O procedimento de Limpeza Eletrônica é tão sensível quanto as demais etapas da produção, uma vez que ao término da produção alguns resíduos podem ficar retidos na placa e podem atrapalhar o bom funcionamento do dispositivo quando em funcionamento.
Sabemos a importância que tem mantermos nossas placas eletrônicas limpas, livres de resíduos e materiais que possam alterar o seu estado de funcionamento, na categoria Limpeza eletrônica encontramos maiores informações quanto a estes cuidados, os procedimentos básicos e os produtos recomendados.
Para os desenvolvedores de plantão e para quem não desenvolve mas tem suas placas paradas por muito tempo, é sempre bom realizar limpezas corretivas e preventivas, a Limpeza Eletrônica é um procedimento bastante importante que tende a aumentar a vida útil dos dispositivos e eliminar defeitos.
A Limpeza Eletrônica, como o nome indica, envolve limpar as placas eletrônicas e outros componentes dos equipamentos para retirar resíduos, sujeira, poeira e quaisquer outros componentes que estejam em um plano sobre a placa e atrapalhando o seu funcionamento.
Esse é um processo delicado. É necessário ter muito cuidado para não danificar os componentes quando você estiver limpando, além de atentar-se para o uso de produtos específicos de acordo com itens eletrônicos.
Até certo tempo atrás acreditava-se que o momento de realizar a Limpeza Eletrônica era somente quando a placa estava totalmente montada, no entanto, hoje em dia já se tem outro entendimento sobre a questão.
Isso porque durante a montagem de um equipamento eletrônico, muitos componentes acabam ficando de difícil acesso para serem limpos somente no final e a limpeza torna-se constante, sempre que necessária.
Percebeu-se que após a montagem dos equipamentos muitos pontos das placas se tornavam de difícil acesso, o que torna maior a possibilidade de causar o dano em algum componente ou, até mesmo, da impossibilidade da limpeza posterior de determinada área, assim muitos componentes eletrônicos são limpos agora nas diferentes etapas do processo de montagem.
Portanto, o processo de limpeza eletrônica de um determinado equipamento varia conforme os componentes e as etapas de montagem do mesmo.
Em outras palavras, especialmente nas grandes indústrias, mas também é válido para seu projeto maker, a limpeza eletrônica vai ser feita por etapas, e quando há mais de uma pessoa envolvida na montagem do equipamento, todas elas serão responsáveis por limpar algum componente.
Isso significa que todas as pessoas que trabalham na montagem do equipamento precisam saber fazer a limpeza eletrônica do jeito certo e com os produtos corretos.
E se você trabalha sozinho ai na sua oficina vai precisar saber limpar do jeito certo todos os componentes e quais produtos usar para cada um deles.
O processo de limpeza eletrônica é importante tanto para acabamento final dos projetos, quanto para o correto funcionamento dos equipamentos eletrônicos, sejam eles novos ou usados. Resíduos desnecessários podem reduzir o desempenho, ou mesmo inviabilizar o funcionamento da placa.
Se a placa não passar por uma limpeza eletrônica, alguns danos ou aspectos negativos podem ocorrer.
No que cabe ao funcionamento da placa, a presença de resíduos indesejados pode gerar a condutividade entre terminais, com isso causando problemas no circuito da placa. Uma limpeza mal feita pode ocasionar danos aos componentes eletrônicos ou até mesmo nos circuitos da placa.
A presença de um resíduo logo de cara nem sempre é percebida, portanto, fique atento ao funcionamento das placas dos seus equipamentos eletrônicos, muitas vezes tudo que elas precisam é de um processo de limpeza. Se você é técnico e trabalha com eletrônica tudo que precisa fazer é checar, e se for o caso, limpar. Mas, se você não é uma especialista, não arrisque, leve seu equipamento para um técnico.
Agora que você já sabe o que é limpeza eletrônica e conhece a sua importância, vamos falar para você um pouco sobre os produtos básicos para fazer uma boa limpeza nas suas placas eletrônicas.
Uma excelente dica de produto básico para fazer a limpeza eletrônica das suas placas é o limpa contato. Ele tem por finalidade fazer a remoção da poeira, teias de aranha, fiapos de algodão, óleo e sujeira, que por sua vez, dificultam a passagem de corrente, gerando calor e aquecimento ao mesmo tempo em que prejudicam o desempenho da rede elétrica e levam a quebras e danos nos circuitos.
Uma das vantagens do limpa contato é que ele serve para praticamente todo tipo de equipamento eletrônico.
Na hora de escolher o seu limpa contato, veja as especificações do produto, pois existem diferentes tipos de limpas contatos. O principal fator que você precisa levar em conta para escolher é a temperatura do equipamento, ele vai estar quente e ligado quando você for limpar ou você vai fazer a limpeza com o item desligado?
Outro produto muito bom para fazer a limpeza eletrônica é o Dispenser. Ele atua como um coletor de tinta suja e a especialmente útil em equipamentos como impressoras ou qualquer outro projeto onde você vai precisar colocar tinta para fazer a máquina funcionar.
Há ainda o Ultra Max Cleaner, que é uma solução para limpeza através da cuba de ultrassom. O produto é de pronto uso, não necessita de diluição, proporcionando uma limpeza prática e rápida. Com ele é possível limpar facilmente as peças da máquina.
E para limpeza de diversos componentes, você pode usar uma Cuba Ultrassônica. Esse equipamento é empregado na limpeza e desoxidação de objetos e componentes, através de um processo de cavitação, processo que tem como funcionalidade a criação de bilhões de microbolhas, que se chocam e se rompem, faz uma limpeza profunda dos componentes.
E uma dica muito válida que facilita a limpeza da maioria dos equipamentos eletrônicos é que você tenha sempre à mão um bom conjunto de pincéis macios, e flanelas para limpeza.
Esses dois itens são verdadeiros coringas para qualquer oficina eletrônica e até mesmo para aquelas pessoas que fazem pequenos reparos em casa.
Esse produto é ótimo porque ele é próprio para isso e é fácil de usar, limpa contato normalmente vem spray e você só precisa aspergir a uma distância de aproximadamente 15 cm do equipamento, e depois remover os resíduos do produto com um pano macio que não solte fiapos.
Um bom pincel ou escova conseguem remover a sujeira como poeira e teias de aranha com facilidade e sem que você tenha que usar um produto químico para isto.
As flanelas ajudam no mesmo processo, e também serve para remover resíduos de produtos químicos quando você precisar submeter o item a um processo de limpeza eletrônica mais profunda.
Fazer a limpeza eletrônica do jeito correto e com os produtos certos é uma atividade imprescindível para qualquer pessoa que trabalhe com a manutenção de equipamentos eletrônicos ou projetos eletrônicos em geral.
Na verdade, saber fazer uma limpeza eletrônica é uma atividade que até mesmo aquelas pessoas que fazem pequenos detalhes em casa devem conhecer, afinal, quem nunca precisou limpar o próprio PC?