Luva Antiestática
A Luva antiestática é especialmente projetadas para aplicações ESD, em geral, é produzida a partir de materiais como nylon, látex, nitrílica ou vinil. Alguns modelos são fabricados com outros componentes incluindo cobre ou carbono, mas estes são mais caros do que os anteriormente mencionados. Por esta razão, a maioria dos trabalhadores optam por luvas antiestáticas laváveis ou de uso único, que são muito mais acessíveis e mais fáceis de manter.
A sigla ESD significa "Electro Static Discharge", se referindo a proteção contra a energia estática. Nesse sentido, a luva antiestática é considerada o produto ideal para se trabalhar em ambientes estáticos durante a manutenção de componentes eletrônicos, garantindo segurança para os trabalhadores que estão preocupados com a carga estática acumulada em seu próprio corpo, com relação aos danos que podem causar nos componentes e peças eletrônicas sensíveis que estão sendo consertadas.
A luva antiestática é confortável e oferece dissipação estática confiável, além de ser eficiente e durável. Enquanto a maioria dos modelos de luvas é projetada para uso único, outras podem ser lavadas sendo que sua eficácia permanece intacta por até 10 lavagens ou mais, dependendo do fabricante.
O objetivo da luva antiestática é evitar que o campo estático gerado pela roupa e os óleos das mãos cheguem a alcançar placas de circuitos ou outras peças eletrônicas, já que o campo de estática pode causar sérios danos aos componentes, mesmo sem você tocá-lo.
Existem três dispositivos principais que são usados na fabricação e manutenção de produtos eletrônicos: a pulseira, a manta e a luva antiestática.
Essas luvas são acessíveis, duráveis e de qualidade superior, são especialmente projetadas para manobrar filmes sensíveis, placas de circuitos, componentes eletrônicos, instrumentos de precisão, dentre outros, e são amplamente utilizadas em eletrônica, óptica, engenharia aeroespacial, indústria petroquímica, bem como no setor das telecomunicações.
Além de sua durabilidade, a luva antiestática (ESD) não afeta a destreza ou o tato do trabalhador, sendo que seus materiais são criados para reduzir o acúmulo de energia estática. A luva ainda é completamente livre de poeira e pode ser usada tanto em conjunto com pulseiras antiestáticas ou separadamente, já que ambas são igualmente eficientes no manuseio de placas de circuitos eletrônicos.
Tipos de luva antiestática
Como mencionado, a luva antiestática é produzida a partir de uma vasta gama de materiais, e todos eles com propriedades diferentes. Luvas de borracha nitrílica, por exemplo, são perfeitas para ambientes não contaminados, pois possui textura antiderrapante na ponta dos dedos. Estas luvas também são adequadas para aqueles que são alérgicos a borracha natural ou proteína de látex, são muito resistentes a produtos químicos e óleos, sendo assim a escolha perfeita para aplicações que são sensíveis, e devem ser manuseadas com cuidado para evitar carregamento eletrostático.
As Luvas de nylon, por outro lado, geralmente vêm com os dedos ou as palmas reforçados, são um pouco mais elásticas em comparação com as luvas antiestáticas de borracha nitrílica e sua superfície antiderrapante permite uma melhor aderência.
Já as Luvas de poliéster são usadas principalmente em fábricas onde a carga estática deve ser evitada a todo custo, as luvas ESD de poliéster são perfeitas para tais ambientes, bem como para ambientes limpos, uma vez que são capazes de dissipar cargas eletrostáticas a uma taxa muito elevada. Além disso, outro benefício importante do poliéster é que esta é um material altamente adaptável que pode ser lavado e reutilizado por diversas vezes antes de perder a sua eficácia ESD.
Por último, mas não menos importante temos as luvas de vinil que são muito resistentes a furos, elas são ambidestro e vêm com fortes punhos frisados. Além disso, estas luvas vêm com proteção adicional e são extremamente recomendadas para a área de montagem, bem como para ambientes limpos.
Nesse contexto, é inquestionável que a utilização da luva antiestática é de extrema importância para quem trabalha com conserto de eletrônicos que possuem componentes sensíveis, pois além de proteger o bem a ser consertado ainda oferece segurança para quem o está consertando.