O Placa Leonardo compatível Arduino R3 Compatível é uma placa projetada com um microcontrolador ATmega32u4, dotado de uma linguagem de programação padrão, com terminais para entrada e saída de energia e acessórios. O Arduino em si é uma plataforma de prototipagem destinada a designers, técnicos, estudantes e cientistas, que desejam projetar e desenvolver objetos e ambientes interativos ou funcionais.
Detalhes físicos
Ele é uma das versões mais recentes desenvolvidas, seu diferencial dos demais modelos deve-se ao fato de possuir um microcontrolador ATmega32u4, enquanto os outros possuem um processador 8u2, ou seja, é capaz de desenvolver maior rapidez de processamento.
Outra característica a ser destacada, é que diferente das demais versões precedentes, eliminou a necessidade de trabalhar com um processador secundário. O que possibilita aparecer para o computador como um dispositivo externo.
Pinagem
O Leonardo apresenta diversas portas para conexão com sensores e módulos eletrônicos, as quais estão divididas em 20 pinos digitais (sendo que 7 pinos possibilitam saída PWM), além de apresentar 12 portas analógicas para dispositivos que trabalham com diferentes valores em suas saídas quando ativados.
Os pinos são distribuídos em diferentes tipos de portas de entrada e saída que podem ser utilizadas para conexão com módulos e sensores eletrônicos, além de permitirem conexão com uma infinidade de tipos de componentes empregados nas mais diversas finalidades.
Comunicação
Um dos principais destaques é a forma como é feita a comunicação serial na placa leonardo compatível, isso porque ele já apresenta em sua estrutura uma porta USB para conexão direta com o microcontrolador, sem precisar de módulos adaptadores ou produtos assemelhados como acontece em outros arduinos pequenos.
Em especial, ele é uma das melhores opções para programadores e amadores na área eletrônica uma vez que não precisar de muito conhecimento para conexão, permitindo rápida conexão com computadores e notebooks da mesma forma que um teclado ou mouse, por exemplo.
Programação
Devido a simplificada comunicação, a programação da placa leonardo também é muito facilitada, isso porque com o auxílio do programa Arduino IDE (disponibilizado para download diretamente no site do Fabricante) é possível fazer a programação rápida.
Por meio de códigos desenvolvidos unicamente ou com o a utilização de códigos e bibliotecas prontos é possível programar no arduino, desde que ele esteja conectado via USB e o operador tenha selecionado a com porta COM correspondente diretamente no software.
Com esses detalhes observados é possível programar o leonardo para executar controles de alarmes residências, conjuntos de iluminação com leds, módulos relés, sensores de luz, de fluxo de água e muito mais.
Alimentação
Alimentação da Placa Leonardo R3 compatível com Arduino pode ser feita de duas formas diferentes, visando dar maiores possibilidades aos programadores: por meio da porta USB com tensões definidas de 5V ou ainda por meio de fonte externa com tensões DC que podem variar entre 6 a 20 Volts, em todo caso, recomendamos que a tensão oferecida no equipamento fique entre 7 a 12V.
Se você for utilizar seu microcontrolador em um local que não tenha energia disponível, poderá optar por utilizar uma bateria 9V conectada diretamente ao plug P4, dando maiores possibilidades de aplicação mesmo em locais remotos.
Informações Adicionais
O diferencial da Placa Leonardo compatível Arduino para o Arduino Leonardo Italiano é o fabricante, pois quanto a funcionalidade, compatibilidade com bibliotecas e sensores é exatamente a mesma.
Comentários
Valeu e fui.
Faça login para comentar