A Placa Uno SMD compaível Arduino é uma versão econômica do mais conhecido e utilizado microcontrolador Arduino Uno R3, onde apresenta exatamente a mesma pinagem, bem como performance de funcionamento já que também contato com o Atmega328.
A diferença do SMD para o R3 deve-se a tecnologia de encapsulamento do Chip Atmega328, na versão SMD a montagem é feita diretamente na superfície da placa e ocupa uma área muito pequena, na Placa UNO por sua vez, o encapsulamento é DIP, por meio de perfurações na placa.
O que mais se destaca nesse modelo é o seu preço de venda, bem abaixo do seu irmão gêmeo, o que proporciona melhor custo benefício ao programador, aumentando seu poder de compra.
E estrutura física é a mesma do modelo R3 (com exceção da forma de encapsulamento do ATmega325), apresentado exatamente as mesmas medidas, possuindo os portas organizadas do mesmo modo, seguindo rigorosamente igual sequência de pinos, permitindo substituição fácil de um pelo outro.
Além disso, se destaca pela presença dos pinos ICSP, a porta de conexão USB AB, a presença de um plug P4 fêmea, além de já apresentar possibilidade de conexão com sensores por meio de jumpers, sem exigir qualquer tipo de soldagem, como ocorre com seu irmãos menores, tornando-se uma excelente opção para iniciantes na área.
Diagrama de componentes Placa Uno SMD
Alimentação da Placa Uno SMD pode ser feita de duas formas diferentes, visando dar maiores possibilidades aos programadores: por meio da porta USB com tensões definidas de 5V ou ainda por meio de fonte externa com tensões DC que podem variar entre 6 a 20 Volts, em todo caso, recomendamos que a tensão oferecida no equipamento fique entre 7 a 9V.
Se você for utilizar seu SMD em um local que não tenha energia disponível, poderá optar por utilizar uma bateria 9V conectada diretamente ao plug P4, dando maiores possibilidades de aplicação mesmo em locais remotos.
O Uno SMD apresenta diversas portas para conexão com sensores e módulos eletrônicos, as quais estão divididas em 14 pinos digitais (sendo que 6 pinos possibilitam saída PWM), além de apresentar 6 portas analógicas para dispositivos que trabalham com diferentes valores em suas saídas quando ativados.
Os pinos são distribuídos em diferentes tipos de portas de entrada e saída que podem ser utilizadas para conexão com módulos e sensores eletrônicos, além de permitirem conexão com uma infinidade de tipos de componentes empregados nas mais diversas finalidades.
Um dos principais destaques é a forma como é feita a comunicação serial no arduino uno smd, isso porque ele já apresenta em sua estrutura uma porta USB para conexão direta com o microcontrolador, sem precisar de módulos adaptadores ou produtos assemelhados como acontece em outros arduinos pequenos.
Em especial, ele é uma das melhores opções para programadores e amadores na área eletrônica uma vez que não precisar de muito conhecimento para conexão, permitindo rápida conexão com computadores e notebooks.
Devido a simplificada comunicação, a programação do arduino nano também é muito facilitada, isso porque com o auxílio do programa Arduino IDE (disponibilizado para download diretamente no site do Fabricante) é possível fazer a programação rápida.
Por meio de códigos desenvolvidos unicamente ou com o a utilização de códigos e bibliotecas prontos é possível programar no arduino, desde que ele esteja conectado via USB e o operador tenha selecionado a com porta COM correspondente diretamente no software.
Com esses detalhes observados é possível programar o nano para executar controles de alarmes residências, conjuntos de iluminação com leds, módulos relés, sensores de luz, de fluxo de água e muito mais.
Devido ao fato de as plataformas de prototipagem Arduino tratarem-se de um projeto OpenSource é possível que sejam modificadas e aperfeiçoadas por outros fabricantes, e foi o que aconteceu com essa versão do Arduino Uno SMD.
O único diferencial do Arduino Compatível para o Arduino SMD Italiano é o fabricante, pois quanto a compatibilidade com bibliotecas/sensores e a funcionalidade é exatamente a mesma.
Acesse o projeto no Blog UsinaInfo com Arduino Uno SMD: "Rastreador Solar com Arduino um Seguidor Solar Através de LDR".
Conexão Arduino Uno SMD com Sensor Ultrassônico
Conexão Arduino Uno SMD com Led
CARACTERÍSTICAS:
- Placa Uno SMD compatível com Arduino;
- Sistema microcontrolado;
- Ideal para iniciantes junto a sistemas microcontroladores;
- Maior facilidade de uso;
- Ótimo relação de custo x benefício;
- Compatível com todo os sensores e bibliotecas do Arduino Uno Italiano;
- Mesma pinagem do Arduino Uno Italiano;
- Garantia Legal de 90 dias (contra defeitos de fabricação);
- Acompanha barra de pinos;
- Download Driver CH340;
- Código de Programação Uno SMD com Ultrassônico e com Led.
ESPECIFICAÇÕES:
- Modelo: Uno SMD;
- Microcontrolador: ATmega328;
- Tensão de funcionamento: 5V;
- Tensão de entrada (recomendada): 7-9V;
- Limite de tensão: 6 a 20 Volts;
- Saídas digitais I/O Pin: 14 (dos quais 6 oferecem saída PWM);
- Saídas analógicas 3.3V Pin: 6;
- Corrente DC por I/O Pin: 40mA;
- Corrente DC para Pin: 50mA;
- Flash memory: 32Kb (ATmega328) dos quais 0,5 KB são utilizados pelo carregador de inicialização;
- SRAM: 2Kb (ATmega328);
- EEPROM: 1Kb (ATmega328);
- Clock Speed: 16MHz;
- Dimensões(CxLxA): 68x53x10mm.
- Peso: 24g;
- Peso com embalagem: 30g.
Comentários
Faça login para comentar