O Raspberry Pi é basicamente um mini computador do tamanho de um cartão de crédito, que tem praticamente as mesmas funcionalidades de um computador convencional comum, apresentando processador, slot para cartão de memória, memória RAM, HDMI, interface USB, entrada de energia, conexão WIFI, Bluetooth e barramentos de expansão com uma excelente relação de custo benefício.
Com Raspberry Pi pode ser feito os mais diversos tipos de projetos maker diy, integrando módulos e sensores eletrônicos, além de poder transformá-lo em um console de jogos ou mesmo um tipo de tv box de alto potencial. O mais incrível é que a qualquer momento você pode muda-lo totalmente, já que é programável.
O melhor Raspberry é o Raspberry Pi 4 com 4GB de memória RAM, pois apresenta maior poder de processamento que qualquer outra versão existente em 2020, podendo ser aplicado em infinitas possibilidades que exijam alto desempenho.
O Raspberry Pi no Brasil pode ser comprado no site da UsinaInfo ou outras lojas online de sua preferência, possibilitando que você escolha o modelo ideal para seu projeto e todos os acessórios em um único local, enviando para todo país.
O que Roda no Raspberry Pi é o sistema operacional Raspbian (baseado em Linux), originalmente ele foi a primieora opção para utilização. Hoje outros sistemas são compatíveis, incluindo uma versão do sistema operacional Windows.
o Raspberry Pi tem chamado a atenção de pesquisadores e cientistas, dentre outros. Isso acontece porque ele é pequeno, compacto, útil, barato e com as mesmas funções de um computador comum.
Nesta matéria, explicaremos o que é o Raspberry Pi, como funciona, qual sua função, quais os modelos, como e onde comprar.
O Raspberry Pi funciona como um computador, bastando acoplá-lo a um teclado e um mouse padrão, conectar tudo esses equipamentos a um monitor ou televisão. Tá feito, agora é só usar como um computador qualquer.
O Raspberry Pi não tem disco rígido próprio, por isso seu sistema operacional precisa ser instalado em um cartão de memória SD. Assim será possível acessar internet e realizar qualquer tarefa que seria possível em um computador comum.
Não bastasse, ainda é bem mais econômico. O Raspberry Pi gera menos calor, consumindo menos energia. Isso ocorre porque seus processadores foram construídos com designs ARM.
Características do Raspberry Pi 4
A finalidade do Raspberry Pi inicialmente foi garantir que crianças e jovens de escolas e universidades europeias tivessem acesso ao ensino de computação básica, com preço acessível.
Conectando o Raspberry Pi a um monitor, teclado e mouse, é possível ter um computador comum. Vale ressaltar que o equipamento é voltado para a realização de atividades básicas. Por tanto, nem sempre atenderá as mesmas necessidades de um computador convencional.
É comumente utilizado por quem gosta de games antigos, servindo como um videogame retrô caseiro. Pode ser usado também na construção de uma central de mídia, projetos de robótica, Internet of Thing - IoT, dentre outros. Alguns serão abordados mais adiante nesta matéria.
Com o Raspberry Pi é possível acessar internet, desenvolver textos, planilhas, gráficos, ver imagens, vídeos, ouvir músicas, jogar, dentre outros. Vale ressaltar ainda que tem sido amplamente utilizado do desenvolvimento dos mais diversos projetos.
O Raspberry Pi é em síntese um pequeno dispositivo eletrônico que permite que pessoas de todas as idades possam explorar o mundo da computação, aprendendo a programar em linguagens como Python, por exemplo. Altamente tecnológico permite fazer tudo o que você esperaria de um computador comum: navegar na internet, assistir vídeos em alta definição, fazer planilhas, trabalhar com processamento de texto, jogar jogos, etc.
O Raspberry Pi foi criado em 2006 por Eben Upton e seu colegas Rob Mullins, Jack Lang e Alan Mycroft, da Universidade de Cambridge Computer, se viram preocupados com o alto declínio no aprendizado dos seus alunos na área da Ciência da Computação. Foi desenvolvido a partir da necessidade de um computador que fosse barato e pequeno para auxiliar na educação de crianças e jovens.
Até o ano de 2008 os processadores projetados para dispositivos móveis estavam se tornando mais acessíveis e poderosos o suficiente para fornecer uma excelente multimídia. O Raspberry Pi quando de sua criação apresentava estas características, tornando-se muito desejável entre os jovens, mesmo entre os que não estavam inicialmente interessados em um dispositivo voltado puramente para a programação.
Logo Raspberry Pi
Rapidamente ele começou ganhar um olhar muito realizável. Eben (agora arquiteto de chips em Broadcom), Rob, Jack, Alan, Pete Lomas, MD de projeto de hardware, fábrica empresa Norcott Technologies e David Braben (co-autor do seminal BBC Micro jogo Elite) uniram-se para formar e tornar realidade a Raspberry Pi Foundation, em 2012.
Ela é uma fundação educacional de caridade, situada no Reino Unido. O objetivo da Fundação Raspberry Pi foi o desenvolvimento da placa Raspberry Pi para promover a educação de crianças, jovens e adultos, particularmente, no campo dos computadores, ciência da computação e assuntos relacionados.
Três anos mais tarde, era produzido o Modelo B, uma plataforma mais moderna que entrou em produção em massa através das licenças de fabricação com a 14/Premier Farnell e RS Eletronics. Dentro de apenas dois anos já tinha alcançado a incrível marca de mais de dois milhões de unidades vendidas.
Os modelos de Raspberry Pi tem poucas as diferenças de um modelo para outro, no entanto alteram as funcionalidades que são agregadas com ao avançar da tecnologia. Por isso é importante pesquisar antes de comprar, para ter certeza que o modelo escolhido atende às necessidades.
Para facilitar a sua escolha, abaixo há uma lista com tipos de Raspberry Pi já lançados e as suas especificidades.
O Raspberry Pi Zero é o modelo mais básico, dispõem de CPU single-core de 1 GHz, 512 MB de memória RAM, 1 porta Mini HDMI, 1 porta Micro USB OTG e 1 porta de energia Micro USB.
Já o Raspberry Pi Zero W dispõe de Wifi, Bluetooth. Com processador Broadcom BCM2835 single-core de 1GHz, memória de 512 MB. É indicado para desenvolvimento de projetos loT ou para rodar jogos.
O Raspberry Pi 1 Model A+ é o mais simples de todos os modelos. Difere dos outros por ter memória limitada a 256 MB, as quais são compartilhadas com CPU e processador gráfico. Contém porta CPIO de 40 pinos, uma USB 2.0, saída de vídeo HDMI para som P2 e slot para cartão de memória microSD. É indicado para atividades de ensino ou uso em projetos simples.
Por sua vez, o Raspberry Pi 1 Model B+ lançado em julho de 2014, dispõe de um processador Broadcom de núcleo único e 700 MHz, 512 MB de memória RAM, slot para cartão de memória do tipo micro SD, saída HDMI,quatro portas USB 2.0 e saída de som P2. É indicado para o desenvolvimento de atividades que não necessitem de muito processamento.
O Raspberry Pi 2 Model B difere dos criados anteriormente por ter um processador com quatro núcleos e 900 MHz, além de 1GB de memória RAM. Dispõe de 4 portas USB, interface Ethernet, HCMI, saída de som, slot de memória micro SD e interfaces de câmera e tela. Indicado para pessoas que precisam rodar aplicações mais pesadas e buscam desenvolver projetos mais complexos.
Neste modelo, Raspberry Pi 3 Model B, tem-se interfaces sem fio, bluetooth, Wi-Fi, processador a 1.2 GHz e 1GB de memória RAM. Com interface Ethernet, 4 portas USB, GPIO de 40 pinos, slot para cartão de memória microSD, HDMI, saída de som e interfaces de câmera e tela. É indicado para quem busca desenvolver projetos que necessitem de hardware capacitado.
Sendo bem mais avançado, o Raspberry Pi 3 Model B+ dispõem de 1GB de memória LPDDR2 SDRAM; placa broadcom BCM2837B0, com CPU cortex-A53 (ARMv8) 64-bit de 1,4 GHz; 1 porta USB 2.0 de ethernet, com velocidade máxima de 300 Mbps; Wi-Fi de 2,4 GHz e 5 GHz IEEE 802.11.b/g/n/ac; 4 portas USB 2.0; bluetooth 4.2; 1 porta HDMI; 1 entrada para cartão micro SD de SO; 1 porta CSI para câmera; 1 porta DSI para monitor com suporte touchscreen; 4 conectores para saída de som estéreo e de vídeo; e armazenamento e um conector de energia 5V/2.5A DC.
O Raspberry Pi 3 Model A+ conta com 1.4 GHz, Wi-Fi, bluetooth dentre todos os outros sistemas que existem nos outros, é indicado para quem precisa montar projetos compactos, como standalone, web server, servidores torrent, dentre outros.
O Raspberry Pi 4 Modelo B é a versão mais recente, contando com tecnologia de ponta e agregando processador e memoria RAM de maior capacidade que modelos anteriores. Ele conta com um chip Broadcom BCM2711 SoC, quatro núcleos de processamento de 1,5 GHz Cortex A72, além 1GB, 2GB ou 4GB de memória RAM DDR4 (escolha o modelo com a memória RAM desejada).
Criado com fins educacionais, o Raspberry Pi conquistou o mundo da pesquisa. Atualmente é matéria prima de diversos projetos. Alguns serão citados a seguir.
Presume-se que seu uso se tornará cada vez mais comum. Existem projetos em andamento para acoplagem do Raspberry Pi em outdoors. Visando promover uma mídia mais dinâmica e modernas.
Astrofotografia - Pode ser utilizado para fotografar e monitorar a Lua, além de alguns planetas. Para isso é necessário, além do Raspberry Pi,uma tela LCD, um telescópio amador, uma tela LCD, dois powerbanks, um cano de PVC e um módulo de câmera.
Projeto com Raspberry Pi
Servidor de torrents - O Raspberry Pi pode ser utilizado como um servidor de arquivos torrent. Para isso necessita apenas de um HD externo ou então de um pendrive para armazenar todos os arquivos.
Media Center ou Central de mídia - O Raspberry Pi tem o diferencial de ser capaz de reconhecer todos os arquivos de mídia. Logo é possível configurá-lo com uma estação streaming e montar uma central e mídia. Aí é só deixar rolar seus filmes e vídeos favoritos.
Mais cedo ou mais tarde esta questão vai recair sobre sua consciência. Pois bem, vamos fazer uma análise geral para diferenciar estas duas plataformas de prototipagem, se assim considerá-las.
Primeiramente, é importante mencionar que podemos utilizar somente uma versão do Arduino para comparar com as funcionalidades do Raspberry Pi 2 B, ele é conhecido como Arduino Yún.
O Raspberry PI 2 B e o Arduino Yún são pequenos dispositivos eletrônicos altamente tecnológicos conhecidos por possuírem diversas entradas e saídas para conexão, e pela sua capacidade de operarem com versões do Linux. São ótimos para controlarem sensores e equipamentos via internet, entretanto, possuem algumas diferenças de hardware e de pinagens de entrada e saída, as quais poderão ser comparadas na tabela a seguir:
Arduino Yún |
Raspberry Pi |
|
SoC |
Atheros AR9331 |
Broadcom BCM2835 |
CPU |
MIPS32 24K e ATmega32U4 |
ARM1176 |
Arquitetura |
MIPS e AVR |
ARMv6 |
Velocidade |
400mhz (AR9331) e 16MHz (Atmega) |
700MHz |
Memória |
64MB (AR9331) e 2.5KB (Atmega) |
256MB (modelo A) ou 512 MB (modelo B) |
FPU |
Nenhum (Software) |
Ferragens |
GPU |
Nenhum |
Broadcom VideoCore IV |
Armazenamento interno |
16MB (AR9331) e 32KB (Atmega) |
Nenhum |
Armazenamento externo |
MicroSD (AR9331) |
Cartão SD |
Networking |
Ethernet 10/100Mbit e 802.11b/g/n Wi-Fi |
Nenhum (modelo A) ou 10/100Mbit Ethernet (Modelo B) |
Fonte de energia |
5V de conector micro USB B, ou pin cabeçalho. |
5V de conector micro USB B, ou pin cabeçalho. |
Dimensões |
2.7in x 2.1in (68,6 milímetros x 53,3 milímetros) |
3.4in x 2.2in (85,6 milímetros x 56 milímetros) |
Peso |
1,4 onças (41g) |
1,6 onças (45g) |
Digital I / O Pins |
20 |
17 |
Digital I / O Poder |
5V |
3.3V |
Entrada Analógica |
12 com ADC de 10 bits, 0-5V (suporta referência externa) |
Nenhum |
Saída PWM |
7 |
1 |
UART |
2 (1 com fio para AR9331) |
1 |
SPI |
1 |
2 |
I2C |
1 |
1 |
USB Host |
1 Um conector padrão (AR9331) |
1 (modelo A) ou 2 (Modelo B) Um conector padrão |
Cliente USB |
1 conector micro B (Atmega) |
Nenhum |
Saída de Vídeo |
Nenhum |
HDMI, RCA Composite, DSI |
Entrada de vídeo |
Nenhum |
CSI (câmera) |
Saída de Áudio |
Nenhum |
HDMI, jack de 3,5 mm |
Potência de saída |
3.3V até 50 mA, 5V |
Até 50mA 3.3V, 5V até 300-500mA |
Outro |
Compatibilidade de hardware com a maioria dos shields Arduino Leonardo. |