O que é uma Cuba Ultrassônica?
Por ser uma ferramenta com grande variedade de utilidades, podemos encontrar cuba ultrassônica em diversas áreas, bem como em bancadas de eletrônicas e consultórios odontológicos, as quais são chamadas de cuba ultrassônica odontológica . Entretanto ainda existe a lavadora ultrassônica, a qual tem seu uso mais aplicado nas áreas da medicina hospitalar, para a limpeza de instrumentos cirúrgicos.
Como usar a Cuba Ultrassônica?
Como funciona a Cuba de limpeza ultrassônica?
A designação ultrassônica é dada para os sons produzidos com uma frequência acima de 20.000 Hertz (20KHz), as quais não são usadas na comunicação do ser humano (inaudíveis), porém são amplamente utilizadas para facilitar sua vida. Como exemplo, podem ser citados os sonares para localização de cardumes de peixes, máquinas para localização de trincas em peças metálicas e principalmente nos equipamentos de limpeza ultrassônica (Ultrasonic Cleaners), dentre outros.
Pesquisas indicam, que a limpeza por cavitação surgiu durante a Segunda Grande Guerra quando, acidentalmente, um objeto emissor de sons de alta frequência fora introduzido na água, gerando milhares de bolhas que foram denominadas cavitação. Posteriormente fora observado, com clareza, que o processo de cavitação gerado pela vibração de alta frequência, produzia milhares de micro-bolhas que entravam em colapso assim que se deparavam com um obstáculo.
Também conhecidas como lavadoras ultrassônicas, trabalham a partir deste processo de cavitação. Seu funcionamento é basicamente a transformação de energia elétrica em energia mecânica, a qual através da vibração de alta frequência gera micro-bolhas responsáveis pela limpeza.
A cuba de limpeza, em geral, é composta por um circuito de potência, um transdutor piezoelétrico e um recipiente (bacia) onde ocorrerá o processo. Seu principal diferencial em relação às demais formas de limpeza é que a cavitação remove a sujeira de maneira homogênea, onde o acesso humano seria praticamente impossível.
Este transdutor piezoelétrico, é o componente responsável em transformar a energia elétrica, através de vibração, em energia mecânica. O transdutor tem como componente principal de sua montagem, a cerâmica piezoelétrica, componente que apresenta variações em suas dimensões quando se aplica a ele um campo elétrico. Este fenômeno é chamado de piezoeletricidade e os materiais que o apresentam são chamados de piezoeléctricos.
Em síntese, o processo utilizado nada mais é do que a rápida formação e o repentino colapso de milhões de micro-bolhas(cavidades) dentro do líquido específico. Estas bolhas são formadas pela alternância de ondas de pressões altas e baixas.
Durante o período de baixa pressão, as bolhas crescem até atingir a fase de alta pressão, aonde são comprimidas e implodem. Este efeito de milhares de implosões por segundo, torna o processo de limpeza extremamente poderoso, podendo ser observado seu resultado à nível microscópico.
Para limpar objetos e peças, podem ser encontrados diferentes métodos, porém a limpeza ultrassônica é a maneira mais eficaz emoderna de efetuá-la atualmente. A junção da cuba ultrassônica, geradora de ondas de alta frequência, com a solução (líquido)específica para este processo, garante uma limpeza completa e eficiente de peças com diferentes formas e tamanhos. Este fenômeno funciona como uma escovação invisível que não agride, não desgasta nem danifica nenhum tipo de superfície.
É inclusive, capaz de remover os mais diversos tipos de sujidades orgânicas e inorgânicas tais como: óleos, graxas, massa de polimento, pasta de lapidação, carbonização, borracha vulcanizada, oxidação, desmoldante, fluxo de solda, grafite, óxido de alumínio, dentre outras.