O Módulo Dimmer Arduino e ESP32 MC-8A 220V é um equipamento eletrônico que permite realizar o controle da quantidade de energia que é enviada para a lâmpada incandescente, consecutivamente proporcionando maior ou menor luminosidade, de forma a dimerizá-la.
O funcionamento de um dimmer é feito por meio de um sistema um controlador Triac BT137 que está integrado na placa, sendo utilizado comumente para chavear a corrente alternada, onde tem a capacidade de dimerizar uma ou mais lâmpadas incandescentes, de forma a controlar eletricamente a intensidade luminosa ou o consumo de uma fonte de luz qualquer, como, por exemplo, uma lâmpada incandescente tradicional.
O Dimmer controlador Arduino e ESP32 MC-8A 220V serve para interromper o envio de corrente a um dado circuito através de uma regulagem de disparos que é programada através do Arduino, Raspberry Pi, PIC, entre outros.
Conexões Dimmer Arduino MC-8A
Com uma entrada e uma saída específica para corrente de 127V ou 220V (deve ser escolhido no momento da compra), ele proporciona através das portas do microcontrolador uma configuração capaz de controlar a intensidade de lâmpadas incandescentes de uma forma muito mais prática e eficiente, aumentando ou diminuindo a faixa luminosa.
A porta representada pela entrada ZC (Zero Cross) manda um aviso para o microcontrolador de que a tensão está cruzando o zero. A Platafroma Microcontroladora, por sua vez, manda um pulso de volta para o Dimmer Arduino e ESP32 MC-8A 220V através da porta DIM que fará com que o módulo controle o brilho das lâmpadas incandescentes instaladas.
Em uma visão mais ampla o Dimmer Triac Arduino é um dispositivo que possui a capacidade de variar a luminosidade de uma ou mais lâmpadas incandescentes, tornando o ambiente muito mais agradável, de fácil controle, trazendo consigo inclusive o benefício de maior economia de energia.
ACESSE O ARTIGO DO NOSSO PARCEIRO: "Arduino e dimmer com Triac: criando um amanhecer artificial".
Exemplo de Ligação do Dimmer Arduino MC-8A com Arduino
Conexão Dimmer Arduino MC-8A com ESP32
Dúvidas Frequentes Módulo Dimmer para Arduino Pic MC-8A:
É normal o resistor do dimmer esquentar?
Sim, o resistor é o responsável pela dissipação da energia durante o funcionamento do dimmer, sendo normal seu aquecimento, mesmo que não esteja dimerizando nenhuma lâmpada.
Como saber a tensão do meu módulo dimmer MC-8A?
O Módulo Dimmer MC-8A possui uma diferença bastante simples de se verificar entre os seus modelos de 127V e 220V, o resistor grande instalado em pé junto ao módulo possui uma resistência de 15K Ohms para tensões de 127V e uma resistência de 33K Ohms para tensões de 220V.
O Módulo Dimmer pode ser utilizado com qualquer lâmpada?
Não, ele só pode ser utilizado com lâmpadas incandescentes ou com lâmpadas de LED Dimerizáveis do tipo “leading edge”. Não será possível realizar o controle de lâmpadas de LED comuns e fluorescentes, por exemplo, podendo causar danos às mesmas.
Posso realizar o controle de motores através dimmer?
Não, ele não é o produto mais indicado para o controle de motores, uma vez que não proporcionará um controle muito preciso. Este modelo foi produzido para utilização em cargas resistivas e não indutivas, que é o caso de motores.
O Led do Dimmer não esta acendendo, é defeito?
Não, o led não é um indicativo de funcionamento do dimmer, ele apenas é acionado quando entra sinal no pino “dim”, portanto, verifique o código de programação.
Conectei todos os pinos e meu dimmer não esta funcionando, e agora?
É possível realizar um teste simples para ver ser seu dimmer esta funcionando, alimente o pino “dim” com 5V direto, se o led acender, o módulo esta funcionando e o problema deve ser no código de programação ou nas conexões, sendo assim, revise-os.
Comprei o dimmer e não consigo utilizar, o que fazer?
Nós vendemos apenas a placa, não trabalhamos com desenvolvimento de projetos. O módulo dimmer é um projeto complexo e cheio de detalhes para que funcione de forma correta, por isso, é preciso um prévio estudo para entender o funcionamento da placa. Recomendamos a leitura de um do post no blog Usina Info “PROJETO ESP32 DIMMER – AUTOMAÇÃO PARA CONTROLE DE LUZ”.
Como testar de forma direita se o dimmer está funcionado?
Para testar o dimmer de forma direta insira 5V no pino DIM (utilize o pino GND como terra), assim a lâmpada deve ficar acesa. Se ela acender, problemas elétricos de fábrica no dimmer estão descartados, devendo revisar o código de programação ou os fios de conexão.
CARACTERÍSTICAS:
- Módulo Dimmer;
- Possibilita o controle da quantidade de energia que é transmitida às lâmpadas incandescentes;
- Proporciona controle preciso da luminosidade das lâmpadas incandescentes;
- Controlador Triac BT137 integrado;
- Capacidade de dimerizar uma ou mais lâmpadas incandescentes;
- Luminosidade controlada através de sistemas microcontroladores;
- Porta ZC (Zero Cross) que avisa quanto a tensão estiver cruzando o zero;
- Porta DIM que recebe um pulso de tensão do microcontrolador como resposta ao ZC;
- Compatível com lâmpadas incandescente ou led dimerizáveis tipo leading edge;
- Led D5 indica status do pino DIM;
- Torna o ambiente muito mais agradável;
- Diminui o consumo de energia;
- Fácil controle;
- Simples instalação;
- Datasheet Triac BT137;
- Código para Teste de Frequência com Módulo Dimmer;
- Código de Programação Dimmer Arduino MC-8A;
- PODE SER ENVIADO NAS CORES PRETA COM AZUL OU VERDE.
ESPECIFICAÇÕES:
- Marca: Microtech;
- Modelo: MC-8A;
- Produto Exclusivo Usinainfo;
- Triac: BT137;
- Tensão para lâmpadas incandescentes: 127VAC ou 220VAC (escolher no momento da compra);
- Tensão junto ao Arduino: 5V DC;
- Tensão entrada de disparo: DIM 5V;
- Corrente consumida na entrada 5V: 5mA;
- Resistor: 15K 5W (127V - Marrom / Verde / Laranja) / 33K 5W (220V - Laranja / Laranja / Laranja);
- Potência: 880W (127V) / 1760W (220V);
- Corrente: 8A (necessário dissipador de calor);
- Dimensões (CxLxA): 62x34x18mm;
- Peso: 21g.
VÍDEO DO PRODUTO:
Comentários
Equipe Usinainfo
Não vai funcionar corretamente, por esse motivo que temos a versão 127V.
Equipe Usinainfo
Este módulo é indicado para cargas resistivas, no caso do ventilador de teto que é carga indutiva, pode ser que ele apresente um funcionamento anormal, podendo gerar aquecimento do motor bem como não arrancar em uma tensão menor, infelizmente não podemos garantir o funcionamento nesta aplicação.
Equipe Usinainfo
Bom dia Vitor, a potência máxima é de 1760W (220V).
Equipe Usinainfo
Boa tarde Gilberto, o Dimmer é indicado para cargas resistivas e não motores, quando utilizado com motores ele permite o controle do RPM, mas não apresenta resultados tão precisos como em cargas resistivas (como lâmpadas incandescentes, por exemplo).
Faça login para comentar