Fazer as coisas com Arduino é cada vez mais comum, com o passar do tempo e com a variedade de equipamentos capazes de executar as mais diversificadas funcionalidades, não tem como não pensar em executar alguma tarefa e não pensar em como executar esta mesma tarefa utilizando um microcontrolador. No tutorial “Sensor de Temperatura Arduino no Projeto Termômetro Infravermelho MLX90615” vamos aprender muitas coisas.
Para medir temperaturas este fato não poderia ser diferente, existem diversos equipamentos capazes de executar a medição de temperatura, é o caso dos famosos DHT11 e DHT22, capazes de medir temperatura e umidade dos mais diferenciados ambientes.
Porém, a imaginação pode ir ainda mais longe, desenvolvido com o intuito de medir temperaturas diretas sem a necessidade de um contato ou emissão direta de calor, o Sensor de Temperatura Infravermelho IR MLX90615 torna possível a medição de temperatura de superfícies sem a necessidade de proximidade ou toque.
Além de possuir esta exclusiva característica de medição de temperatura através de um sistema infravermelho, este equipamento ainda possui a capacidade de medir simultaneamente a temperatura de superfícies, a temperatura ambiente no local em que estiver instalado.
Teste Prático Sensor de Temperatura Infravermelho
Neste vídeo, desenvolvido por um de nossos parceiros, você pode observar que o equipamento é preciso e de fácil utilização, porém algumas informações devem ficar esclarecidas quanto ao nível de sensibilidade do equipamento, por trabalhar com um sistema infravermelho, este equipamento possui algumas restrições quanto ao limite do feixe de luz e o objeto em análise.
A distância do corpo em análise e o Sensor de Temperatura não pode ser muito elevada, ou seja, como pode observar no vídeo os materiais são colocados próximos ao equipamento, porém sem variar diretamente a temperatura ambiente do espaço como se pode reparar.
Produtos Utilizados no Projeto
Montagem Física (Hardware)
A montagem do Projeto Termômetro Infravermelho MLX90615 é simples e rápida, basta conectar os pinos do produto em seus respectivos pinos do Arduino através de uma conexão direta ou de uma protoboard, vale lembrar que é recomendada a soldagem dos pinos para uma melhor verificação e certificação de funcionamento.
Funcionamento do Programa (Software)
Download do código de funcionamento: DOWNLOAD AQUI.
Com o auxílio da biblioteca “SparkFunMLX90614.h”, este código exemplo torna-se extremamente simplificado e de fácil utilização, podendo ser facilmente alterado seus valores de leitura de C (Celsius) para F (Fahrenheit) ou K (Kelvin), basta alterar sua variável de leitura, observe:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 |
// --- Leitura em Celsius --- void setup() { Serial.begin(9600); //Inicializa comunicação serial em 9600 de baud rate therm.begin(); //Inicializa sensor de temperatura infravermelho therm.setUnit(TEMP_C); //Seleciona temperatura em Celsius } |
ou
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 |
// --- Leitura em Fahrenheit --- void setup() { Serial.begin(9600); //Inicializa comunicação serial em 9600 de baud rate therm.begin(); //Inicializa sensor de temperatura infravermelho therm.setUnit(TEMP_F); //Seleciona temperatura em Fahrenheit } |
ou
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 |
// --- Leitura em Kelvin --- void setup() { Serial.begin(9600); //Inicializa comunicação serial em 9600 de baud rate therm.begin(); //Inicializa sensor de temperatura infravermelho therm.setUnit(TEMP_K); //Seleciona temperatura em Kelvin } |
Vale lembrar que a velocidade de comunicação estabelecida é de 9600 baud rate e que o intervalo de leitura estabelecido é de 1,5s, caso deseje aumentar ou diminuir o tempo de leitura para assegurar maior precisão ao seu projeto, basta alterar o valor da variável delay com valores convertidos de segundos em milissegundos.
Conclusão
Após o desenvolvimento do projeto Sensor de Temperatura Arduino com MLX90615 todas as variáveis obtidas e sua respectiva descrição foram observadas junto ao monitor serial do seu programa Arduino, permitindo a visualização dos dados. Que tal incrementar o seu projeto e utilizar displays 7 segmentos, 16×2 e demais displays, para agregar ainda maior qualidade ao seu projeto, só não se esqueça de compartilhar conosco a sua experiência.
Boa tarde,
estou tentando compilar o código porém aparece a seguinte mensagem, teria como me auxiliar, baixei a biblioteca conforme tinha no arquivo.
C:\Users\Thauany\AppData\Local\Temp\Rar$DIa0.494\source_usCom12\source_usCom12.ino:63:18: warning: multi-character character constant [-Wmultichar]
Serial.write(‘°’); // Degree Symbol
^
In file included from C:\Users\Thauany\AppData\Local\Temp\Rar$DIa0.494\source_usCom12\source_usCom12.ino:25:0:
C:\Users\Thauany\Documents\Arduino\libraries\SparkFun_MLX90614_Arduino_Library-master\src/SparkFunMLX90614.h:54:1: warning: ‘typedef’ was ignored in this declaration
};
^
Bom dia! Verifique as alterações realizadas, conferindo os elementos correspondentes ás linhas 60 e 63 e não esqueça de instalar a biblioteca SparkFunMLX90614 antes de realizar a instalação do código junto ao Arduino.
Boa tarde
tem algum projeto para termometro infravermelho para verificar temperatura de objetos próximo dos 400ºc ?? Com e sem o uso do arduino.
Olá Alberto! Infelizmente no site da Usinainfo não existe nenhum sensor infravermelho para Arduino com faixa de verificação tão elevada, existe apenas o seguinte produto que se encaixaria no que deseja: https://www.usinainfo.com.br/termometro-digital/termometro-infravermelho-digital-hikari-com-mira-laser-1174.html
E para ir muito além dos 380 °C, qual seria o sensor ou a abordagem?
Temos termômetros IR comerciais que vão, se não me engano, a 760 °C, em contraponto a estes trezentos e oitenta do 614.
Olá Alexandre! Dentre os projetos que já desenvolvi até o momento, o sensor que mais se aproximado do valor citado é o que segue no seguinte exemplo: https://www.usinainfo.com.br/blog/projeto-arduino-com-termopar-e-sensor-tipo-k/
Qual é a distância sensora do sensor? Da face do sensor até o objeto.
Bom Dia Lucas! Quanto mais próximo do objeto verificado, maior será a precisão da leitura.
Estava pensando em montar um sensor para utilizar em trabalho acadêmico, estou com dúvida quanto a leitura de temperatura realizada , é aproximada da real temperatura?
Boa Tarde Larissa! Quanto mais próximo do objeto, mais precisa é a leitura, porém a precisão da leitura deste produto de acordo com o fabricante é de 0,5°C.
Esse sensor detectaria a temperatura de uma pessoa a 1,5 metros de distância?
Boa Tarde Joerdson! Infelizmente não, ele precisa estar próximo do corpo para verificar a sua temperatura, quanto mais próximo, mais preciso.
Bom dia, este sensor mede a temperatura corporal interna? Ou seja, da para verificar se um indivíduo está em estado febril? Como esses termômetros utilizados em mercados e lojas utilizados para verificar a temperatura dos clientes?
Boa Tarde Marco! A princípio, este dispositivo verifica a temperatura de qualquer superfície, até mesmo corporal, porém vale ressaltar que a sua precisão depende muito da distância da superfície analisada, quanto mais perto melhor.
Como faço para por um display mostrando a temperatura?
Olá Filipa! Um modelo de aplicação deste sensor com display você encontra no seguinte link: https://www.usinainfo.com.br/blog/termometro-infravermelho-com-arduino-nano-e-mira-laser/
Boa tarde,
Consegui compilar e fazer o upload para o meu Arduino mini Mega AT328.
Porém não estava aparecendo a temperatura no serial monitor.
Comentei o iF do read, e começou fazer a leitura.
Porém apresenta -273,15 que é o valor que subtraimos para transformação em Celcius.
Quando troco para me mostrar em kelvin, ele apresenta 0°, para ambos: ambiente e objeto.
Já chequei a tensão e pelo código é 3V, que esta conectado corretamente.
Mantive o address padrão do sensor.
O que pode ser? Poderiam me ajudar, por favor.
Olá Marcella! Você chegou a utilizar o I2C Scanner para ver se o endereço do seu equipamento é o mesmo citado no código? Verifique também o esquema de ligação, a questão SCL, SDA é bem fácil de ser invertida, principalmente se não utiliza-se os pinos A4 e A5 do Arduino. A estabilidade dos dados pode ser indício de problema na comunicação ou mal contato, lembramos que imprescindível para o funcionamento do módulo, que a barra de pinos esteja soldada ao mesmo.
Boa tarde.
Teria como aumentar a distância de leitura do sensor? Tipo ele fazer uma leitura de um objeto a uns 60 cm de distância?
Olá Alencar
Infelizmente esse sensor não possui essa função, pois caso seja aumentado a distancia o mesmo perde a capacidade de averiguar a temperatura.