O módulo Bluetooth Arduino é um dispositivo eletrônico que tem a capacidade permitir ao microcontrolador Arduino que envie e receba dados por meio da tecnologia de transferência de dados sem fio (Bluetooth). Na prática, é possível enviar dados de sensores conectados ao Arduino diretamente para smartphones, por exemplo.
O módulo Bluetooth HC06 funciona por meio de comunicação serial, onde após conexão, envia e recebe dados TTL sem fio, ou seja, não é necessário utilizar nenhum tipo de cabo para fazer a comunicação entre os equipamentos.
Para testar módulo Bluetooth Arduino é preciso fazer a conexão serial com o microcontrolador, observando as tensões de alimentação e de nível lógico e após ligar o Bluetooth no smartphone para procurar a rede. Vale destacar que cada modelo tem uma senha padrão para estabelecer a conexão, além de alguns modelos de iPhone exigirem um APP para fazer a integração.
Não é preciso de internet para usar o Bluetooth, pois o padrão de comunicação não depende da Rede Mundial de Computadores para funcionar, apresentando-se como uma rede sem fio própria capaz de transmitir e receber informação de forma rápida e pratica.
Para acionar relé via Bluetooth Arduino é preciso montar um projeto e programar o microcontrolador para reagir diante de algum comendo, permitindo que a rele passe a energia. No Blog da UsinaInfo possuímos um projeto completo passo a passo para você desenvolver, acesse o projeto “Automação residencial Arduino no controle de iluminação pelo celular”.
O Bluetooth Arduino é um dispositivo que utiliza o bluetooth para controladores Arduino. É uma tecnologia que marcou gerações e que possibilita a transferência de dados e arquivos entre dispositivos.
O Bluetooth que conhecemos trata-se de um projeto de meio de comunicação sem fio e a curta distância. Ele iniciou-se a ser desenvolvido no ano de 1994 pela empresa Ericsson e amadurecido em um momento seguinte por um consórcio de várias empresas chamado Bluetooth Special Interest Group.
A Tecnologia marcou gerações, afinal antes da viabilidade de internet com velocidades que permitiram a transferência de arquivos via whatsapp, google drive e afins, era utilizado principalmente o Bluetooth para a transferência de arquivos a curta distância.
Como o Arduino fez tanto sucesso, não demorou para que entusiastas começassem a estudar a forma correta de integrar essa tecnologia de transmissão de dados sem fio com o famoso microcontrolador, e assim, foram criados os módulos HC-05, HC-06, HC-08 e seus similares.
Antes de mais nada, é bom deixar explícito de início quais são as vantagens e desvantagens da tecnologia Bluetooth, que tanta agrega no nosso dia a dia.
Alguns dos benefícios de usar essa tecnologia são as seguintes: Baixo consumo de energia dos aparelhos; Velocidade de transmissão é consideravelmente mais rápida; É uma forma mais fácil de parear com dispositivos smartphones da atualidade; Os padrões são extremamente retrocompatíveis.
Com todos esses pontos já apresentados é possível considerar que o Bluetooth é de fato uma excelente forma de transmissão de dados da forma mais fácil.
Mas, contudo, este meio tecnológico de transmissão de dados tem suas desvantagens, como por exemplo: Um alcance baixo; A conexão é ponto a ponto, por isso só é possibilitado parear dois dispositivos.
Projeto Controle de Iluminação com Módulo Bluetooth Arduino
A tecnologia Bluetooth permite que exista troca de dados e arquivos entre vários dispositivos de uma forma segura e rápida, dentre ele os principais são:
Muito provavelmente você já fez e faz uso do Bluetooth em seu dia a dia. O uso mais comum nos dias de hoje é em caixinhas de sons portáteis e fones de ouvido ou mesmo em projetos com arduino.
O sistema que se utiliza desta tecnologia faz uso da frequência de rádio de onda curta a fim de criar a comunicação entre dois ou mais aparelhos que são compatíveis com ela.
Quando um aparelho entra no raio de alcance de outros dispositivos, qualquer um deles pode ser encontrado e liberar o uso mesmo que estejam em ambientes diferentes.
Já o seu consumo de energia é bastante baixo, por isso, não traz problemas para quem o utiliza em diferentes dispositivos, como o celular.
Porém o Bluetooth também apresenta desvantagens, uma delas é a limitação de distância, pois é restrito a certa distância para a conexão e transferência de dados, que varia de modelo a modelo.
Controle Bluetooth Arduino pelo Smartphone
Existem diferentes classes de Bluetooth Arduino, cada uma com sua potência e alcance diferentes. Dentre as principais pode-se citar:
A comunicação do dispositivo só é permitida através do uso de uma rede que se chama piconet, que permite apenas a sua conexão de até oito dispositivos.
Mas ainda assim, para obter um aumento desta quantidade de dispositivos conectados é possível que você sobreponha mais piconets, de forma a aumentar o número de conexões por um método chamado de scatternet.
Vantagens de ter bluetooth com Arduino
A utilidade do Bluetooth Arduino se dá na criação de microcontroladores a curta distância, através da tecnologia Bluetooth para controlar peças feitas com Arduino.
Entre as vantagens do Bluetooth Arduino é possível destacar a menor utilização de fiação, pois não é necessário o principal controlador ser conectado ao objeto a ser controlado, além disso, os equipamentos ficam mais leves e compactos, sem fiação e assim com peso final menor.
Os módulos Bluetooth para Arduino se dividem em alguns modelos, apresentando algumas caracteristicas diferemyes, bem como sua compatilidade, por isso, é necessário ter bastante atenção no momento da escolha, de forma a adquirir o modelo que realmente vai atender ao seu projeto maker diy. Conheça abaixo alguns modelo:
Tipos de Módulos Bluetooth Arduino
Um dos mais conhecidos módulo Bluetooth é o HC-05. Ele é excelente para projetos em que se é necessário a conexão sem fio confiável e de fácil uso.
Também pode ser configurado via comando AT e pode ter o funcionamento em modo Master ou slave.
O comando AT abrevia a palavra Attention, do português, Atenção. Ele também é conhecido por ‘’comandos Hayes’’, e é uma linguagem de programação desenvolvida por Dennis Hayes.
O HC-06 é um da série de módulos que permite que você adicione o controle remoto Bluetooth para o Arduino, robô ou outro projeto com microcontrolador
Com isso é possível que você possa interagir com os projetos já criados por você através do uso de softwares. Já o HC-06 apenas pode operar em modo slave.
Temos também o módulo HC-08, este é um módulo altamente tecnológico, feito com propósito de enviar e receber informações por Bluetooth, sendo compatível com plataformas Arduino, Raspberry e outras.
Sendo também conhecido por HM-10, o AT-09 é um módulo em que existe um chip BLE. O AT-09 faz com que seja possível realizar comunicação série com o chip BLE por pinos digitais Rx e Tx.
Para não existir dúvidas também, o BLE (Bluetooth Smart) é a tecnologia de rede de área pessoal sem fios criada e de uso comercial pela Bluetooth Special Interest Group.
O diferencial entre o Bluetooth Clássico e o Bluetooth Smart seria apenas o de fornecer consumo de energia e custos consideravelmente reduzidos, a fim de um alcance de comunicação similar.
Por fim e não menos importante, temos o módulo HM-11, que faz com que o dispositivo receba ou envie os dados através do Bluetooth através do Bluetooth sem a dependência de algum cabo serial no Computador.
O HM-11 é capaz apenas de trabalhar em dois modos em 2 modos diferentes, sendo eles: Master e Slave.