Fazer as coisas com Arduino é cada vez mais comum, com o passar do tempo e com a variedade de equipamentos capazes de executar as mais diversificadas funcionalidades, não tem como não pensar em executar alguma tarefa e não pensar em como executar esta mesma tarefa utilizando um microcontrolador. No tutorial “Sensor de Temperatura Arduino no Projeto Termômetro Infravermelho MLX90615” vamos aprender muitas coisas.
Para medir temperaturas este fato não poderia ser diferente, existem diversos equipamentos capazes de executar a medição de temperatura, é o caso dos famosos DHT11 e DHT22, capazes de medir temperatura e umidade dos mais diferenciados ambientes.
Porém, a imaginação pode ir ainda mais longe, desenvolvido com o intuito de medir temperaturas diretas sem a necessidade de um contato ou emissão direta de calor, o Sensor de Temperatura Infravermelho IR MLX90615 torna possível a medição de temperatura de superfícies sem a necessidade de proximidade ou toque.
Além de possuir esta exclusiva característica de medição de temperatura através de um sistema infravermelho, este equipamento ainda possui a capacidade de medir simultaneamente a temperatura de superfícies, a temperatura ambiente no local em que estiver instalado.
Teste Prático Sensor de Temperatura Infravermelho
Neste vídeo, desenvolvido por um de nossos parceiros, você pode observar que o equipamento é preciso e de fácil utilização, porém algumas informações devem ficar esclarecidas quanto ao nível de sensibilidade do equipamento, por trabalhar com um sistema infravermelho, este equipamento possui algumas restrições quanto ao limite do feixe de luz e o objeto em análise.
A distância do corpo em análise e o Sensor de Temperatura não pode ser muito elevada, ou seja, como pode observar no vídeo os materiais são colocados próximos ao equipamento, porém sem variar diretamente a temperatura ambiente do espaço como se pode reparar.
Produtos Utilizados no Projeto
Montagem Física (Hardware)
A montagem do Projeto Termômetro Infravermelho MLX90615 é simples e rápida, basta conectar os pinos do produto em seus respectivos pinos do Arduino através de uma conexão direta ou de uma protoboard, vale lembrar que é recomendada a soldagem dos pinos para uma melhor verificação e certificação de funcionamento.
Funcionamento do Programa (Software)
Download do código de funcionamento: DOWNLOAD AQUI.
Com o auxílio da biblioteca “SparkFunMLX90614.h”, este código exemplo torna-se extremamente simplificado e de fácil utilização, podendo ser facilmente alterado seus valores de leitura de C (Celsius) para F (Fahrenheit) ou K (Kelvin), basta alterar sua variável de leitura, observe:
[crayon-678b8b770e2a0784996460/]
ou
[crayon-678b8b770e2ae837430050/]
ou
[crayon-678b8b770e2af766116696/]
Vale lembrar que a velocidade de comunicação estabelecida é de 9600 baud rate e que o intervalo de leitura estabelecido é de 1,5s, caso deseje aumentar ou diminuir o tempo de leitura para assegurar maior precisão ao seu projeto, basta alterar o valor da variável delay com valores convertidos de segundos em milissegundos.
Conclusão
Após o desenvolvimento do projeto Sensor de Temperatura Arduino com MLX90615 todas as variáveis obtidas e sua respectiva descrição foram observadas junto ao monitor serial do seu programa Arduino, permitindo a visualização dos dados. Que tal incrementar o seu projeto e utilizar displays 7 segmentos, 16×2 e demais displays, para agregar ainda maior qualidade ao seu projeto, só não se esqueça de compartilhar conosco a sua experiência.