Pasta Térmica
A pasta térmica é um produto muito utilizado por técnicos em eletrônica que trabalham com a manutenção de vídeo games, notebooks, computadores e quaisquer outros produtos tecnológicos que possuam processadores, coolers, etc.
O tipo de Pasta Térmica mais conhecida é a que baseia sua formulação em óxido de zinco e silicone, entretanto existem outros tipos de pastas térmicas mais elaboradas que podem conter prata ou cerâmica, sendo materiais nobres, as quais prometem mais eficiência na transmissão de calor, aumentando a eficiência da pasta.
A Pasta térmica em geral é encontrada em muitos tipos de embalagens, entre elas, as mais freqüentes são os potes compactos que exigem a utilização de uma espátula para aplicação, também aparecendo em modelos tipo seringa, os quais são de fácil aplicação.
Em geral, a maioria dos fabricantes faz a aplicação da Pasta Térmica nos componentes que geram muito calor, além disso, coolers que contam com o processador ou até mesmo outros coolers vendidos isoladamente são disponibilizados no mercado com pasta térmica já aplicada.
Nos casos de modelos de coolers que já contam com o processador e coolers de marcas reconhecidas, como, por exemplo, a Intel e a AMD, a qualidade do material utilizado é geralmente boa, e, ambas recomendam o uso de Pasta Térmica.
As pastas térmicas em geral são materias de boa qualidade, mas há disponível no mercado um tipo de pasta que é conhecido com super pasta térmica, possuindo maior e melhor eficiência do que as regulares, são as Pastas Térmicas de Prata, as quais possuem prata em sua formulação.
Infelizmente, a utilização destes compostos pelos fabricantes tem alguns infortúnios, sendo o primeiro deles o fato de poder ser utilizado apenas uma vez. Se o cooler for removido por alguma razão, você vai ter que retirar o composto antigo e aplicar o original novamente (o que é difícil de encontrar) ou utilizar pasta térmica em vez disso. Outro problema muito comum é o fato de o composto acabar colando o dissipador de calor do processador, tornando a remoção a frio mais difícil.
Uma boa dica para remoção do composto dos soquetes é utilizar um soprador de ar quente ou mesmo secador de cabelo para aquecer o dissipador de calor a fim de derreter o composto térmico e, em seguida, remover o dissipador de calor com movimentos laterais, entretanto deve-se tomar o cuidado para utilizar o soprador ou secador por pouco tempo, visto que o calor em excesso pode danificar os componentes.
Há também coolers mais baratos que vêm com um quadrado de grafite ou uma fita térmica semelhante à goma que são péssimos condutores de calor. Neste caso, você deve remover esses compostos e aplicar pasta térmica em vez disso.
Se você precisa de Pasta Térmica conte com a Usinainfo, disponibilizamos de variado rol de produtos para melhor atender sua necessidade.