O Sensor de Umidade do Solo Arduino HD-38 é um dispositivo eletrônico desenvolvido especialmente para atender aos projetistas que precisam de um sensor de alta qualidade, capaz de apresentar dados mais confiáveis e precisos.
Outro diferencial que chama a atenção nesse modelo deve-se ao fato de ser produzido com materiais que apresentam melhor qualidade, garantindo durabilidade superior em comparação com modelos mais comuns.
A sonda do Sensor de Umidade do Solo Arduino HD-38 apresenta terminais metálicos com 90mm de comprimento, podendo ser facilmente introduzido na terra, além disso, apresenta cabo conector com 1 metro de comprimento.
Para facilitar a conexão com o Arduino ou Raspberry, por exemplo, já é acompanhado de um módulo que faz a leitura dos dados gerados pela sonda e encaminha por meio de interface digital ou analógica as informações ao microcontrolador.
CARACTERÍSTICAS:
- Sensor de Umidade do Solo Arduino;
- Medidor de Umidade do Solo Arduino;
- Maior durabilidade;
- Resultados precisos;
- Sonda em aço inoxidável;
- Interface digital e analógica;
- Compatível com Arduino, Raspberry Pi e outros;
- Acompanha módulo de leitura;
- Datasheet Sensor de Umidade do Solo HD-38+: Download AQUI.
ESPECIFICAÇÕES:
- Modelo: HD-38;
- Tensão: 5V a 12V DC;
- Corrente de trabalho: <20mA;
- Interface: Digital/Analógica;
- Comprimento do cabo da sonda: 1m;
- Comprimento da sonda metálica: ~79mm;
- Dimensões do módulo (CxLxE): ~35x15x7mm;
- Peso: 21g.
VÍDEO DO PRODUTO:
Comentários
Solução (Alimentação intermitente do sensor) implementada, porém, a leitura não estabiliza, mesmo em 20 minutos de espera.
Portanto, a alimentação intermitente não parece viável, ainda.
Obs.: Como estou usando com um ESP32 alimento o sensor com 3,3V.
Ao utilizar este sensor diretamente em água (de poço e mineral em copo) verifiquei que a leitura muda consideravelmente dentro de 24hrs, de 100% para 58%, constatando uma decantação sobre uma haste, algo como íons de ferro. Tal crosta após ser removida com auxílio de palha de aço, elevou a leitura para 75%. Tal comportamento tb visto em água mineral, exceto a crosta, com bolhas presentes (talvez H2) em uma das hastes, e uma redução de 100% para 85%.
Obs.: a ínfima evaporação natural em ambiente não pareceu ser a causa principal.
Equipe Usinainfo
Este sensor trabalha com energia nas hastes o que se permanecer em uso continuo pode gerar corrosão nas mesmas, indicamos o uso intermitente, ou seja, programar o arduino para ligar o sensor, efetuar a leitura e desligalo novamente, após um determinado tempo pre configurado repetir o processo. Atenciosamente.
Equipe Usinainfo
Bom dia, em breve vamos disponibilizar um projeto com esse sensor em nosso blog.
Equipe Usinainfo
Bom dia Claudio, disponibilizamos um link junto às características do produto.
Faça login para comentar