O GPS Arduino é um de Sistema de Posicionamento Global que utiliza a posição de satélites em torno do planeta, onde ao menos 24 equipamentos encontram-se em orbita no momento para definir a localização exata de determinado receptor GPS, esteja ele instalado em smartphones, centrais multimídias ou outros.
O que chama mais a atenção é o fato de estar disponível 24 horas por dia durante todos os dias do ano, permitindo utilizar as informações de posicionamento sem taxas ou cobranças.
Um GPS Arduino é um tipo de receptor desenvolvido para trabalhar em conjunto com microcontroladores Arduino, PIC ou Raspberry Pi, por exemplo, vindo a permitir a aplicação especialmente em carrinhos robóticos, drones e aeromodelos.
Uma informação relevante que precisamos saber antes de tudo, é que o satélite GPS dá duas voltas por dia ao redor da Terra, sempre em uma órbita muito precisa, transmitindo um tipo de sinal único e parâmetros orbitais para a localização exata do satélite.
Com essas informações e o método de trilateração, os receptores GPS são capazes de decodificar as orientações recebidas, conseguindo definir a localização com exatidão de onde o usuário se encontra.
Em suma, por meio o principio básico de funcionamento é por meio da distância e do tempo que um receptor GPS leva para receber um sinal transmitido, podendo medir latitude, longitude e altitude.
Depois que é estabelecida e determinada a localização do usuário, é possível calcular uma infinidade de informações extremamente uteis para protótipos, incluindo velocidade, data, hora, rastreamento e navegação para locais específicos.
Importante destacar que os sinais de raádio de baixa potência enviados pelo satélite são de visão, o que significa dizer que para perfeita recepção o usuário precisa estar um ambiente aberto, já que não passam por objetos sólidos, como prédios e montanhas, por exemplo.
Se você precisa de maior exatidão no seu projeto pode contar com a Linha Arduino GPS oferecida pela UsinaInfo e ofereça maiores possibilidades aos seus protótipos robóticos, sejam eles terrestres ou aéreos, permitindo que executem funções autônomas em locais e datas específicas.