Óculos de Segurança - Equipamento de Proteção Individual (EPI)
Conforme normas regulamentares, os Equipamentos de Proteção Individual - EPI - são todos aqueles dispositivos de desempenho individual, utilizados pelo empregado. Seu emprego é destinado à proteção do usuário contra eventuais riscos e ameaças oriundos da atividade desenvolvida, garantindo a segurança e a saúde no trabalho. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos.
O uso deste tipo de equipamento só deverá ser contemplado quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade. Todavia, existem atividades onde se torna impossível eliminar completamente os riscos, sendo portanto, indispensável a utilização de equipamentos de segurança individual - EPI - afim de evitar inesperados acidentes.
Dentre os principais equipamentos de proteção individual - EPI’s - temos aqueles básicos, utilizados por qualquer profissional que eventualmente possa estar exposto a algum tipo de risco. São comumente empregados as luvas, o capacete e necessariamente o óculos de proteção e segurança. O emprego de um ou alguns destes equipamentos é imprescindível para a atuação em determinadas áreas de forma protegida e segura.
O óculos de proteção e segurança é, sem dúvidas, o equipamento - EPI - mais utilizado, uma vez que o mesmo não serve apenas para atividades industriais ou de produção, atendendo inclusive o setor comercial bem como todos àqueles que de uma forma ou outra estão expostos a algum risco.
A utilização do óculos de proteção e segurança é indispensável a determinadas atividades, pois a perfeita visualização de objetos e superfícies é requisito para a realização do mesmo. Além de proteger contra impactos, respingos, poeira, luminosidade intensa, incidência indireta de raios UVA e UVB, os óculos de proteção contém iminentes ameaças à visão do usuário.
Como exemplo, na área eletrônica, o manuseio de solda estanho e os processos de soldagem geram uma preocupação referente a visão do usuário. A segurança oportunizada pela utilização do óculos de proteção, garante que o usuário não precisará se preocupar com eventuais acidentes com respingos de solda ou solventes utilizados.
Assim como todos os demais equipamentos de segurança o óculos de proteção deve ser leve, ajustável, e passar por um rigoroso controle de qualidade, fiscalizado inclusive pelo Ministério do Trabalho e Emprego, atendendo os requisitos de segurança e proteção, até serem disponibilizados para venda.