A Placa Mega 2560 compatível Arduino é um fantástico microcontrolador capaz de executar as mais diferentes tarefas em conjunto com sensores e módulos eletrônicos, contando um chip Atmel ATmega2560 responsável por todo gerenciamento e processamento de dados do sistema.
Por meio de programação do usuário via computador, já que a Placa Mega 2560 conta com porta USB, é possível carregar os códigos e bibliotecas mais variados, isso de acordo com a necessidade do programador, bem como dos sensores que estiverem atuando em conjunto.
O que diferencia esse modelo dos demais é a sua ampla capacidade de processamento, com maior poder de memória e diversas portas extras para conexão com sensores, onde estão distribuídas entre saídas digitais e analógicas, mostrando-se ideal para criar projetos de robóticos e de automação residencial.
O modelo compatível apresenta as mesmas características e especificações do produzido na Itália, xc apresentando uma ampla e significativa vantagem que muitos programadores desejam: preço da placa arduino mega, o qual se apresenta bem menor que o modelo italiano, chegando a 30 a 40% do valor.
A Placa Mega 2560 conta com diversas portas de conexão, incluindo 16 portas analógicas, 54 portas (entradas/saídas) digitais, 4 portas de nível serial (UARTs), além de apresentar 1 cristal oscilador de 16MHz.
Por ser um modelo completo e pronto para uso conta com possibilidades de alimentação por meio de plug P4 ou via USB, sem descartar a possibilidade de conexão ICSP. Para facilitar o trabalho do usuário conta com botão RESET integrado na placa, aonde vem a permitir o reinício do processamento dos dados em caso de erro, por exemplo.
Conforme mencionamos há pouco, a alimentação do mega pode ser feita de 2 modos, via USB ou por meio de Fonte. Quando utilizado por meio USB deve-se ter maior cuidado com o uso de componentes e sensores externos, isso porque, a corrente das portas USB de computadores e notebooks tendem a ser muito baixas (cerca de 250mA), o que poderia ser pouco se o microcontrolador estivesse alimentando diversos sensores ou servomotores, exemplificativamente.
Já a alimentação externa por meio de fontes ou baterias é indicada para proporcionar maiores possibilidades ao programador, lembrando que a seleção da entrada de energia é feita automaticamente pelo Mega.
Por meio do plug P4 é possível oferecer tensões entre 6 a 20 V DC graças ao regulador interno, no entanto é importante observar algumas recomendações, entre elas não fornecer menos que 5V para não deixá-lo instável e nem tensões superiores a 12V, isso porque o regulador pode sobre aquecer e acarretar em graves danos.
Os 54 pinos de entrada e saída presentes no mega r3 podem vir a ser utilizados como pinos de entrada ou pinos de saída (pinout) onde permitem a utilização de até 3 funções: pinMode, digitalRead e digitalWrite.
Importante destacar que cada pino possui sua capacidade limitada, devido ao fato de operarem com 5 Volts, onde permitem receber ou fornecer tensão de 40 mA, além de contarem com um resistor de 20 a 50kOhm, sendo que alguns pinos possuem alguns detalhes em especial:
Ainda na pinagem da placa mega encontramos 16 entradas analógicas, as quais possuem unitariamente resolução de 10 bits, onde por padrão do fabricante disponibiliza tensões de saída de 0 a 5 V, permitindo capacidade superior com o uso do AREF e a função de programação analogReference.
Para maiores possibilidades, todos seus pinos estão em local de fácil acesso, permitindo que por meio de jumpers seja possível fazer as correspondentes ligação do projeto robótico, além da - placa mega 2560 possuir estrutura de pinos muito bem organizada e amplamente diversificada.
Pinos de Conexão Placa Mega 2560 compatível Arduino
Esse é um item que chama muito a atenção devido a facilidade de comunicação na placa mega em relação a conexão com um computador, isso porque, possibilita até 4 portas de comunicação de nível serial UARTs para nível TTL.
A conexão é muito simples, com o auxílio de um cabo USB do tipo AB macho conectado ao Mega 2560 e a outra via conectada diretamente na porta USB do notebook ou computador será a feita a ligação física, permitindo que a pequena placa seja reconhecida e seja possível fazer as correspondes alterações de programação desejadas.
Integrado a placa, ele possui um Chip do tipo FTDI (FT232RL) que possibilita o redirecionamento de uma das 4 portas, acima citadas, para fazer a conexão USB, onde drivers instalados junto com o programa Arduino IDE fornece uma porta para softwares, de forma rápida e prática.
Com o cabo USB e o computador tornasse simplificada a comunicação serial arduino mega, isso desde que o usuário baixe o programa necessário e inicie a execução dos respectivos comandos de carregamento de códigos e bibliotecas.
Que é necessário um programa para programação do placa do Arduino mega já sabemos, pois bem, e qual seria? O Arduino IDE é o software responsável pela programação do microcontrolador, ele pode ser baixado diretamente do site oficial do Arduino.
Para permitir utilização imediata o Atmega presente no mega já vem com bootloader instalado, ou seja, ele já possui o programa prévio de execução que permite a conexão e programação imediata, sem que seja necessário ao usuário fazer essa prévia instalação do sistema antes de iniciar a utilização.
Programar na placa Mega 2560 compatível é muito simples, basta possuir os componentes de hardware e de software necessários e iniciar na programação de sensores e módulos nos mais diversos tipos de projetos eletrônicos, permitindo uma infinidade de aplicações.
Além do botão físico reset no Arduino Mega 2560, existe outra possibilidade de utilização sem que seja necessário algum tipo de intervenção física humana, não é necessariamente nenhum tipo de mágica ou coisa de outro mundo, é o chamado Reset Automático.
Por meio dessa função única é possível que o reset seja feito diretamente via software executado em um computador conectado. Ela só é possível devido a forma com que o mega foi desenhado, onde uma das linhas de fluxo do FT232RL de forma que o reset decai por um determinado tempo, o qual vem a ser suficiente para resetar o chip.
Na prática, o próprio software Arduino IDE utiliza especialmente dessa característica para compilar novos códigos simplesmente clicando no botão “upload” ainda dentro da área de programação do programa, garantindo maior facilidade e menor tempo perdido durante a programação.
CARACTERÍSTICAS:
- Placa Mega 2560 compatível Arduino;
- Sistema microcontrolado;
- Superior quantidade de portas se comparado a outras versões;
- Maior capacidade de memória;
- Indicado para projetos maiores, que necessitam maior quantidade de acessórios;
- Ótimo relação de custo x benefício;
- Mesma pinagem do Arduino Mega 2560 Italiano;
- Compatível com todos os sensores e bibliotecas do Arduino Mega Italiano;
- Garantia Legal de 90 dias (contra defeitos de fabricação);
- Acompanha cabo USB.
ESPECIFICAÇÕES:
- Modelo: MEGA 2560 R3;
- Microcontrolador: ATmega2560;
- Tensão de funcionamento: 5V;
- Tensão de entrada (recomendada): 7-12V;
- Limite de tensão: 6 a 20 Volts;
- Saídas digitais I/O Pin: 54 (dos quais 14 oferecem saída PWM);
- Canais de entradas analógicas: 16;
- Corrente DC por saída digital I/O Pin: 40mA;
- Corrente DC por saída analógica Pin: 50mA;
- Flash memory: 256kb (ATmega2560) dos quais 8 KB são utilizados pelo carregador de inicialização;
- SRAM: 8 KB (ATmega2560);
- EEPROM: 4KB (ATmega2560);
- Clock Speed: 12MHz;
- Dimensões (CxLxA): 108x53x10mm;
- Peso: 35g.
VÍDEO DO PRODUTO:
Comentários
Este eu conectei e ele instalou o driver de na bucha na COM14... REDONDINHO!!!
Faça login para comentar