Módulos Arduino são dispositivos eletrônicos formados a partir de placas de circuitos impresso e componentes específicos, a depender da finalidade para o qual foram desenvolvidos, variando também em tamanho, cor, valores de venda, etc. Em resumo, um módulo para arduino é a forma como são conhecidos diversos componentes integrados em uma única placa com uma finalidade específica, aumentando as funcionalides do microcontrolador principal.
A função do Módulo Arduino depende de quais componentes foram utilizados em sua produção, por exemplo, um módulo relé é um conjunto completo com demais componentes conectados para controles de carga, já um módulo dimmer é um dispositivo especifico para dimerizar lâmpadas incandescentes possibilitando o controle preciso da iluminação. A função depende da finalidade para a qual foi criado.
A diferença entre os módulos Arduino está na finalidade para o qual foram criados, apresentando funções, componentes e objetivos diferenciados. São um conjunto muito extenso de acessórios para microcontroladores que foram implementados ao longo do tempo.
Sim, Módulos Arduino podem ser utilizados com outros microcontroladores, podendo ser Raspberry Pi, ESP32, ESP8266, Omega2 e muitos outros. A única coisa que deve ser observada é o tipo de comunicação disponível e tensão de nível lógico que devem ser compatíveis com o controlador desejado.
Hoje nós vamos falar sobre Módulos para Arduíno enfatizando aspectos sobre o que são, quais os principais tipos e finalidades bem como destacando algumas aplicações com o Arduino em projetos de eletrônica.
Inicialmente vale lembrar que o Arduíno foi criado no ano de 2005 por um grupo de cinco pesquisadores com o objetivo de elaborar um dispositivo que fosse ao mesmo tempo barato, funcional e fácil de programar acessível a estudantes e projetistas amadores.
E não apenas isso, também foi adotado o conceito de hardware livre, o que significa que qualquer um pode montar, modificar, melhorar e personalizar o Arduino, partindo do mesmo hardware básico.
Módulo para Arduino RTC e Display
Os módulos Arduino são conjuntos de componentes eletrônicos interligados em uma placa única com objetivos definidos, variando em funcionalidade, tamanho e valores. Eles são peças que podem aumentar o poder do Arduino, dando ao seu projeto maior robustez.
Vamos citar alguns exemplos de módulos para você ter uma ideia do que nós estamos falando. Os módulos podem ser displays de caracteres LCD, displays de pontos de LED, acelerômetros, drivers, amplificadores, conversores e muito mais.
O que pode causar muita confusão é a possiblidade de um sensor estar integrado em um módulo, por exemplo, o sensor de luz (ele altera o valor da resistência com base na quantidade de luz que entra em contato com sua superfície do fotorresistor), ele passa ser chamado de módulo sensor de luz sempre que for integrado em placa maior com outros circuitos, atuando em conjunto com outros para aplicações diferenciadas.
Esse é apenas um exemplo prático, você vai encontrar muitos outros módulos e sensores para Arduino no mercado. Existem também os chamados shields, que são placas que você encaixa no Arduino para expandir suas funcionalidades.
Quem quer comprar uma placa de arduino e um módulo para ele, normalmente fica confuso devido ao grande número de tipos e funções disponíveis, são muitas informações sobre os microcontroladores, portas, conexões, memórias e funções que tornam complicado escolher o modelo mais adequado às suas necessidades.
Portanto, para escolher o melhor módulo Arduino para você, é preciso ver com clareza as especificações do módulo escolhido e ter o projeto bem claro na sua cabeça, assim no final vai poder definir os dispositivos certos.
Módulo para Arduino Acelerômetro
A principal finalidade de ter um módulo Arduino em um Sistema é facilitar a prototipagem, implementação ou emulação do controle de sistemas interativos, a nível doméstico, comercial ou móvel, da mesma forma que o CLP controla sistemas de funcionamento industriais.
Os módulos Arduino precisam de alimentação externa na maioria dos casos, pois a placa microcontroladora nem sempre é capaz de suprir as tensões e correntes necessárias para funcionamento desses circuitos.
Projeto Módulo Arduino com Relé
A lista de possibilidades do que você pode fazer com módulos para Arduino é praticamente infinita é possível desde automatizar a sua casa, o seu carro, o seu escritório até criar um novo brinquedo, um novo equipamento ou até mesmo melhorar a algo já existente.
E como se trata de um hardware de uso-livre você não precisa se preocupar com os direitos autorais do que você vai criar.