As ferramentas manuais são ferramentas que cada vez mais conquistam seu espaço nas bancadas e caixas de ferramentas de todos, são ferramentas de fácil manuseio e possuem os preços mais diferenciados para contentar todo tipo de usuário.
Considerados dispositivos bastante utilizados tanto por profissionais da área da eletrônica quanto por entusiastas, as ferramentas manuais possibilitam a manutenção e o desenvolvimento eletrônico de módulos dos mais diversificados, indo desde os processos de verificação até os processos de aplicação.
Dentre as ferramentas responsáveis pelos processos de verificação, podemos destacar os multímetros, sensores de temperatura e afins e dentre as ferramentas de aplicação, podemos destacar os ferros de solda e seus respectivos complementos. Além disto, não podemos esquecer-nos das ferramentas manuais de apoio como alicates, chaves e etc.
Para realizar um trabalho de qualidade e aumentar ainda mais o profissionalismo de seus procedimentos, tanto profissionais quanto entusiastas da eletrônica necessitam de uma bancada adequada, com ferramentas manuais de qualidade e que lhe auxiliem, estas ferramentas você encontra abaixo.
Ferramentas manuais para eletrônica são ferramentas básicas imprescindíveis para a realização de um trabalho de eficiência e eficácia que garantem o bom funcionamento dos equipamentos eletrônicos, uma manutenção de qualidade necessita de um profissional de qualidade, e um profissional de qualidade precisa de ferramentas de qualidade.
Ter as ferramentas adequadas para cada procedimento também é a melhor forma de garantir uma boa praticidade no trabalho diário, poupando tempo e auxiliando na execução das mais diferenciadas tarefas.
Muitas vezes nos perguntamos qual ferramenta manual é preciso comprar para compor uma bancada de trabalho de qualidade, qual modelo de alicate, qual tipo de chave, qual ferro de solda, então não perca abaixo uma breve explicação sobre cada um destes e sua devida importância.
A primeira ferramenta manual, a que com certeza não pode faltar na bancada de trabalho de nenhum profissional e até mesmo entusiasta em eletrônica é o ferro de solda. Diversos são os modelos de ferro de solda disponível no momento, normalmente variando-se de acordo com a sua potência.
Essa é uma das ferramentas mais usadas pelos técnicos de eletrônica, o ferro de solda serve para transformar corrente elétrica em calor, fundindo uma parte metálica do estanho. Maiores informações quanto ao funcionamento deste produto você encontra na sua categoria específica, acesse: FERRO DE SOLDA.
O ferro de solda possibilita a união e fixação de diversos componentes nas mais diversas placas, além de ser de grande auxilio na manutenção destas.
Ao escolher o ferro de solda deve-se saber que serão encontrados equipamento disponível em vários modelos e potências. A melhor forma de escolher o seu ferro de solda é estipulando inicialmente a aplicação à qual será utilizado, ou seja, se você vai precisar de um modelo mais completo e potente ou se um ferro de solda mais simples que atende às suas necessidades.
O segundo produto que aparece na lista das ferramentas manuais indispensáveis na bancada de trabalho de eletrônica é o Alicate de Bico, um produto de diversas aplicações que auxilia em diversos processos de montagem e manutenção.
Alicate de BicoConsiderada uma ferramenta coringa, o Alicate de Bico não poderia de ficar de fora desta lista, suas hastes alongadas são bastante úteis inclusive quando o espaço para montagem é apertado e precisamos segurar uma porca para rosquear, por exemplo, um parafuso.
O alicate de ponta tem muitos usos, como:
Essa é uma ferramenta indicada para qualquer pessoa que trabalha com eletrônica, desde profissionais com oficinas elaboradas, até quem quer apenas fazer pequenos reparos em casa.
A terceira ferramenta manual indispensável para quem deseja trabalhar com eletrônica é o Sugador de Solda. O sugador de solda vai facilitar os mais diversificados processos de manutenção e fazer com que se ganhe Tempo e dinamismo no trabalho.
Mais uma ferramenta manual básica de eletrônica que não pode falar na bancada de quem deseja maior qualidade em seus processos de soldagem.
O sugador é empregado para fazer a retirada de componentes no circuito eletrônico. Depois de derreter a solda você vai sugá-la com esta ferramenta, retirando a solda da placa de circuito impresso e possibilitando a remoção do componente em questão.
Ele é formado por um pistão que impulsiona uma mola para dentro de um tubo de plástico ou de metal, que aspira a solda quando retorna à sua posição.
Quem trabalha com eletrônica sempre está precisando cortar alguma coisa, seja fios, terminais alongados de componentes e até mesmo rebarbas que encontramos em nossos módulos e demais dispositivos.
O alicate de corte é indispensável, ele assegura aos seus procedimentos maior segurança e praticidade, possibilitando executar além do corte, o auxílio em processos de decapagem, por exemplo.
Esse alicate é muito importante para cortar os excessos dos terminais de componentes que ficam depois da soldagem, e para cortar fios.
Esse alicate é perfeito para realizar o corte de fios e cabos e também utilizado para descascar fios. É uma ferramenta muito útil para os profissionais de eletrônica e informática.
É praticamente impossível a manutenção de equipamentos e a abertura dos mais diversificados cases sem a utilização de uma chave fenda, Phillips e Allen, por exemplo. Como são diversos modelos de parafusos e também diversos tamanhos, a aquisição de um jogo de chaves com um apanhado das principais ferramentas manuais desta categoria é indispensável.
Através de um cabo normalmente isolado que garante maior segurança aos procedimentos eletrônicos, conseguimos utilizar diversas ponteiras que são facilmente trocadas através de procedimentos simples e práticos.
Essa é uma ferramenta básica que serve tanto para os profissionais que trabalham com isso quanto para aqueles que querem apenas fazer reparos em casa. É uma das ferramentas mais importantes.
As chaves de fenda servem para fazer ajustes de potenciômetros com eixos de fenda e só devem ser usadas para colocar e retirar parafusos de fendas, não para outros tipos de parafusos, nem como talhadeira.
Já as chaves Philips têm vários modelos e tamanhos, servem para apertar e soltar parafusos.
Quem trabalha com eletrônica está todo momento tendo de lidar com eletricidade e os diferentes tipos de testes que envolvem este trabalho. Através de um multímetro podemos medir numericamente a tensão, corrente, resistência, continuidade, até aqui já provamos o quanto ampla é a aplicação deste produto e tem modelos que fazem muito mais que isto ainda.
Ter um bom multímetro é muito importante e essa é outra ferramenta manual básica em eletrônica, a escolha do melhor modelo, porém vai depender da aplicação desejada e dos testes que serão necessários. Para aplicações do cotidiano, modelos mais simples satisfazem totalmente as necessidades de qualquer usuário.
Maiores informações quanto ao funcionamento deste produto você encontra na sua categoria específica, acesse: MULTÍMETRO.
O Multímetro mede e avalia a resistência elétrica e demais medidas elétricas tanto de redes de corrente contínua quanto alternada.
Ferramentas manuais de certas é essencial para você fazer um bom trabalho em eletrônica, isso é válido tanto para profissionais da área quanto para aquelas pessoas que só querem fazer uma manutenção em sua casa.
Além das ferramentas que citamos você também pode ter um alicate descascador de fios, que te ajuda a desencapar fios. Também é interessante que você tenha um bom martelo e uma boa ferramenta de corte, como uma serra para metal. Tenha também um martelo de borracha para dar batidas leves e uma morsa para te ajudar a limar, cortar ou dobrar peças de metais.