaria a utilização de um regulador de tensão para alimentar o Arduino com a mesma fonte de 12V da mini bomba de água.
Olá! Como eu faria para implementar uma irrigação de várias plantas em níveis diferentes? Por exemplo, quero monitorar a umidade de vários vasos de plantas e deixar alguns com 70% de umidade e outros a 80%.
Olá Dheynne! Neste caso você precisaria de múltiplos sensores e múltiplas bombinhas para direcionar apenas a quantia exata de água em cada um dos vasos.
Caso eu queira montar este projeto pra mais de um vaso, eu precisaria de mais bombas? Ou é possível fazer uma ligação em paralelo pra uma bomba funcionar em n vasos?
Olá Willy! Até então nunca trabalhei com esta mini bomba em múltiplos vasos, porém dependendo do sistema de adaptação que desenvolver, acredito que seja possível sim o que deseja.
ESSE IRRIGADOR E DE GOTEJAMENTO ????????
Olá Ismael! Não, infelizmente não tenho nenhum projeto de gotejamento disponível ainda, mas estou com planos de desenvolver algo em breve.
Boa noite
Onde a fonte de 9v e de 12v iria ser ligada?
Bom dia César.
A fonte 9V é ligada diretamente ao Arduino, para alimentação pelo jack P4. Ela vai alimentar os sensores e módulos pelo 5V do Arduino.
Já a fonte 12V utilizada é para alimentação da mini bomba de água, a qual consome mais corrente, por isso uma fonte separada, para não danificar nosso Arduino e módulos.
Se substituísse a essa mini bomba d’água por uma chamada de Submersible Pump, o resultado seria o mesmo?
Bom dia Rafael!
Se você se refere a outras bombas d’água de pequeno porte como a indicada nas imagens, é possível realizar a troca sim, caso ela tenha uma vazão muito grande e deixe sua planta muito molhada, pode ainda diminuir a sensibilidade do sensor, basta aumentar o número na linha 24. Para bombas de potência maior será necessário alterar a alimentação e dependendo ainda se for muito potente, mudar também o método de ligação da bomba. No geral deve funcionar bem, respeitando os limites de área do sensor.
Matheus.
Consegue me mandar seu projeto.
Gostei dele. E vou executa-ló meu tcc curso de eletrônica!
Bom dia Nadia!
Nosso Artigo contempla todos os métodos de criação e itens utilizados, basta reproduzir em casa o projeto.