Malha Dessoldadora
O que é a malha dessoldadora?
A malha dessoldadora também conhecida como Fita / Wick / Pavio de remoção de solda, é um produto comumente utilizado por profissionais das áreas eletrônicas, fabricada a partir do enlace de fios de cobre de forma trançada.
As dimensões da malha dessoldadora variam muito, podendo iniciar na largura de 1,5mm chegando a 3,5mm. Vai depender de qual a sua necessidade, se vai querer abarcar uma área maior ou menor durante a remoção da solda.
A malha dessoldadora é fabricada com fios de cobre entrelaçados, pois este metal é um excelente condutor de calor, e devido a facilidade que possui em se fundir com a liga de estanho, de modo a tornar mais rápido e eficiente o procedimento de dessoldagem.
Pra que serve a malha dessoldadora?
A malha dessoldadora, devido as suas propriedades, é indicada para realizar a remoção e limpeza de soldas de estanho em terminais eletrônicos e placas.
Muito utilizada nos processos de “Reballing” em chip’s BGA e retrabalho em chip’s SMD’s, a malha dessoldadora é muito prática e extremamente útil, pois evita que sejam causados danos aos circuitos eletrônicos e remove impurezas que podem prejudicar o funcionamento do mesmo.
A função da malha de dessoldadora quando aplicada é absorver o excesso de soldas nos reparos eletrônicos e/ou remover os resíduos de soldas anteriores no componente, visando efetuar a limpeza e permitir uma nova soldagem.
Quando aplicada, a malha dessoldadora reduz significativamente o risco de danos que podem causados aos componentes eletrônicos devido ao calor ser aplicado somente sobre a área de interesse, reduzindo o atrito excessivo em trilhas e terminais dos componentes.
Como utilizar a malha dessoldadora?
A utilização da malha dessoldadora é muito simples, basta colocar a malha em cima da solda de estanho a ser retirada, em seguida encoste o ferro de solda já aquecido sobre a malha e siga o traçado que você precisa, arrastando a malha junto com o ferro de solda pela área onde a solda será retirada, que automaticamente a solda irá derreter e se grudar na malha, permitindo a completa dessoldagem do componente. Para resultados melhores é indicado utilizar fluxo de solda sobre sobra a solda de estanho antes de iniciar o processo de fusão.