O Micro:bit da BBC é um computador codificável de bolso com detecção de movimento, uma bússola incorporada e tecnologia bluetooth, utilizado para todos os tipos de ideias maker, desde projetos eletronicos, robôs, instrumentos musicais, etc, já que é facilmente programável.
A finalidade do Micro: Bit BBC desde sua criação é inspirar os jovens a serem criativos com o mundo digital e desenvolver habilidades essenciais em ciência, tecnologia e engenharia. Foi utilizado inicialmente com todas as crianças do 7º ano ou equivalente em todo o Reino Unido no ano de 2016.
Para programar o Micro:bit BBC é preciso simplesmente conectá-lo ao computador com o cabo USB e adicionar algumas linhas simples de código para criar o dispositivo que desejam, podendo ser manipulado por crianças, jovens e adultos.
O micro:bit suporta 3 linguagens de programação diferentes: Microsoft Makecode - Sistema gráfico baseado em bloco; CodeKingdoms JavaScript - outra interface gráfica de arrastar e solta e MicroPython - editor baseado em texto usado principalmente por desenvolvedores profissionais.
Através de uma colaboração entre 29 parceiros, surgiu Micro:bit BBC, que é a iniciativa educacional mais ambiciosa da BBC em 30 anos. Essa iniciativa teve o objetivo de inspirar a criatividade digital e desenvolver uma nova geração de pioneiros em tecnologia.
Na década de 1980, o Micro:bit BBC introduziu muitas crianças na computação pela primeira vez. Ele faz parte da iniciativa Make it Digital da BBC, que se baseará no legado desse projeto para a era digital.
O dispositivo é descrito como metade do tamanho de um cartão de crédito e possui um processador ARM Cortex-M0, sensores acelerômetro e magnetômetro, conectividade Bluetooth e USB, um monitor composto por 25 LEDs, dois botões programáveis e pode ser alimentado por USB ou uma bateria externa.
As entradas e saídas do dispositivo são feitas através de cinco conectores de anel que fazem parte de um conector de borda maior de 25 pinos.
Micro:Bit BBC
A placa física mede 43 mm × 52 mm, em sua primeira execução de produção, que incluiu os dispositivos Nordic nRF51822 - 16 MHz de 32 bits ARM Cortex-M0 microcontrolador, 256 KB de memória flash, 16 KB de RAM estática, 2.4 GHz Bluetooth baixa energia de rede sem fio. O núcleo do ARM tem a capacidade de alternar entre 16 MHz ou 32,768 kHz.
Além disso, possui o NXP / Freescale KL26Z - microcontrolador de núcleo ARM Cortex-M0 + de 48 MHz, que inclui um controlador USB 2.0 On-The-Go (OTG) de alta velocidade, usado como interface de comunicação entre o USB e o microcontrolador nórdico principal.
Este dispositivo também executa a regulação de tensão da fonte USB (4,5-5,25 V) até os 3,3 volts nominais usados pelo restante da placa de circuito impresso. Ao funcionar com baterias, este regulador não é usado, estando presentes o NXP / Freescale MMA8652 - sensor do acelerômetro de 3 eixos via barramento I²C e o NXP / Freescale MAG3110 - sensor magnetômetro de 3 eixos via barramento I²C (para atuar como bússola e detector de metais).
Vale destacar ainda a presença do conector micro USB, o para bateria, 25 pinos ficha de bordo, além de um conjunto com 25 LEDs em uma matriz 5 × 5, e três botões táteis (dois para aplicativos, um para reinicialização).
Entre as principais características do Micro:bit BBC esta o seu tamanho, medindo 4cm por 5cm, estando disponível em várias cores e foi projetado para ser divertido e fácil de usar. Ele pode ser codificado com algo simples em segundos - como acender seus LEDs ou exibir um padrão, sem precisar de conhecimento prévio sobre computação.
Leds Integrados no Micro:Bit BBC
As principais finalidades do Micro:bit BBC é que ele se conecta a outros dispositivos, sensores, kits e objetos e é um companheiro do Arduino, Galileo, Kano, littleBits e Raspberry Pi. O Micro:bit BBC é atuante como um trampolim para um aprendizado mais complexo.
Assim como um pequeno computador de bolso, o Micro:bit BBC incentiva as crianças a aprenderem habilidades básicas de codificação e programação para prepará-las para o mundo tecnológico de hoje em dia.
Segue-se da BBC Micro, que ajudou a introduzir o país na computação nos anos 80 - quando os computadores pareciam muito diferentes dos legais que temos hoje!
O Micro:bit pode ser programado para fazer várias coisas diferentes, como um relógio digital, rastreador de fitness ou um console de jogos.
O dispositivo possui 25 luzes LED e dois botões programáveis, que podem ser usados durante o jogo ou para pular as faixas de uma lista de reprodução. Ele também possui uma bússola a bordo para rastrear a direção do usuário.
Os principais componentes que acompanham o Kit Micro:bit BBC são um cabo USB para conexão com o computador e posterior programação, cabo com conector JST integrado em um case para pilhas, além de duas pilhas para alimentação.
Kit Micro:Bit BBC
Há várias aplicações para o Micro:bit BBC, segue algumas ideias para seus projetos de eletrônica.
Em moda você pode fazer um relógio digital, broche ou outro acessório que possa exibir a hora, seu próprio design ou mensagem.
Se a sua área é Fitness você pode criar um dispositivo para contar seus passos com uma versão DIY de algo como o 'Fitbit', ou crie uma pista de obstáculos e use o micro:bit em um jogo de equilíbrio.
Você pode criar jogos retrô para celular que todos adoraram, como 'Snake' ou suas próprias ideias de jogos. Outra ideia é usá-lo como placar ou cronômetro para outros tipos de jogos.
Em música conecte o micro:bit ao seu telefone e controle seu music player, componha uma peça musical ou use uma banana como teclado musical!
Essas são apenas algumas ideias interessantes, já que este pequeno e potente microcomputador pode ser usado para muitos outros projetos conforme sua criatividade.
Se você é novo e está iniciando, comece primeiro com Makecode ou JavaScript até se familiarizar com o sistema, antes de prosseguir para o Micropython.