O Projeto CNC Arduino Diy é uma opção para quem deseja criar sua própria CNC de uma maneira simplificada com instruções de como proceder passo a passo, e por isso, neste segundo artigo os componentes mecânicos serão instalados em uma estrutura. Antes de prosseguir, é importante que tenha lido o primeiro artigo sobre a CNC Arduino, caso ainda não, faça agora.
A primeira etapa da construção da CNC é a estrutura, ela pode ser fabricada da forma e do material que desejar, o importante é garantir a resistência necessária para suportar a carga dos componentes.
A segunda etapa é a instalação das guias nas quais as bases móveis irão se movimentar. A principal opção para compor as guias são os eixos lineares que fazem parceria com rolamentos lineares garantindo precisão e liberdade de movimentos.
A terceira etapa da construção do Projeto CNC Arduino Diy é a tração dos eixos. Se você procura uma máquina com maior precisão e que também possa desenvolver grandes trabalhos, terá que utilizar motores robustos como o NEMA 17, mas se a estrutura da sua máquina for menor que uma impressora 3D convencional, pode ser utilizado o motor de passo 28BYJ-48.
Para trabalhar junto com os motores na movimentação dos eixos, pode ser utilizado fusos trapezoidais, se a necessidade for precisão e robustez, mas se a sua máquina irá ser montada para grandes áreas de trabalho, será necessário utilizar uma correia GT2.
Você pode fabricar a sua CNC no formato ideal para atender sua necessidade.
Componentes para Montagem da CNC Arduino Diy
- 2 Motores de Passo 28byj-48;
- 2 Driver Motor de Passo EasyDriver V44;
- 1 Arduino Uno R3;
- 1 Jumpers flexíveis;
- 1 Adaptador Fêmea com Bornes para plug P4;
- 1 Fonte de Alimentação para Arduino 9VDC 1A;
- 2 Polias GT2 16 dentes.
Passos para Montagem da CNC
No caso desse projeto caseiro da CNC Arduino Diy, o desafio foi projetar uma máquina de menor custo. Sua estrutura foi feita em madeira, para as guias foram utilizadas corrediças telescópicas e para a movimentação foi utilizado motores 28BYJ-48, como mostrado no primeiro artigo.
As corrediças telescópicas foram parafusadas na estrutura e nas mesas móveis. As mesas moveis são responsáveis por fixar os componentes de funcionalidade como lasers e canetas, no caso do eixo X, e a matéria prima no caso do eixo Y. Nesse projeto a mesa do eixo Y possui dimensões de 30×30 cm e por isso as corrediças possuem 30 cm de comprimento.
Certifique-se que as corrediças possuem tamanho suficiente para garantir o movimento da ferramenta para alcançar os quatro pontos da mesa no eixo Y.
Parafusado aos motores 28BYJ-48 estão polias GT2. O barbante é fixo nas laterais da CNC e enrolado uma volta na polia.
Para o controle dos motores foram utilizados Easydrivers, pois, como o nome já explica, são drivers de controle de fácil utilização. Eles conseguem controlar bem os servos motores 28BYJ-48, mas como não utiliza todos os 5 fios desse motor, é necessário utilizar uma maior tensão de alimentação para se obter o torque máximo, por isso, foi utilizado uma fonte de 9V e 1A.
Todos os componentes, tanto os elétricos quanto os mecânicos, foram fixados utilizando parafusos. Os componentes elétricos podem ser distribuídos de acordo com a sua vontade.
Dicas para Fabricação da CNC Arduino
Durante a montagem das guias certifique-se que elas posicionadas bem paralelas, para não limitar os movimentos. Essa dica também vale se caso forem utilizados os fusos trapezoidais e os mancais de rolamento desses fusos.
Quando for montar a tração dos eixos, se caso utilizar formas flexíveis como as correias GT2 ou barbantes, é necessário fixa-los às extremidades ajustáveis. Pois como são flexíveis, facilita o ajuste, esticando ou afrouxando, buscando a melhor capacidade de movimentação.
No próximo artigo dessa série vamos abordar o teste do equipamento e o setup para o laser, possibilitando maiores possibilidades de uso para a estrutura.
Conheça toda linha de produtos Arduino na UsinaInfo.