Fontes de Alimentação: Lineares e Chaveadas
Uma fonte ajustável ou fonte regulável é um equipamento eletrônico no qual podemos ajustar tanto a tensão quanto a corrente de saída para alimentar / energizar um circuito eletrônico ou realizar testes de funcionalidade.
A fim de poder alimentar de forma adequada componentes e equipamentos, as fontes de alimentação ajustáveis transformam a energia elétrica da rede sob a forma de corrente alternada (CA) em uma energia elétrica de corrente contínua (CC).
Geralmente a fonte ajustável é utilizada em mesas ou bancadas de trabalho, elas visam auxiliar em testes, reparos e recargas de diversos equipamentos eletrônicos, como: celulares, câmeras digitais, testes de motores e lâmpadas, recarregar pilhas e baterias, alimentar projetos eletrônicos em Protoboards, efetuar testes de consumo e identificação de curto, dentre outras aplicações.
Uma fonte ajustável de alimentação faz parte das ferramentas essenciais e indispensáveis de uma bancada eletrônica completa. Podemos encontrar no mercado tanto fontes lineares quanto fontes chaveadas.
Como funciona?
As fontes de alimentação reguláveis são de fácil instalação e podem ser dispostas sobre qualquer mesa ou bancada de trabalho. Sua instalação é simples, bastando ao operador conectá-la a uma tomada. Porém, deve ser observada primeiramente a sua tensão de entrada, se 110V ou 220V, para evitar a sobrecarga e consequentemente sua deterioração. Para conectar as pontas de prova, deve ser observadas as cores padrão, preto e vermelho.
Uma fonte de bancada é um aparelho ou dispositivo eletrônico constituído por quatro blocos de componentes elétricos: um transformador de força (que aumenta ou reduz a tensão), um circuito retificador, um filtro capacitivo e/ou indutivo e um regulador de tensão.
Dentre os tipos de fonte de alimentação podemos citar:
-
- Fontes utilizadas diretamente em computadores, que são responsáveis pela alimentação de utilitários internos e periféricos (não variável)
-
- Fontes utilizadas para carregar aparelhos de celular (não variável)
-
- Fontes ajustáveis de bancada, que são utilizadas para alimentar de forma controlada componentes elétricos que passarão por testes, além de auxiliarem nas linhas de montagem e universidades.
Como este artigo se destina exclusivamente a esclarecimentos sobre a fonte regulável / fonte ajustável / fonte de bancada, deixamos de lado as fontes de alimentação utilizadas em computadores e celulares para analisar detalhadamente as fontes reguláveis de bancada.
O objetivo principal de uma fonte ajustável é transformar a energia elétrica da rede, recebida sob a forma de corrente alternada (AC - Alternating Current), em uma energia elétrica de corrente contínua (DC - Direct Current), tensão esta mais adequada para a alimentação de equipamentos elétricos e eletrônicos mais sensíveis.
Fonte regulável de alimentação “Linear”
Em uma fonte regulável ou fonte ajustável de alimentação linear para bancada, a tensão alternada da rede elétrica é aumentada ou reduzida por meio de um transformador, a seguir é retificada por diodos ou ponte de diodos retificadores para que somente os ciclos positivos ou os negativos possam ser usados, após é filtrada para reduzir o ripple (ondulação) e finalmente reguladas pelo circuito regulador de tensão.
Depois de passar por estes quatro ciclos a tensão estará pronta para ser usada na alimentação de algum componente sensível. É por meio deste último circuito, denominado regulador de tensão é que o operador poderá determinar a quantidade exata de tensão e corrente que será enviado pela saída até o equipamento que está sendo carregado.
Este regulador de tensão é composto de um transistor (potenciômetro) que de forma analógica determina quanto de tensão e quanto de corrente deverá ser enviados aos terminais de saída, já estando integrado na fonte de bancada.
Fonte regulável de alimentação “Chaveada”
A fonte regulável de alimentação chaveada utiliza-se de um transformador de alta frequência que permite que seja reduzido consideravelmente o seu tamanho e o seu peso em relação às fontes lineares. Essa fonte ajustável utiliza-se de transistores especiais (FETs) como interruptores eletrônicos de alta comutação, que diminuem as perdas e aumentam o seu rendimento total. Dessa forma, a potência controlada pela fonte de bancada fica maior.
As fontes chaveadas ou comutadas podem dissipar potências maiores utilizando componentes menores em relação às fontes lineares e também, trabalhar com modulação de pulso, alterando a frequência da rede para uma faixa entre 20 e 60kHz. De modo que com esta maior frequência, os principais componentes (transformador e capacitor de filtro) podem ser empregados em tamanho reduzido, diminuindo consideravelmente seu peso final.
Este é um artigo feito a partir de pesquisas e estudos, que tem por objetivo diferenciar e especificar os diferentes modelos de fonte variável de bancada.
Este texto tem o intuito, tanto de sanar dúvidas frequentes à respeito da fonte de bancada linear e da fonte chaveada, bem como de auxiliar técnicos e profissionais na escolha da melhor fonte regulável para sua bancada.