A Manta Antiestética é um material de proteção que deve ser utilizado em bancadas de trabalho para permitir maior segurança durante as manutenções de eletrônicos, impedindo que descargas estáticas danifiquem os componentes em conserto.
A Manta Antiestática serve para dissipar a energia estática gerada pelo corpo humano, permitindo que a energia seja conduzida até o aterramento, sem causar nenhum tipo de dano aos componentes sensíveis que estão sendo manuseados.
A Manta Antiestática é produzida com uma camada dupla de borracha muito resistente, sendo que a superior é dissipativa (em geral é de cor azul ou verde), enquanto a inferior é condutiva (em geral de cor preta), possibilitando que tenha total eficácia na proteção de operadores e componentes, além de melhorar o visual da bancada de trabalho.
Sim, a Manta Antiestática é vendida por metro para facilitar a adaptações nos mais diversos locais de manutenção, possibilitando que o técnico compre exatamente o pedaço que vai precisar. Alguns modelos já são vendidos em pedaços cortados, portanto, verifiquei com atenção no momento da compra.
A Manta Antiestática para notebook e celular é a do tipo dissipativa e condutiva, sendo capaz de proporcionar a dissipação da energia estática de forma segura, aumentando a segurança da manutenção e reduzindo o risco de danos estáticos aos componentes das placas dos eletrônicos.
Instalar a manta antiestética é muito simples, basta estender a manda sobre a sua bancada de trabalho com o lado azul ou verde para cima, fazer algum recorte para que encaixe perfeitamente. Na sequência instale o conector que acompanha para fixação do cabo e o conecte no aterramento.
A manta antiestática é um dos equipamentos que são usados para executar o trabalho de manutenção de aparelhos eletrônicos. A manta serve para facilitar e também possibilitar o manuseio das diferentes peças dos aparelhos.
É um item muito utilizado e recomendado para este tipo de serviço e aqui você irá conferir o que ele é e irá entender tudo sobre o seu funcionamento.
Um dos elementos-chave para a criação de uma área protegida antiestaticamente é o emprego de uma manta anti-estatica. Uma bancada de trabalho com proteção ESD irá proporcionar ao usuário uma área de dissipação estática, fornecendo assim segurança para o trabalho com componentes eletrônicos sensíveis.
As bancadas com manta ESD são amplamente empregadas na indústria eletrônica e assistências técnicas, pois fornecem uma superfície adequada para quem trabalha na construção, reparação, teste, enfim, qualquer procedimento relacionado à componentes e equipamentos eletrônicos.
Para a criação de uma bancada de trabalho segura e ao mesmo tempo completa, o usuário deverá atentar principalmente para o desenvolvimento de um sistema de proteção antiestático ESD.
Tipos de Mantas Antiestáticas
A começar pelo revestimento da superfície da bancada, que deverá ser composto por uma manta anti-estática, pois é ela quem dissipará a estática criada pelo atrito da placa com a manta e também a energia estática advinda do próprio usuário. Porém, para que esta energia estática seja dissipada de forma correta a manta deverá estar conectada a um sistema de aterramento eficaz e em pleno funcionamento.
As mantas antiestaticas, são fabricadas com duas camadas de borracha vulcanizada, resistente a altas temperaturas e também a corrosão causada por solventes. Estas camadas tem por finalidade garantir durabilidade, além de formar o sistema de proteção antiestático.
Praticamente todas as mantas possuem cores diferenciadas para suas camadas. Na maioria das vezes a parte com a cor mais clara (superior) é a parte dissipativa, pois fica em contato com a mão do operador, que descarrega sua carga de energia estática diretamente para o componente em manutenção. Já a parte com a cor escura ou preta (inferior) é a com propriedade condutiva, uma vez que é por ela que a energia será carregada até o cabo que seguirá para o aterramento.
Deve, por outro lado, ser observado atentamente que o sistema de proteção antiestática eficiente é formado pelo emprego da manta anti-estática juntamente à pulseira antiestática. Pois o uso de um equipamento isoladamente poderá não ter a eficiência desejada. A manta por si só não garante a total proteção do equipamento ou componente em manutenção, uma vez que ela apenas dissipa e conduz a energia estática formada na sua superfície, não interferindo na energia produzida pelo usuário.
Portanto, profissional ou técnico, ao criar sua bancada de trabalho esteja totalmente atento à questão da proteção antiestática ESD. Pois, observando este importante ponto, você estará evitando danos e prejuízos desnecessários.
Por ser um produto amplamente empregado em meio a indústria de eletrônicos e assistências técnicas, a manta antiestática desempenha um papel fundamental no bom resultado do trabalho de manutenção de diversos aparelhos eletrônicos.
A sua presença durante a execução de um serviço do tipo é algo fundamental, pois sem ela, os dispositivos em questão ficam desprotegidos de descargas eletrostáticas, as quais podem danificar seriamente o produto.
A manta é apenas um dos muito importantes equipamentos ESD usados em trabalhos de manutenção de eletrônicos. Ela por si só desempenha o papel de aterramento e desvio de estática, e previne infames dificuldades e acidentes ao aparelho em conserto.
Utilize a Manta Antiestática na Bancada de Trabalho
A manta antiestática deve ser posicionada em cima da bancada de trabalho, com a sua parte de cor mais clara virada para cima.
Apesar de ter diferentes cores, as mantas normalmente seguem este padrão, onde a parte mais clara é responsável por dissipar e a mais escura por conduzir.
Para que a manta seja eficaz é imprescindível o seu correto aterramento, e só utilizá-la se ela estiver devidamente conectada a um sistema de aterramento eficaz e em funcionamento.
E também, não se pode esquecer do uso de uma pulseira antiestática, que acrescenta segurança ao aparelho e garante a sua total proteção.
Junto a manta e aos outros equipamentos existentes, é muito recomendado o uso da manta de silicone, a qual é encontrada normalmente na cor azul.
Ela é utilizada sobre a manta antiestática por oferecer mais resistência a grandes temperaturas, as quais podem ser suportadas no máximo até 500° C.
Por fim, o uso da manta antiestática é algo indispensável em meio a um serviço de manutenção eletrônica, por dar segurança para o usuário e o dispositivo a ele confiado.
Manta Antiestática e Pulseira ESD para Proteção Completa
Afinal, de forma direta e resumida, a função de uma manta antiestática é prevenir que os aparelhos em conserto não sejam afetados negativamente pela energia proveniente da pessoa que é responsável pela manutenção.
Ao se mexer nos dispositivos montados, não há problemas em questão de estática e de descargas, mas quando suas peças internas são tocadas e manuseadas, o cuidado com este assunto é importante.
Os principais defeitos causados por conta do descuido no manuseio de um componente eletrônico são o mau funcionamento, a falha por completo, o desempenho prejudicado e degradado e a grande redução na expectativa de vida útil do aparelho.
Além dos efeitos negativos causados aos aparelhos, o uso da manta e de outros equipamentos de segurança e prevenção podem evitar acidentes mais graves, como incêndios repentinos, choques elétricos e contaminação por pó ou fuligem.
ESD, a sigla citada aqui anteriormente, significa “Electro Static Discharge”, que se traduz para “Descarga Eletrostática”, e é um dos riscos a se pensar e prevenir no manuseio de peças eletrônicas.
Como já foi dito, a manta antiestática existe para proteção do aparelho que está em conserto ou manutenção e da pessoa que o faz. Além dela, outros equipamentos desempenham papéis similares. Estes outros equipamentos serão abordados aqui mais para frente.
Mas afinal de contas, o que exatamente é a ESD e como ela funciona tanto na teoria quanto na prática? Vamos entender isso melhor agora.
A Manta Antiesática possui uma camada condutiva e uma dissipativa
A descarga eletrostática tem como definição a transferência de carga entre corpos, os quais apresentam potenciais elétricos distintos. Ela é criada por meio do contato e da separação de dois materiais distintos, por conta da fricção gerada entre eles e sua interação.
É um fenômeno físico não perceptível aos olhos, mas possível de se sentir, a descarga eletrostática é encontrada na natureza por meio dos raios que vemos no céu nublado.
Além disso, no dia a dia, podemos ver o fenômeno nas seguintes situações, como ao tocar uma maçaneta ou outro objeto metálico, e também ao aproximarmos o braço à tela de um televisor mais antigo, como os de tubo.
Como foi dito, quando se há um desequilíbrio eletrostático, a tendência de um objeto será sempre de retornar ao seu estado normalizado. Com isso, os cuidados não devem ser tomados apenas na montagem de um aparelho, mas também ao manuseá-los quando estiverem expostos nocivamente.
Apesar de não ser diretamente prejudicial aos humanos, estes tipos de descargas estáticas podem causar falhas em dispositivos ao redor da pessoa, e por isso são considerados, então, um perigo indireto.
Para que seja preservada a integridade dos dispositivos, é recomendado o uso de aparelhos como a manta antiestática, mas a limpeza das placas com o uso de produtos de revestimento chamados de “Conformal Coating”, também ajudam na proteção contra o ambiente.
Um último detalhe interessante a se comentar é que, segundo estudos feitos pelos pesquisadores, a descarga precisa ser superior a 10 volts para que seja prejudicial a componentes eletrônicos.